Home > Noticia > Noticias Transportal

Saiba como viajar de ônibus com seus filhos sem preocupação

Se você nunca viajou de ônibus para outro estado ou município com seus filhos menores de 12 anos, é importante saber quais são os procedimentos necessários para que a família não tenha nenhum imprevisto na hora do embarque. É fundamental que na hora de viajar com seus filhos você não se esqueça de apresentar ao motorista do ônibus a certidão de nascimento, original ou cópia autenticada.

Outro documento que pode ser utilizado para o embarque da criança é a identidade do menor, caso já possua. A falta da documentação na hora do embarque impede a viagem do menor, mesmo que ele esteja acompanhado dos pais ou responsáveis legais, já que a exigência é determinada através de lei federal nº 8069/90.

É importante lembrar que se a criança estiver acompanhada por seus parentes diretos na hora da viagem (pais, avós ou irmãos maiores de 18 anos), além da documentação do menor, é necessário que o parente apresente a sua própria certidão de nascimento ou identidade para comprovar o parentesco. Porém, se a criança for viajar com outro parente, terceiros ou mesmo desacompanhada, além desses documentos, será necessária a apresentação de uma autorização dos pais ou representantes legais, avalizada pelo Juizado de Menores de sua região, para que a criança prossiga viagem.

Caso seja necessário providenciar o documento de autorização dos responsáveis assim como a emissão da segunda via dos documentos de identificação, o passageiro deverá se dirigir previamente ao Plantão Judiciário ou Posto de Atendimento do Juizado de Menores.

Rio de Janeiro

Plantão Judiciário – Atendimento 24h
Endereço: Rua Dom Manuel, s/nº – em frente ao número 29, nos fundos do prédio.
Telefone: (21) 3133-4144

Posto do Juizado de Menores – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Endereço: Praça Onze de Junho, 403 – Cidade Nova, ao lado do Sambódromo.
Telefone: (21) 2503-6317 / 2503-6318 / 2503-5320

Niterói (RJ)

Posto do Juizado de Menores
Endereço: Rua Visconde de Sepetiba , 519 – 2º andar (próximo à Rodoviária Roberto Silveira)
Telefone: (21) 2620-3687

24 Comentários

  1. Oi, bom dia
    Sou estrangeira e vou viajar com a minha prima de 11 anos que também é estrangeira. As duas temos passaporte e ela tem a autorização dos pais para viajar comigo. Essa autorização está reconhecida pelo cartório na Colômbia e está em espanhol. Gostaria de saber se essa autorização precisa estar traduzida ao português, ou reconhecida pelo consulado de Brasil e se temos que apresentar documentos adicionais como certidão de nascimento
    Obrigada

  2. Oi boa noite, Minha filha é de menor e vai viajar com a avó para Colatina (ES), e eu gostaria de saber se precisa de autorização.
    Obrigada.

    • Oi Raquel, tudo bem?

      Sua filha tem menos de 12 anos? Se sim, ela precisa de autorização autenticada em cartório.

      att, equipe do Transportal.

  3. Olá,
    meu filho tem 14 anos e já possui doc identidade.
    Ele pode viajar sozinho daqui do Rio até Cabro Frio ? E na volta, como fica o embarque dele? ( pois vai passar só um fim de semana.)

  4. Meus netos estão passando as férias comigo e voltam pra casa (Minas Gerais) depois do natal.
    Gostaria de saber se meu neto de 16 anos pode viajar com a irmã de 8 anos para retornar para casa deles em Minas Gerais ou se é necessário um responsável maior de idade.

    Desde já obrigada

  5. Oi,boa tarde minha sobrinha tem 12 anos,gostaria de levá-la para viajar comigo para Bahia,vamos de carro qual o procedimento que devo tomar.Sou irmã da mãe dela temos o mesmo sobrenome.Desde já obrigado.

  6. Boa tarde!!
    Tenho uma filha de 14 anos e gostaria de viajá-la com ela no seus 15 anos Para a Disney,porém preciso da autorização para viajar para o exterior e sou separada do pai dela a mais de 11anos. Não sei o paradeiro dele e nem da família . Não sei se está vivo ou morto o que eu faço,pois será que justiça me concederá este documento.Obrigada

  7. Preciso viajar do Rio para Curitiba onde moro com meu filho de 14 anos, mas ele perdeu a identidade aqui. Tem carteira escolar, como devo proceder para embarcar na rodoviária?

  8. Bom dia. Minha filha de 9 anos viajará cmg para outro estado, sendo que quando nasceu, o pai não reconheceu firma em cartório, e ainda, plastificou a certidão. Ela já tem identificação civil e tenho a guarda definitiva da msm pelo juiz. Terá algum problema na hora do embarque??? Obrigado.

  9. Boa tarde.
    Minha filha tem 12 anos e vai viajar com terceiros.
    Sou separado da mãe da criança. Tem que ter autorização dos dois.
    Teem algum formulário próprio.
    Qual o procedimento?
    Grato,
    ATT,

    Cesar Santos

  10. Minha filha tem 05 anos. Gostaria de saber se no caso do esquecimento da certidão de nascimento, posso usar sua carteira de vacinação (com todos os seus dados, desde o nascimento e onde consta meu nome, pois foi emitida pelo hospital onde e o dia que ela nasceu) como documento para embarcar num ônibus intermunicipal? Meus documentos originais, certidão de casamento original, tudo junto?
    Grata pela ateñção

  11. Nos ônibus é necessário usar o cinto de segurança, porém tenho um bebê de 01 ano e para viajar com o mesmo ele tem que ficar no meu colo, mas e a segurança onde fica?

  12. Boa noite! Efetuei a compra de passagens para mim e meus filhos pela internet. Meu filho tem 14 anos e só a possui identidade escolar, devo levar a certidão de nascimento também? E minha filha tem 12 anos e não possui a carteirinha escolar, como devo proceder? Levando as certidões deles e minha identidade é possível?
    E na hora de retirar as passagens também, como tá no nome deles os assentos deles, como vou retirar a passagem lá no guichê, já que a minha filha não possui documento com foto?

    Aguardo a reposta o mais breve possível, já que a viagem será dia 21/01/15.
    Obrigada.

  13. OI TUDO BEM
    MINHA VÓ VAI VIAJAR COM MIGO EH COM MINHA IRMÁ DE 6 ANOS PARA JUIZ DE FORA ,EH A GNT TEI QUE LEVAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO COPIA OU A ORIGINAL ??? POIS MINHA MAE TA EM JUIZ DE FORA

  14. Boa noite,

    Mudei de cidade e estarei indo viajar de ônibus Para a cidade aonde vou morar porem ao arrumar a mudança esqueci de separar a certidão de nascimento da minha filha de 2 anos , possuo somente a copia e o cartão de vacina, o que devo fazer nesse caso?

    Obrigada

  15. Quero mandar meus filhos pra macae
    Onde moram com a Mãe.
    1 tem mais de 12 anos
    O outro 11 anos.
    Como fazer para eles seguirem de ônibus
    Rio macae com a prima de 1o grau que eh maior
    De idade?
    Obrigado
    Sergio

  16. Tenho 15 anos e quero viajar do Rj pra Bahia .
    Minha vó deixou, sendo que nao moro com minha mãe e ela nao quer dar autorização
    ouvi dizer que maior de 12 anos pode viajar sem autorização
    só apresentar identidade
    ta correto ?

  17. Olá meu nome é Lucas tenho 15 .quero ir a um festival de música em são Paulo(Interlagos),mas irei com meu irmão que é de maior,que termo preciso para entrar no show e para viajar de ônibus(caravana) com ele

Deixe o seu comentário

DÚVIDAS?

Atendimento
0800 887 0589

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310