Saiba como viajar de ônibus com seus filhos sem preocupação

by BLNews Comunicação on 12/08/2011

Se você nunca viajou de ônibus para outro estado ou município com seus filhos menores de 12 anos, é importante saber quais são os procedimentos necessários para que a família não tenha nenhum imprevisto na hora do embarque. É fundamental que na hora de viajar com seus filhos você não se esqueça de apresentar ao motorista do ônibus a certidão de nascimento, original ou cópia autenticada.

Outro documento que pode ser utilizado para o embarque da criança é a identidade do menor, caso já possua. A falta da documentação na hora do embarque impede a viagem do menor, mesmo que ele esteja acompanhado dos pais ou responsáveis legais, já que a exigência é determinada através de lei federal nº 8069/90.

É importante lembrar que se a criança estiver acompanhada por seus parentes diretos na hora da viagem (pais, avós ou irmãos maiores de 18 anos), além da documentação do menor, é necessário que o parente apresente a sua própria certidão de nascimento ou identidade para comprovar o parentesco. Porém, se a criança for viajar com outro parente, terceiros ou mesmo desacompanhada, além desses documentos, será necessária a apresentação de uma autorização dos pais ou representantes legais, avalizada pelo Juizado de Menores de sua região, para que a criança prossiga viagem.

Caso seja necessário providenciar o documento de autorização dos responsáveis assim como a emissão da segunda via dos documentos de identificação, o passageiro deverá se dirigir previamente ao Plantão Judiciário ou Posto de Atendimento do Juizado de Menores.

Rio de Janeiro

Plantão Judiciário – Atendimento 24h
Endereço: Rua Dom Manuel, s/nº – em frente ao número 29, nos fundos do prédio.
Telefone: (21) 3133-4144

Posto do Juizado de Menores – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Endereço: Praça Onze de Junho, 403 – Cidade Nova, ao lado do Sambódromo.
Telefone: (21) 2503-6317 / 2503-6318 / 2503-5320

Niterói (RJ)

Posto do Juizado de Menores
Endereço: Rua Visconde de Sepetiba , 519 – 2º andar (próximo à Rodoviária Roberto Silveira)
Telefone: (21) 2620-3687

{ 3 comments… read them below or add one }

Sandra maio 25, 2012 às 14:03

Oi, bom dia
Sou estrangeira e vou viajar com a minha prima de 11 anos que também é estrangeira. As duas temos passaporte e ela tem a autorização dos pais para viajar comigo. Essa autorização está reconhecida pelo cartório na Colômbia e está em espanhol. Gostaria de saber se essa autorização precisa estar traduzida ao português, ou reconhecida pelo consulado de Brasil e se temos que apresentar documentos adicionais como certidão de nascimento
Obrigada

Responder

raquel ferreira de souza outubro 28, 2013 às 20:22

Oi boa noite, Minha filha é de menor e vai viajar com a avó para Colatina (ES), e eu gostaria de saber se precisa de autorização.
Obrigada.

Responder

Bárbara Grillo outubro 29, 2013 às 11:53

Oi Raquel, tudo bem?

Sua filha tem menos de 12 anos? Se sim, ela precisa de autorização autenticada em cartório.

att, equipe do Transportal.

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: