Fundada em 2001, a Gol Linhas Aereas começou a escrever a sua história e seu primeiro Boeing 737-700 decolou do Aeroporto de Brasília com destino ao Aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo. Em 17 de Março de 2002, a empresa realizou uma grande conquista, a ponte aérea Rio de Janeiro x São Paulo, uma das mais concorridas do Brasil, além de receber o seu primeiro Boeing 737-000 Next Generation, que oferece aos seus passageiros um maior conforto e adaptação às rotas longas.
No ano de 2004 foi um período de grandes realizações para a companhia, que registrou o valor de R$ 1,6 bilhões em passagens por meio do seu site, de modo que veio a se consolidar e se tornou uma das maiores empresas de e-commerce no Brasil. No mesmo ano, a empresa realizou uma parceria com a Vivo e juntas lançaram opção de comora por meio de passagens e check-in pela internet móvel e, em 22 de Dezembro, realizou a sua primeira rota internacional com um voo com origem em São Paulo e destino à Buenos Aires, na Argentina.
Em 2006 e a companhia lança o serviço de atendimento ao deficiente auditivo, outro passo marcante na sua trajetória e no ano de 2007 a Gol adquire a famosa Varig, se transformando em um dos maiores grupos de aviação da América Latina.
Em 2012 a empresa apresenta seu novo sistema de atendimento online que foi elaborado com alta tecnologia, a Gal, a sua robô virtual que esclarece duvidas sobre documentações, bagagens, check-in, programa de milhas entre outros assuntos, proporcionando ao passageiro uma maior agilidade no atendimento.
Em 2016, com seu novo aplicativo para iOS e Android, proporcionou ao passageiro uma maior funcionalidade das reversas, permitindo aos passageiros uma gestão ampla de seus voos, podendo realizar alterações, antecipações e muito mais. Alem dessa novidade, há o Voe Junto, que proporciona ao responsável do menor desacompanhado, um código de rastreio onde, via aplicativo ou e-mail, recebe atualizações de cada etapa do voo, do check-in até o destino final.
Confira no mapa abaixo os destinos desta companhia:
• Assento GOL+ Conforto
Um pequeno valor adicional para ter direito a um assento com 10cm a mais de distancia entre as poltronas e mais 50% mais reclinação.
• Classe GOL Premium
Oferece comodidades e benefícios exclusivos em voos internacionais.
• Antecipação de voo
A opção de antecipar em até 6 horas antes o voo já comprado, sem custo ou taxas através do site, tablete, aplicativo, totem, balcão de atendimento ou programa conte comigo.
• GOL Premium Lounge
Ambientes modernos e sofisticados localizados nos Aeroportos de Guarulhos e Galeão com serviços exclusivos e diferenciado para clientes Clientes Smiles Diamante, Ouro e outros.
• Transporte entre aeroportos
Disponível a todos os clientes, o serviço gratuito de transporte entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
• Revista GOL
Disponível na versão impressa ou digital, a Revista Gol oferece mais entretenimento para a sua viagem.
• Check-in pelo Twitter
De modo rápido, pratico e único, a Gol permite ao seu cliente que realize o check-in através do Twitter, se tornado a primeira companhia aérea da América Latina a ter essa novidade.
• Conte comigo
É o espaço exclusivo na sala de embarque dos aeroportos de Congonhas, Galeão e Santos Dumont, compostos por telefones diretos para contatar a Central de Relacionamento da Gol e do Programa Smiles, além de oferecer totens de autoatendimento com diversas funcionalidades.
• GOL Online
O serviço consiste em pacotes de conectividade com conteúdos de entretenimento e diversão ao longo da viagem por meio de conexão online, oferecida em parceria com a Gogo.
• Bagagem expressa GOL
Disponível nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Florianópolis e Goiânia, com a Bagagem Expressa Gol, permite ao passageiro que ele mesmo faça a pesagem e etiquetagem da sua bagagem, evitando assim, filas.
• Trânsito até o aeroporto
Através do aplicativo da Gol, com a opção de receber notificações sobre o movimento do trânsito em tempo real, calculando assim o tempo estimado até o aeroporto.
• Voe ligado
O Voe Ligado permite que você use aparelhos como tablets, smartphones, tablets, leitores de livros digitais, tocadores de mp3 e videogames no modo avião, durante todo o voo, incluindo decolagens e pousos. No entanto ainda existem alguns aparelhos que são proibidos.
• Assento extra
Pensando no melhor para seus passageiros e em um maior conforto e privacidade, a Gol oferece o serviço de assento adicional que é voltado para pessoas que necessitam transportar instrumentos musicais na cabine ou obesas que necessitam de um espaço mais confortável. O serviço pode ser adquirido através dos telefones 0300 115 2121 (do Brasil) ou +55 (11) 5504-4410 (do exterior).
• Pet na cabine
Seu amigo pet (cachorro ou gato) agora pode viajar junto com você na cabine. Se seu pet, junto com a caixa de transporte (conhecida como Kennel), pesarem apenas 10 kg e a sua Kennel obtiver todos os parâmetros necessários estipulados para a segurança e conforto do seu pet.
• Compra antecipada de excesso de bagagem
A Gol permite ao passageiro solicitar com antecipação do excesso de bagagem e ainda ganha 5% de desconto, serviço voltado para o cliente que já sabe que irá ultrapassar o limite estabelecido pela companhia.
• Voe Junto
Serviço voltado para o cliente que embarca um menor desacompanhado e quer saber passo-a-passo da viagem. O serviço é realizado por meio de uma pulseira que possui um localizador e um código para localização que é ativado via aplicativo, no qual o responsável recebe notificações através do aplicativo ou e-mail.