Conheça um pouco de
Rio Claro

Logo Guia de Municípios

Rio Claro é uma cidade fluminense situada a aproximadamente 200 km da capital do estado do Rio de Janeiro. Fundada no século XVII, assim como outras cidades da região, Rio Claro teve grande importância para o país no período da mineração e da produção de café. Antes de se tornar Rio Claro, a cidade era uma vila chamada São João Marcos que, no início do século 20, foi submergida pelo projeto da represa Ribeirão das Lajes.

Os amantes da natureza encontram em Rio Claro o lugar ideal para explorar matas e vegetações. A cidade, inclusive, esteve em primeiro lugar no ICMS Ecológico de Preservação da Natureza. O ICMS Ecológico repassa as cidades com maior índice de conservação da natureza recursos financeiros maiores. Apreciadores de história, cultura e natureza têm muito a conhecer em Rio Claro.

Alguns Lugares para visitar em Rio Claro

Fonte: Parque Arqueológico e Ambiental de São João

Parque Arqueológico e Ambiental de São João

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João em Rio Claro foi construído com o intuito de preservar a história da extinta cidade de São João Marcos que foi muito importante no período do Brasil Colônia e Imperial. O parque tem sua história iniciada em 1739, mas foi só na década de 1990 que o local foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

Fonte: BrevesCafe

Ponte Bela

Com mais de 160 anos de história, a Ponte Bela fica na antiga Estrada Imperial. A ponte fazia parte do caminho de escoação da produção de café da região. A ponte também foi tombada como patrimônio histórico e cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1990. Ponte Bela fica dentro do complexo do Parque Arqueológico e Ambiental de São João, há 27 km do centro de Rio Claro. Periodicamente, a ponte fica submersa pelas águas da represa de Ribeirão das Lajes. A ponte, assim como toda o percurso da Estrada Imperial, é cercada de mata e também conta um pouco da história do desenvolvimento do país.

Fonte: Mountain Voices

Pedra do Bispo

Quem passa pela rodovia que liga Rio Claro a Angra dos Reis tem como vista a Pedra do Bispo. Apreciadores de trilha e da natureza vão ter boas experiências nessa bela paisagem. A Pedra do Bispo está localizada na Serra da Carioca, e fica a cerca de 5 km do centro de Rio Claro. A pedra tem 1.650 metros de altitude e uma vasta área de floresta tropical aos pés. A trilha que leva até o cûme é íngreme, mas não muito difícil, e para alcançar o topo leva-se em média 1h30. Quando se chega ao final da trilha é possível avistar a Serra do Piloto, boa parte do Sertão do Sinfrônio e também a Serra da Bocaina.

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Booking.com
Booking.com

Informações
úteis

Cidades Vizinhas
Mangaratiba, Angra dos Reis e Itaguaí.

DDD de Rio Claro: (24)

Bancos disponíveis

Banco Bradesco, HSBC e Banco do Brasil

Terminal Rodoviário Rio Claro
Endereço: Rod. Saturnino Braga - Guarita, Rio Claro - RJ, 27460-000
Tel: (24) 3332-1509

Hotéis e
Pousadas

Lídice Eco Hotel
Booking.com
Hotel Porto de Itacuruçá Plaza
Booking.com
Hotel Porto Real Resort
Booking.com
Pousada Casa da Praia
Booking.com
Pousada Mirante Imperial
Booking.com
Portogalo Suítes Hotel
Booking.com
Pousada Daleste
Booking.com
GTB Hotel
Booking.com
Hotel da Praia Camorim
Booking.com
Fonte: Tripadvisor
Fonte: Booking
Fonte: Lugares da terra
Fonte: Lugares da terra

Bares e
Restaurantes

Restaurante Delícia Mineira
Endereço:Endereço: Rua Pre. Mozart C. Valle, 256-260 - Centro, Rio Claro - RJ, 27460-000
Tel: (24) 3332-1499
Restaurante das Mineiras
Endereço:Endereço: Rod. Pres. getúlio Vargas, 533 - Lídice, Rio Claro - RJ, 27460-000
Tel: (24) 99915-6254
Restaurante São José
Endereço:Pref. Mozart C. Valle, 298 - Centro, Rio Claro - RJ, 27460-000
Tel: S/N
Rancho da Picanha
Endereço:Estrada Rio São Paulo, 200 - Pouso Seco, Rio Claro - RJ, 27460-000
Tel: (24) 3332-3072

Quando
Visitar

Para conseguir aproveitar todas as opções que Rio Claro oferece atente-se a melhor época para visitar a cidade. O verão na região costuma ser de calor intenso, então o recomendado é que as visitas sejam feitas entre os meses de março e junho - período da primavera. No entanto, o outono e o inverno não têm temperaturas tão baixas e incidência de chuvas é pequena. O que torna uma viagem nestas estações viável também.

Conheça outras cidades do Estado

COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus