Atendimento

GUIA DE MUNICÍPIOS

Laguna

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

A cidade de Laguna

Laguna nasceu em terras de disputa colonial. Durante os séculos XVII e XVIII, entre as metrópoles portuguesa e espanhola resultaram no Tratado de Tordesilhas (1494). Desse conflito entre metrópoles, uma extensa colônia passava a se formar. Foi no ano de 1676, em 29 de julho, que o bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto chegou em Laguna. Por ser devoto ao Santo Antônio, o bandeirante batizou o lugar como Santo Antônio dos Anjos de Laguna. A primeira providencia foi a construção de uma capelinha, construída de pau a pique, mesmo local da atual. Poucos moradores fixaram residências na localidade neste período. Segundo o historiador Antônio Carlos Marega, Laguna foi colonizada em duas etapas: a primeira, no século XVIII, meados de 1740, desbravou a região costeira da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, região que vai do Bananal até a Madre, passando por Ribeirão Pequeno. Esses primeiros colonizadores, conhecidos como portugueses dos açores, procuraram habitar o local em busca da pesca e do solo produtivo. Já na segunda etapa da colonização, na primeira metade do século XIX, com o crescimento do porto, os chamados Portugueses do Continente, trouxeram o desenvolvimento econômico para a cidade. "Foram eles que injetaram dinheiro no local, formando a cadeia genealógica (famílias tradicionais) e a cultura lagunense", acrescenta o historiador.

Localização: Sul Catarinense
Área: 336,396 km²
População: 51.562 habitantes
Altitude: 2 m
Limites: Imbituba, Imaruí, Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Tubarão e Jaguaruna.
Clima: subtropical
Media Anual: 20 °C
Distância da Capital: 118 Km

PONTOS TURÍSTICOS EM Laguna

Pedra do Frade

Um dos pontos mais conhecidos de Laguna. A Pedra do Frade desafia a lei da grávidade por ter nove metros de altura e se sustentar em uma superfície inclinada.

Farol de Santa Marta

O Farol atrai milhares de turistas por suas belas paisagens e é considera um dos mais famosos pontos turísticos de Laguna.

Marco de Tordesilhas

O monumento foi erguido em 07 de junho de 1975 para lembrar a assinatura do Tratado de Tordesilhas, firmado entre Portugal e Espanha.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Distâncias

Imbituba - 37,6 km
Jaguaruna - 40,9 km
Imaruí - 57 km

Site Oficial

Terminal Rodoviário de Laguna

Endereço: R. Arcângelo Bianchini, 36 - Centro

GALERIA DE FOTOS




De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310