Gruta da Lapinha: Dicas para aproveitar esse paraíso!

Imagem Gruta Da Lapinha MG

08/03/2021

A Gruta da Lapinha proporciona àqueles que a visitam momentos únicos e inesquecíveis, principalmente pelas fascinantes histórias que fazem parte do lugar. Esse ponto turístico conta ainda com uma paisagem de beleza surpreendente e repleta de galerias e salões que possuem formatos diferentes e recebem o nome de acordo com a imagem que parecem, como Véu da Noiva, Sino e Couve-flor.

A encantadora Gruta da Lapinha possui mais de 500 metros de extensão, e apresenta um percurso bem iluminado, além de formações rochosas que brilham com o reflexo da luz. Tudo isso facilita o acesso dos visitantes e proporcionam um cenário fantástico para quem a conhece. Por esses motivos, a Gruta da Lapinha é considerada uma das Sete Maravilhas da Estrada Real em 2011, sendo esse um dos patrimônios mais importantes para o município de Lagoa Santa – MG.



História

Gruta Da Lapinha Saída

Fonte: Sentidos do Viajar

A Gruta da Lapinha, situada na cidade Lagoa Santa, Minas Gerais, faz parte das três cavernas da Rota das Grutas Peter Lund. Essas se originaram de rochas calcárias que sofreram com a erosão provocada pelas correntes marinhas. A formação da Gruta da Lapinha ocorreu há mais de 600 milhões de anos, quando havia um rio no mesmo local.

Apenas em 1835, a maravilhosa Gruta da Lapinha foi descoberta pelo cientista Peter Wilhelm Lund, que além de encontrar a gruta, teve a oportunidade de achar restos de fósseis de animais. Exemplos desses achados foram fósseis de preguiça gigante, que possui a réplica exposta no salão anexo à Gruta da Lapinha.

Na Gruta da Lapinha, o visitante também pode visitar o Museu Peter Lund, que fora inaugurado em 2021. Esse museu possui 1850 metros quadrados e três andares e conta com vários objetos históricos e exposições de paleontologia. Mais especificamente, o museu apresenta fósseis originais que possuem mais de 11 mil anos. Além disso, o espaço apresenta sala multiuso usada para amostragem de filmes e um espaço que apresenta a importância histórica da Gruta da Lapinha para a região de Lagoa Santa.

+Veja também Conheça as 8 Melhores Grutas e Cavernas no Brasil Para Visitar!

Ingressos, Tarifas, Horário de Funcionamento

Entrada Gruta Da Lapinha

Fonte: Circuitos das Grutas

É possível visitar esse ponto turístico nos dias de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h00 horas. Não sendo necessário realizar um prévio agendamento, exceto em visitações grupais com mais de 10 pessoas. O valor do ingresso é R$ 25,00 e as atrações inclusas são a visitação à gruta e ao Museu Peter Lund. É importante ressaltar que estudantes têm direito à meia entrada, assim como as pessoas acima de 60 anos. Além disso, crianças que possuem até 5 anos não pagam.

A estrutura da Gruta da Lapinha é excelente para visitação. O local possui portaria, estacionamento, centro de visitantes e bilheteria. Além disso, a gruta possui muitos funcionários aptos a fornecerem todas as orientações necessárias para que os visitantes possam usufruir de uma boa experiência nesse ponto turístico.

Passeio a Gruta da Lapinha

Pessoas Dentro Da Gruta

Fonte: Tem que Ir

A tour pela Gruta da Lapinha é iniciada pela visita ao Museu Peter Lund, onde pode ser vista a exposição de fósseis de animais pré-históricos encontrados por Peter Lund. Além disso, os visitantes encontram artefatos explorados pelo cientista há mais de 180 anos. No local não é permitido realizar filmagens e fotos.

Em seguida, os visitantes são encaminhados para o centro de visitantes, onde é iniciada a visitação à Gruta da Lapinha. Esse percurso dura cerca de 40 minutos. Logo depois, o grupo de visitação é orientado pelo guia sobre como se dará o passeio, momento em que também é colocado o capacete. A segurança é muito importante, por isso o item é obrigatório.

 

+Veja também Gruta de Maquiné – Cordisburgo: Guia para visitar as cavernas!

O que encontrar?

Durante o passeio na Gruta da Lapinha é possível ver com nitidez suas paredes moldadas pela ação da água corrente, sendo possível observar vários desenhos diferentes e surpreendentes. O acesso entre os salões e galerias da gruta é facilitado pela existência de escadas. Algumas são esculpidas nas rochas e outras feitas de metal, contando com uma beleza rústica e ao mesmo tempo moderna.

Durante o percurso, de grau médio em dificuldade, os visitantes são sempre acompanhados por um guia local. Ao longo da trajetória explica a origem das estalactites e estalagmites presentes na gruta. Além disso, aborda sobre a importância da fauna que habita dentro da caverna.

Um dos salões que mais chamam a atenção durante a tour pela gruta é o que apresenta um gotejamento de água. Ele forma uma imagem deslumbrante para os visitantes, apresentando sua extraordinária beleza formada pelo trabalho de milhões de anos da natureza.

Diferente das demais grutas que formam a Rota das Grutas Peter Lund, ao desbravar a Gruta da Lapinha, o visitante realiza um circuito em que entra por um local e sai por outro diferente, portanto, não se passa pelo mesmo local mais de uma vez, fator que costuma surpreender os visitantes de forma positiva.

O que levar? Dicas para aproveitar o roteiro!

Homem Com Mochila e Óculos Escuro

Fonte: Blog Chronus – Chronus Viagem e Turismo

A beleza teatral da Gruta da Lapinha faz do local um dos melhores passeios ao entorno de BH. O atrativo é acessível durante todos os períodos do ano, com exceção dos dias em que as condições climáticas representarem um risco aos visitantes.

Mas antes de partir em rumo ao local é preciso se atentar para alguns fatores, como a necessidade de se usar calçado fechado, que é obrigatório para a realização do passeio com segurança. Além disso, não é aceito cartão como meio de pagamento, sendo necessário sempre levar dinheiro em espécie.

Outra dica importante para quem vai visitar a gruta é levar sua própria garrafa de água. Embora o percurso seja rápido, algumas pessoas acabam transpirando mais ou cansando mais rápido. Desta forma, é importante manter por perto uma garrafa d’água para se hidratar durante o circuito.

Atrativos além da Gruta da Lapinha

Pequeno Castelo Gruta Da Lapinha

Fonte: TripAdvisor

Por fazer parte do Parque Estadual do Sumidouro, há diversas outras atividades para se fazer ao visitar o local. As trilhas e visitas às outras duas grutas que formam a Rota das Grutas Peter Lund, como a Gruta Maquiné a Gruta Rei do Mato são ideais. Vale ressaltar que o valor de entrada é de R$25,00 para visitar cada uma das gruta.

No local é possível visitar também a Casa Fernão Dias, que possui entrada gratuita. Por fim, o visitante também pode realizar o Circuito da Lapinha, uma trilha com percurso rico no quesito de vegetação e relevo e que possui em torno de 500 metros de extensão.

O que comer? Restaurantes próximos

Pratos Saborosos Mineiro

Fonte: Coisas de Mineiro

Deseja passar o dia na Gruta da Lapinha e aproveitar as outras atividades? No Parque Estadual do Sumidouro, há diversos restaurantes próximos que fornecem café da manhã e almoço!

  • Adriana’s Restaurante
    Dias e horário de funcionamento: Terça-Feira a Domingo, das 11:00 às 14:00 horas.
    Localização: Rua Guilhermina Pereira de Freitas, nº 709, Lapinha, Lagoa Santa.
  • Bistrô Casa da Jacque
    Dias e horário de funcionamento: Terça-Feira a Sexta-Feira, das 07:00 às 09:30 horas.
    Localização: Rua São Vicente, nº181, Lapinha, Lagoa Santa.
  • Cantinho da Luci Comida Caseira e Pousada
    Horário de funcionamento: Aberto de 09:00 às 17:00 horas, com diversas opções para café da manhã e almoço
    Localização: Rua João Francisco Avelar, nº 94, Lapinha, Lagoa Santa.

Onde fica? Saiba como chegar a Gruta da Lapinha!

A Gruta da Lapinha situa-se no distrito de Lapinha, em Lagoa Santa, a caminho da Serra do Cipó. Cerca de 50km da região central de Belo Horizonte e 15km do Aeroporto de Confins.

Para chegar na Gruta da Lapinha, você pode comprar sua passagem online e embarcar na Rodoviária de Belo Horizonte. Fazendo isso você chega a cidade de Lagoa Santa.

 

Achou interessante o roteiro e as dicas? Compartilhe com familiares e amigos esse post!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus