Ilhas Galápagos: Onde Fica, Como ir, Animais e O Que Fazer!

Arquipélago de Galápagos

As Ilhas Galápagos, são correspondentes à 49 ilhas, das quais:

  • 13 ilhas que são consideradas grandes;
  • 6 ilhas que são consideradas menos;
  • 40 ilhas que são consideradas pequenas.

As ilhas, são pertencentes ao Equador, país da América do Sul, e chamam atenção para suas belíssimas paisagens e pela sua grandiosa biodiversidade, sendo considerada a maior oficina biológica do mundo.

Uma curiosidade, é que as Ilhas Galápagos reúnem a maior variedade na fauna e flora de todo o planeta, das quais destacam-se: tartarugas gigantes, pinguins menores, tentilhões, lagartixas de lava, iguanas marítimas e terrenas, além de lindas focas e recorrentes golfinhos.

+ Veja Também Descubra Por Que Você Precisa Conhecer a Ilha de Madagascar!

Como e quando ir para Ilhas de Galápagos?

Lago azul em Galápagos Fonte: Travel Class

Para que se chegue às Ilhas de Galápagos, há apenas uma maneira possível: de avião, entretanto há apenas 2 empresas aéreas que fazem voos que levam às ilhas: AeroGal e TAME. Dessa forma, as diferenças de valores entre as empresas são pequenas, devido à falta de concorrência, fazendo com que o valor ou esteja muito elevado, ou normal, ou muito baixo.

Em relação ao período recomendado para que se vá às ilhas: não há uma época certa, pois qualquer período pode-se visitar as ilhas, porém a ida as ilhas irá variar de acordo com o gosto de quem está viajando:

  • Entre dezembro e maio: período de chuvas, porém com a temperatura um pouco mais elevada. Perfeita para quem gosta de atividades aquáticas, pois não há tantos peixes, e isso para os medrosos é perfeito!
  • Entre junho e novembro: período de seca, pois a corrente de Humbolt chega às ilhas de uma vez, trazendo consigo muito plânctons e nutrientes, que atrai os peixes consigo, além de vir acompanhado também de águas frias do fundo do oceano que urgem à superfície.

Fique atento quanto a moeda das ilhas: atualmente a moeda oficial das ilhas são os dólares americanos.



O melhor roteiro turístico!

É sempre difícil se decidir sobre qual o roteiro fazer em uma viajem: tem isso, mas também tem aquilo, e fica aquela indecisão de sempre… são muitas coisas a fazer em tão pouco tempo, mas então foi pensamos nisso que resolver de vez essa indecisão, e nós te perguntamos: você quer terminar de uma vez com essa indecisão?

Se sim, acompanhe conosco a lista de 2 lugares que você não deve deixar de ir quando for a Galápagos, e no final do tópico, iremos dizer o tempo recomendado para que se fique em Galápagos, tendo em vista o tempo necessário para desfrutar de tudo sem pressa, tendo o máximo de proveito possível!

Então vamos lá!

Basicamente, 2 lugares que você simplesmente não pode perder caso viaje à Galápagos são:

+ Veja Também O Que Fazer em Ilha de Páscoa: Como ir, Roteiros, Curiosidades!

1) Parque Nacional

Parque Nacional de Galápagos Fonte: Flickr

Consiste em uma área de conservação e preservação da fauna e flora das ilhas.

+ Veja Também Ilhas Fiji, Descubra Como Aproveitar o Melhor Desse Paraíso!

2) Ilha de Santa Cruz:

Estação Científica de Charles Darwin Fonte: Wikipédia

Na Ilha de Santa Cruz se encontra a Estação Científica de Charles Darwin, que é um local com muitas tartarugas, que são estudadas e observadas por estudiosos.

Há também a Academy Bay, local onde ficam os diversos leões marinhos.

Assim, tendo em vista os 2 lugares que foram apresentados, o tempo médio para que se possa ficar em Galápagos e desfrutar de todos eles, sem pressa, e de forma livre, visitando todos os locais, é de aproximadamente 10 dias.

Animais selvagens das Ilhas de Galápagos

Há diversos animais selvagens das ilhas, mas iremos mostrar os principais:

+ Veja Também Como Encontrar Voos Baratos: Veja as 7 Dicas de Ouro !

Albatroz

Albatroz em Galápagos Fonte: A viagem dos argonautas

Sendo a maior ave do arquipélago, possuem patas azuis, e fazem uma dança de acasalamento (que aliás é muito fofa!) para atrair a fêmea, e a na dança o macho circulam ao redor da fêmea e fazem barulhos com o bico, que é grande e amarelo!

+ Veja Também 7 Dicas Imperdíveis Para Você Ter Uma Viagem Tranquila!

Atobá-de-patas-vermelhas

Atobá-de-patas-vermelhas Fonte: Pic luck

Sendo um pássaro de bico azul e patas vermelhas, ele gosta de peixes voadores que conseguem pegar graças a sua alta velocidade. Mas não se engane: apesar de ser o menos visto, ele é o mais numeroso nas ilhas!

+ Veja Também 8 Cidades Pelo Mundo que Pagam Você Para Morar Nela !

Flamingo-americano

Flamingo-americano Fonte: Animal world

Dá pra acreditar que têm flamingos nessa ilha? Eles são difíceis de encontrar, porém andam sempre em grupo, e eles tem uma língua maior que todas as aves, que é uma consequência de uma evolução e adaptação à sua forma de obter alimento.

+ Veja Também Como e onde solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

Tartarugas Gigantes

Tartarugas gigantes de Galápagos Fonte: Charlezine

Quando se vai à algum lugar, não se deve aproveitar somente as paisagens, ou comida, ou outra coisa, mas sim, tudo por inteiro. E foi pensando nisso que resolvemos incluir um pouco da fauna que você deve aproveitar, caso vá a Galápagos.
Na fauna, o animal que mais se destaca é a tartaruga. No caso, a tartaruga gigante. E é exatamente sobre isso que iremos falar: sobre as tartarugas gigantes que existem em Galápagos!

Sendo essas as maiores centralizadoras de atenção dos estudiosos, as tartarugas gigantes são fruto de um longo processo evolutivo de adaptação ao meio. Elas podem chegar a ter como peso até 400 kg, e um comprimento de aproximadamente 1.8 m, e tem um período de vida grandíssimo, podendo chegar a ter até mesmo 170 anos de idade.

E você sabia que essas tartarugas são bem gulosinhas? Mesmo elas sendo herbívoras, ou seja, que só comem cactos, gramíneas, folhas, frutas e afins, precisam consumir de 32 a 36 kg de comidas diários, que apesar de tanta quantidade, não é tão benéfico, pois o lento sistema digestivo dessas tartarugas torna a absorção de nutrientes dos alimentos lenta e ineficaz.
Atualmente, para que essas tartarugas possam continuar a existir, existem diversos projetos de conservação, além de tentativas de espantas os caçadores.

Charles Darwin e a teoria da evolução das espécies

Charles Darwin, foi o criador da Teoria da Evolução das espécies: importante teoria que é ensinada até os dias atuais. Adivinha onde foi que ele formulou essa teoria?

Exato! Nas Ilhas de Galápagos, quando no ano de 1835 ele a visitou e percebeu características únicas da fauna que o local possuía, e isso contribuiu para que ele pudesse formular a Teoria da Evolução das Espécies! Dá pra acreditar?

+ Veja Também 5 Passos Para Escolher um Bom Hotel com Conforto e Economia!

Aproveitando Galápagos

As Ilhas de Galápagos, podem ser muito bem aproveitadas se a viagem ocorrer sob determinadas circunstâncias já citadas anteriormente.

Essas circunstâncias são:

  1. Estar disposto a ir de avião, única forma possível de se chegar às ilhas;
  2. Ir entre Junho e Novembro, período de maior abundância animal devido a chegada da Corrente de Humbolt, e período de menos chuvas;
  3. Estar disposto a ficar cerca de 10 dias para aproveitar tranquilamente e devidamente as ilhas, e dar uma passadinha nos pontos turísticos que citamos!

Pronto! Agora, você, após seguir os passos citados, irá fazer uma boa viagem, podendo relaxar e esquecer o que é stress!
Boa viagem! Esperamos ter ajudado.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Saint-Malo
Saint-Malo: Dicas Para Curtir ao Máximo Essa Comuna na França!
Igreja de São Marcos em Zagreb - Croácia
O Que Fazer em Zagreb, Capital da Croácia: Melhores Roteiros e Dicas!
Cabo de Santo Agostinho
Dicas Sobre O Que Fazer em Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco!
Fonte Folha uol
O Que Fazer em Belém do Pará: Como ir, Dicas e Pontos Turísticos!
Torre de Reloj - Cartagena - Portal de Entrada
O Que Fazer em Cartagena das Índias – Colômbia: Atrativos e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur