Melhores Dicas e Roteiros Para Quem Visita o Monte Roraima !

Monte Roraima
- Escrito por: Leila Simões

O Monte Roraima está em 7° lugar como o ponto mais alto do país com cerca de 2.875 metros de altitude e 15km de comprimento. Localizado na fronteira tríplice (Brasil, Venezuela e Guiana).

Alguns acreditam que o Monte é uma espécie de elo perdido, devido a toda a sua formação, com um topo que conta com incríveis formações rochosas com rios, cachoeiras, vales e até mesmo flora e fauna própria, acredite se quiser!

Estudiosos estimam que seu surgimento aconteceu a mais ou menos 2 bilhões de anos atrás, muito da estimativa se dá devido às fendas e abismos encontradas no platô, que tiveram origens a partir de chuvas e ventos ao longo dos anos.

Apesar de estar localizado em uma região extremamente remota da América do Sul, e existir grande dificuldade de atingir seu cume, muitos se aventuram e encaram as dificuldades mediante a incrível recompensa de chegar ao seu topo.

Os aventureiros tem a chance de observar paisagens deslumbrantes e únicas em nosso planeta de modo panorâmico. Existem pacotes de viagens com roteiro aventura que podem atender aqueles que buscam a experiência, você pode conferir alguns no site da Transportal Viagens.

Ao ir ao Monte Roraima existem também locais específicos que devem ser conferidos, como por exemplo:

+ Veja Também Conheça os 7 Roteiros no Brasil Para Quem Curti uma Aventura!

Lago Gladys

Fonte: Roraimatrek

Uma das recompensas dos aventureiros que encaram a exaustiva caminha de dias até o cume do Monte Roraima. O lago foi batizado em homenagem a obra de “O mundo perdido” do escritor inglês Arthur Connan Doyle, que parece ter se inspirado no próprio lago durante a criação de sua história.

Com a fama de “elo perdido”, existem muitas histórias e lendas dos nativos locais, uma delas é que na verdade o Lago Gladys não existe, e dizem que a trilha até onde levaria até o rio é o “caminho suicida”. E aí vai encarar?

Como ir?

Viajante indo para o Monte Roraima

Fonte: Fui Ser Viajante

Pode até ser que você tenha o espírito Indiana Jones, mas indicamos que não arrisque-se sozinho no local, já que é praticamente impossível que você consiga se localizar, além de ser proibido e extremamente perigoso entrar Monte afora sem um nativo local, que atualmente são os guias da região.

Você pode optar por duas opções:

  1. A primeira é reservar seu pacote de forma antecipada com uma agência de viagens, onde você terá toda a estrutura adequada e segura para sua viagem, com refeições, licenças necessárias para entrar no parque, acampamento e guias experientes para todo o percurso que pode variar bastante. Alguns podem ser em 2,3,5, 7 dias, outros podem chegar a 10 dias, tudo dependerá de você!
  2. A segunda opção é embarcar para a região de forma autônoma e buscar os serviços diretamente no local. Para isso, você precisa reservar sua passagem aérea para o Monte Roraima e se arriscar.

Arriscar, por que você não tem garantias de disponibilidade de guias ou acampamentos, e como disse anteriormente não é nada indicado que você se aventure sem um guia, lembre-se a prática é proibida e imprudente.

Dicas importantes!

Fonte: Aventurista

Apesar de não precisar de experiência para realizar o Trekking no Monte Roraima é preciso estar em bom condicionamento físico, dessa forma, caso esteja em estado de sedentarismo não é recomendado se aventurar.

Ao entrar na Venezuela pelo Monte você precisará dos seus documentos, entre eles:

  • RG;
  • Passaporte;
  • Certificado Internacional de Vacinação (Com vacina contra febre amarela válida)

CNH não é reconhecida como documento durante a travessia.

Apesar de muitos pacotes já incluem o material de camping, é ideal que você leve seu próprio material, como por exemplo, saco de dormir e isolamento térmico. A mochila indicada é a de pelo menos 50 litros.

Dentro do mochilão não esqueça de levar botas confortáveis e roupas próprias com secagem rápida. Agasalhos apropriado para as temperaturas extremamente amenas podendo chegar a 0 grau, por isso não devem ser esquecidos de forma alguma, e de preferencia que sejam impermeáveis.

Dessa forma, você precisará poucas peças de roupa, deixando a mochila o mais leve possível.

Viagem para Monte Roraima

Fonte: Flickr

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Monte Roraima? Veja o incrível Mundo Perdido e encontre-se consigo através dos ares singulares do local. Veja os pacotes de viagens no site da Transportal Viagens e confira os melhores preços.

Compartilhe em suas redes sociais e fique de olho nas novidades, até a próxima!

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza