O Que Fazer em Belém do Pará: Como ir, Dicas e Pontos Turísticos!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer em Belém do Pará: Como ir, Dicas e Pontos Turísticos!

Fonte Folha uol

Belém do Pará é uma cidade brasileira, que fica no estado do Pará, sendo capital deste. O município, é muito próximo da Amazônia, e por isso, sofre influência do clima equatorial, que fez dessa cidade, a mais chuvosa do Brasil. Com suas mais belas paisagens e pontos turísticos, é muito procurada por turistas que desejam tranquilidade.

E por isso, iremos disponibilizar a você as características da cidade, como chegar, quando ir, porque ir, onde ir e o melhor roteiro para quem deseja visitá-la.

Dessa forma, você terá todas as informações necessárias para viajar para Belém do Pará, reunidas bem aqui!
Vamos começar?

+ Veja Também 9 Lugares Para Você Aproveitar o Turismo Religioso no Brasil!

Como e quando ir?

Aeroporto Internacional de Belém Fonte: Aeroflap

É possível chegar na capital de avião, pelo Aeroporto Internacional de Belém ou de carro, onde basta utilizar algum aplicativo de GPS como o Google Maps, digitar o nome da cidade e o app irá te levar diretamente à cidade, do ponto onde você está!

Agora, em relação a em que época ir, é aconselhável que você compre sua passagem aérea ou de ônibus entre Junho e Novembro, período não tão chuvoso em relação aos outros, apesar de que na capital faz calor durante todo o ano.

+ Veja Também Como Encontrar Voos Baratos: Veja as 7 Dicas de Ouro !

Por que ir ao Belém do Pará?

Estação das Docas Fonte: Viajantecomum

A cidade possui importantes parques, monumentos, gastronomia, igrejas, fortificações, museus, e muito mais! E por isso, iremos listar vários motivos e fatores que correspondem à resposta do “Por que ir?”:

Entre os principais motivos para ir ao Belém do Pará, destacam-se:

  1. A culinária: possui sabores marcantes, exóticos, fortes e originais, que vão desde tucupis e jambus até à camarões secos e Maniçoba. Além disso, a cidade tem uma coisa especial, pela qual muitos são apaixonados (e eu sei que você leitor também!), e está tomando espaço até mesmo no exterior: o açaí. Há uma feira do açaí, que começa antes mesmo sequer do Sol nascer, tendo início aproximadamente as 4 da manhã. São toneladas e muitas toneladas de açaís recém colhidos, que chegam fresquinhos, e por um preço de banana! ;
  2. Os artesanatos: a cidade, por ter sido fundada pelos portugueses, têm muitas tapeçarias dos séculos XVII, XVIII, XIX oriundas de Portugal. Nas construções coloniais que a cidade possui, existem azulejos, arcos, portas, artesanatos e diversas outras coisas que foram conservados e que exprimem traços de uma outra cultura externa a nossa;
  3. As paisagens: entre as diversas belas paisagens que a cidade proporciona aos turistas se destacam: vista direta ao rio Guamá, o Mangal das Garças o Parque da Residência que abriga um grande número de aves de grande porte, além de uma belíssima infraestrutura que o museu Paraense Emílio Goeldi nos proporciona;
  4. A cultura: existem as lindas danças típicas da cultura, que são o lundu e carimbó, o tecnobrega (que é um gênero musical), o folclore que tem raízes oriundas da Amazônia, e o artesanato indígena! ;
  5. As ilhas: a cidade possui 39 ilhas que ocupam grande parte do seu território e que, ao invés de serem rodeadas por água salgada, são rodeadas por água doces!

+ Veja Também Conheça os 8 Melhores Cânions Para Quem Ama Aventura e Altura!

10 Melhores Pontos turísticos de Belém!

Uma das principais atividades econômicas da cidade, é o turismo: chega a ser a segunda cidade mais visitada de toda a Amazônia. O que tanto atrai os turistas são as várias formas de lazer e de conhecer a cultura: construções históricas que apesar de terem sido construídas a muito tempo são bem conservadas, igrejas, parques, museus e muito mais!

E foi pensando nessa diversidade de opções do que há para fazer na cidade, que separamos os principais pontos turísticos e atrativos da cidade, para permitir que você conheça um pouco de cada coisa que a cidade oferece aos turistas.
A lista conta com 10 pontos turísticos muito visitados na cidade. Quer conhecer? Vamos lá!

+ Veja Também Como escolher um Bom Hotel? Dicas e informações úteis!

1 – Mangal das Garças

Mangal das Garças em Belém Fonte: Tour Pará

Localizado no Parque da Residência, é um local onde aves de grande porte como garças, que costumam ficar livremente andando pelo parque. Não é só as garças que ficam nesse local, apesar do nome, mas também ficam iguanas, guarás etc. Na Amazônia, não é comum que se ache facilmente animais, e é por isso que é interessante ir em um local desses: poder ver de perto e admirar a diversidade da fauna do local.

+ Veja Também 6 Melhores Museus do Rio de Janeiro, Você Precisa Conhecer!

2 – Museu de Arte Sacra

Museu de Arte Sacra em Belém Fonte: Fotos públicas

O museu conta um pouco da história local, que possui raízes portuguesas, mostrando como se deu a formação da cidade, expondo também acervos de diversas obras. Ao entrar no museu, devido as suas características coloniais, um ar de tempos antigos toma o local. E o melhor é que possui um preço super acessível para a entrada: apenas R$ 2,50. De impressionar, né?!

+ Veja Também 5 Museus Imperdíveis em Paris, Que Você Deveria Conhecer!

3 – Círio de Nazaré

Círio de Nazaré Fonte: Viagem e turismo

Consiste em uma manifestação cristã que louva à Nossa Senhora de Nazaré, e que já faz parte da cultura local, à medida que ocorre na cidade desde o ano de 1793, nos segundos Domingos de Outubro!

+ Veja Também Viaje Para Fernando de Noronha, Um Refúgio de Ilhas e Pousadas!

4- Ilha do Combu

Ilha do Combu em Belém Fonte: Semas

Ficando a cerca de apenas 15 minutos da capital, a ilha tem uma intensa produtividade de açaí e cacau. Os pontos turísticos dentro dessas ilha são bem simples, porém aconchegantes: o restaurante Saldosa Maloca, que tem comidas típicas da região como bolinho de filhote, a Filha do Combu, que é quem vende chocolates 100% cacau, e o Projeto Street River, que trás elementos da arte urbana e as implementa de forma adaptada, além de poder assistir a lindos pôr-do Sol. Bem relax né?!

+ Veja Também 7 Melhores Praias de Alagoas Que Vão Impressionar Seus Olhos!

5 – Praça da República

Praça da República em Belém Fonte: Acervo Digital da Unesp

A praça era inicialmente, na época de colônia, utilizada para sepultar escravos e homens pobres. Possui a estátua de uma mulher segurando um raminho de oliveira na mão, onde a mulher representa a democracia e o ramo de oliveira representa a paz.

+ Veja Também Venha aproveitar Salvador Fest: Saiba as Melhores Dicas!

6 – Mercado Ver-o-Peso

Mercado Ver-o-Peso Fonte: Todos os rumos

É um Mercado Municipal, que obviamente é público, sendo um dos mercados públicos mais antigos de todo o país. E o que mais impressiona: a sua conservação, que dá a ideia de que ele foi construído recentemente! Eleito como uma das 7 Maravilhas do Brasil, o mercado abastece toda a cidade e região com diversos alimentos, ervas, e quase todos oriundos das ilhas que cercam a capital!

+ Veja Também Conheça os 10 Melhores Museus em Curitiba no Paraná !

7 – Museu Paraense Emílio Goeldi

Museu Paraense Emílio Goeldi Fonte: Brasil.gov

Esse museu representa a floresta Amazônica no meio da cidade: possui animais, lagos, aquários, e o mais marcante: o verde por todo lugar. O museu conta a história da cidade e sobre os atributos naturais que a cercam, exprimindo traços de uma cultura que respeita e valoriza a natureza!

+ Veja Também Venha Conhecer os Principais Museus em Florianópolis – SC !

8 – Forte do Presépio

Forte do Presépio em Belém Fonte: Por todos os lados

O forte fornece aos turistas a possibilidade de ter uma maravilhosa vista parcial da cidade, do rio, e fornecendo a quem nele está uma sensação de calmaria e leveza!

+ Veja Também Onde nadar com tubarões? Listamos os destinos mais incríveis do mundo!

9 – Theatro da Paz

Theatro da Paz - Belém Fonte: Wikipédia

Um teatro centenário com traços coloniais e decorações portuguesas, que permanece conservado. Conserva consigo, mesmo já tendo sido saqueado anteriormente diversas peças e objetos que exprimem diversos traços da cultura portuguesa. E o que mais agrada aos apresentadores é que este possui uma ótima acústica!

+ Veja Também 7 Dicas Imperdíveis Para Você Ter Uma Viagem Tranquila!

10 – Basílica de Nazaré

Basílica de Nazaré Fonte: Um dia após o outro

E por último, a Basílica de Nazaré, que foi construída onde foi encontrada a imagem da Nossa Senhora de Nazaré. A igreja possui uma linda arquitetura e decoração. E para os curiosos, que querem saber como se dá a procissão, basta ir no 2º Domingo de Outubro.

+ Veja Também 12 Destinos Maravilhosos do Nordeste Para Você Aproveitar!

O melhor roteiro de viagem para o Belém do Pará!

Dessa forma, depois de todas as informações sobre a cidade que foram apresentadas, é importante que se tenha uma base prévia sobre onde ir caso se deseje visitar o município!

Por isso, é importante que a viagem ocorra entre Junho e Novembro, meses onde o clima é favorável para que se realize uma viagem desse tipo, ou seja, não tem tantas chuvas. Uma estrutura adequada e que é bem favorável economicamente para você, turista, é fique na cidade aproximadamente 15 dias, para que possa desfrutar e visitar todos os locais citados, e o melhor: por um preço super baixo ou até mesmo de graça: o custo da entrada nos museus, por exemplo, são de apenas R$ 5, e isso porque nas quartas a entrada é gratuita!

Tenha um bom proveito! A cidade te espera! Desfrute do nosso guia turístico!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310