O Que Fazer em Belém do Pará: Como ir, Dicas e Pontos Turísticos!

Fonte Folha uol
- Escrito por: Leila Simões

Belém do Pará é uma cidade brasileira, que fica no estado do Pará, sendo capital deste. O município, é muito próximo da Amazônia, e por isso, sofre influência do clima equatorial, que fez dessa cidade, a mais chuvosa do Brasil. Com suas mais belas paisagens e pontos turísticos, é muito procurada por turistas que desejam tranquilidade.

E por isso, iremos disponibilizar a você as características da cidade, como chegar, quando ir, porque ir, onde ir e o melhor roteiro para quem deseja visitá-la.

Dessa forma, você terá todas as informações necessárias para viajar para Belém do Pará, reunidas bem aqui!
Vamos começar?

+ Veja Também 9 Lugares Para Você Aproveitar o Turismo Religioso no Brasil!

Como e quando ir?

Aeroporto Internacional de Belém

Fonte: Aeroflap

É possível chegar na capital de avião, pelo Aeroporto Internacional de Belém ou de carro, onde basta utilizar algum aplicativo de GPS como o Google Maps, digitar o nome da cidade e o app irá te levar diretamente à cidade, do ponto onde você está!

Agora, em relação a em que época ir, é aconselhável que você compre sua passagem aérea ou de ônibus entre Junho e Novembro, período não tão chuvoso em relação aos outros, apesar de que na capital faz calor durante todo o ano.

+ Veja Também Como Encontrar Voos Baratos: Veja as 7 Dicas de Ouro !

Por que ir ao Belém do Pará?

Estação das Docas

Fonte: Viajantecomum

A cidade possui importantes parques, monumentos, gastronomia, igrejas, fortificações, museus, e muito mais! E por isso, iremos listar vários motivos e fatores que correspondem à resposta do “Por que ir?”:

Entre os principais motivos para ir ao Belém do Pará, destacam-se:

  1. A culinária: possui sabores marcantes, exóticos, fortes e originais, que vão desde tucupis e jambus até à camarões secos e Maniçoba. Além disso, a cidade tem uma coisa especial, pela qual muitos são apaixonados (e eu sei que você leitor também!), e está tomando espaço até mesmo no exterior: o açaí. Há uma feira do açaí, que começa antes mesmo sequer do Sol nascer, tendo início aproximadamente as 4 da manhã. São toneladas e muitas toneladas de açaís recém colhidos, que chegam fresquinhos, e por um preço de banana! ;
  2. Os artesanatos: a cidade, por ter sido fundada pelos portugueses, têm muitas tapeçarias dos séculos XVII, XVIII, XIX oriundas de Portugal. Nas construções coloniais que a cidade possui, existem azulejos, arcos, portas, artesanatos e diversas outras coisas que foram conservados e que exprimem traços de uma outra cultura externa a nossa;
  3. As paisagens: entre as diversas belas paisagens que a cidade proporciona aos turistas se destacam: vista direta ao rio Guamá, o Mangal das Garças o Parque da Residência que abriga um grande número de aves de grande porte, além de uma belíssima infraestrutura que o museu Paraense Emílio Goeldi nos proporciona;
  4. A cultura: existem as lindas danças típicas da cultura, que são o lundu e carimbó, o tecnobrega (que é um gênero musical), o folclore que tem raízes oriundas da Amazônia, e o artesanato indígena! ;
  5. As ilhas: a cidade possui 39 ilhas que ocupam grande parte do seu território e que, ao invés de serem rodeadas por água salgada, são rodeadas por água doces!

+ Veja Também Tour pelos rios Negro e Tarumã + Museu do Seringal. Uma experiência incrível!

10 Melhores Pontos turísticos de Belém!

Uma das principais atividades econômicas da cidade, é o turismo: chega a ser a segunda cidade mais visitada de toda a Amazônia. O que tanto atrai os turistas são as várias formas de lazer e de conhecer a cultura: construções históricas que apesar de terem sido construídas a muito tempo são bem conservadas, igrejas, parques, museus e muito mais!

E foi pensando nessa diversidade de opções do que há para fazer na cidade, que separamos os principais pontos turísticos e atrativos da cidade, para permitir que você conheça um pouco de cada coisa que a cidade oferece aos turistas.
A lista conta com 10 pontos turísticos muito visitados na cidade. Quer conhecer? Vamos lá!

+ Veja Também Como escolher um Bom Hotel? Dicas e informações úteis!

1 – Mangal das Garças

Mangal das Garças em Belém

Fonte: Tour Pará

Localizado no Parque da Residência, é um local onde aves de grande porte como garças, que costumam ficar livremente andando pelo parque. Não é só as garças que ficam nesse local, apesar do nome, mas também ficam iguanas, guarás etc. Na Amazônia, não é comum que se ache facilmente animais, e é por isso que é interessante ir em um local desses: poder ver de perto e admirar a diversidade da fauna do local.

+ Veja Também 6 Melhores Museus do Rio de Janeiro, Você Precisa Conhecer!

2 – Museu de Arte Sacra

Museu de Arte Sacra em Belém

Fonte: Fotos públicas

O museu conta um pouco da história local, que possui raízes portuguesas, mostrando como se deu a formação da cidade, expondo também acervos de diversas obras. Ao entrar no museu, devido as suas características coloniais, um ar de tempos antigos toma o local. E o melhor é que possui um preço super acessível para a entrada: apenas R$ 2,50. De impressionar, né?!

+ Veja Também 5 Museus Imperdíveis em Paris, Que Você Deveria Conhecer!

3 – Círio de Nazaré

Círio de Nazaré

Fonte: Viagem e turismo

Consiste em uma manifestação cristã que louva à Nossa Senhora de Nazaré, e que já faz parte da cultura local, à medida que ocorre na cidade desde o ano de 1793, nos segundos Domingos de Outubro!

+ Veja Também Viaje Para Fernando de Noronha, Um Refúgio de Ilhas e Pousadas!

4- Ilha do Combu

Ilha do Combu em Belém

Fonte: Semas

Ficando a cerca de apenas 15 minutos da capital, a ilha tem uma intensa produtividade de açaí e cacau. Os pontos turísticos dentro dessas ilha são bem simples, porém aconchegantes: o restaurante Saldosa Maloca, que tem comidas típicas da região como bolinho de filhote, a Filha do Combu, que é quem vende chocolates 100% cacau, e o Projeto Street River, que trás elementos da arte urbana e as implementa de forma adaptada, além de poder assistir a lindos pôr-do Sol. Bem relax né?!

+ Veja Também 7 Melhores Praias de Alagoas Que Vão Impressionar Seus Olhos!

5 – Praça da República

Praça da República em Belém

Fonte: Acervo Digital da Unesp

A praça era inicialmente, na época de colônia, utilizada para sepultar escravos e homens pobres. Possui a estátua de uma mulher segurando um raminho de oliveira na mão, onde a mulher representa a democracia e o ramo de oliveira representa a paz.

+ Veja Também Venha aproveitar Salvador Fest: Saiba as Melhores Dicas!

6 – Mercado Ver-o-Peso

Mercado Ver-o-Peso

Fonte: Todos os rumos

É um Mercado Municipal, que obviamente é público, sendo um dos mercados públicos mais antigos de todo o país. E o que mais impressiona: a sua conservação, que dá a ideia de que ele foi construído recentemente! Eleito como uma das 7 Maravilhas do Brasil, o mercado abastece toda a cidade e região com diversos alimentos, ervas, e quase todos oriundos das ilhas que cercam a capital!

+ Veja Também Conheça os 10 Melhores Museus em Curitiba no Paraná !

7 – Museu Paraense Emílio Goeldi

Museu Paraense Emílio Goeldi

Fonte: Brasil.gov

Esse museu representa a floresta Amazônica no meio da cidade: possui animais, lagos, aquários, e o mais marcante: o verde por todo lugar. O museu conta a história da cidade e sobre os atributos naturais que a cercam, exprimindo traços de uma cultura que respeita e valoriza a natureza!

+ Veja Também Venha Conhecer os Principais Museus em Florianópolis – SC !

8 – Forte do Presépio

Forte do Presépio em Belém

Fonte: Por todos os lados

O forte fornece aos turistas a possibilidade de ter uma maravilhosa vista parcial da cidade, do rio, e fornecendo a quem nele está uma sensação de calmaria e leveza!

+ Veja Também Onde nadar com tubarões? Listamos os destinos mais incríveis do mundo!

9 – Theatro da Paz

Theatro da Paz - Belém

Fonte: Wikipédia

Um teatro centenário com traços coloniais e decorações portuguesas, que permanece conservado. Conserva consigo, mesmo já tendo sido saqueado anteriormente diversas peças e objetos que exprimem diversos traços da cultura portuguesa. E o que mais agrada aos apresentadores é que este possui uma ótima acústica!

+ Veja Também 7 Dicas Imperdíveis Para Você Ter Uma Viagem Tranquila!

10 – Basílica de Nazaré

Basílica de Nazaré

Fonte: Um dia após o outro

E por último, a Basílica de Nazaré, que foi construída onde foi encontrada a imagem da Nossa Senhora de Nazaré. A igreja possui uma linda arquitetura e decoração. E para os curiosos, que querem saber como se dá a procissão, basta ir no 2º Domingo de Outubro.

+ Veja Também 12 Destinos Maravilhosos do Nordeste Para Você Aproveitar!

O melhor roteiro de viagem para o Belém do Pará!

Dessa forma, depois de todas as informações sobre a cidade que foram apresentadas, é importante que se tenha uma base prévia sobre onde ir caso se deseje visitar o município!

Por isso, é importante que a viagem ocorra entre Junho e Novembro, meses onde o clima é favorável para que se realize uma viagem desse tipo, ou seja, não tem tantas chuvas. Uma estrutura adequada e que é bem favorável economicamente para você, turista, é fique na cidade aproximadamente 15 dias, para que possa desfrutar e visitar todos os locais citados, e o melhor: por um preço super baixo ou até mesmo de graça: o custo da entrada nos museus, por exemplo, são de apenas R$ 5, e isso porque nas quartas a entrada é gratuita!

Tenha um bom proveito! A cidade te espera! Desfrute do nosso guia turístico!

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza