O Que Fazer em Ilha de Páscoa: Como ir, Roteiros, Curiosidades!
A Ilha de Páscoa é famosa pelo seu misterioso fundo e pelas estátuas Moai que a acompanham. Uma infinidade de teorias cercam as origens e a construção dessas gigantes e monolíticas estátuas de pedra, mas a verdade é que elas são o legado deixado pela civilização Rapa Nui que outrora habitou a ilha.
Localizado no extremo leste da Polinésia, no meio do Oceano Pacífico, Ilha de Páscoa é um lugar que tem sido envolto em mistério. Durante décadas, o fascínio desta ilha vulcânica, o lugar mais isolado da Terra, tem atraído visitantes curiosos para descobrir o cenário deslumbrante e as estátuas fascinantes.
+ Veja Também Dicas que Você Precisa Saber Antes de Visitar o Chile !
Índice
Chegando na Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa está localizada à mais de 3.700km da Costa Chilena, onde a única opção para chegar lá é por avião, partindo de Santiago – Capital do Chile, com um pouco mais de 6h de voo. A operadora responsável pelo trajeto é a LAN, onde os valores são mais altos do que o habitual porém oferece um voo tranquilo, graças ao tipo de avião utilizado, um Boeing 767-300, que é bem espaçoso e com ótimas opções de entretenimento à bordo.
Dica da Transportal: Ao desembarcar na Ilha de Páscoa, ainda no aeroporto, você vai encontrar um quiosque com ingressos para visitação em Orongo e Rano Raraku, esse é um roteiro que não pode faltar na sua lista. Para a compra, o quiosque aceita dólar ou peso chileno e a localização do quiosque fica próximo à esteira.
Encontre o pacote de viagem perfeito para Ilha de Páscoa aqui na Transportal Viagens!
Como é o clima da Ilha de Páscoa
Por ser uma região remota, existe uma grande dúvida dos viajantes sobre o clima, para levar itens de acordo com a Ilha de Páscoa. A temperatura é agradável ao longo do ano, mesmo com a ocorrência de chuvas, que são frequentes na região. O calor pode incomodar um pouco, visto que existem poucas árvores para sombrinha fresca. Na sua mala não pode faltar, um chapéu, protetor solar e guarda-chuva.
+ Veja Também Perdi Meu Passaporte? Passo a Passo Sobre o Que Deve Fazer!
O que fazer na Ilha de Páscoa
Apesar de ser uma ilha, são inúmeras as atividades, como: Mergulho – Ovahe, Surfar – Pea, Conhecer os vulcões Rano Raraku e o Rano Kau, além de conhecer os encantos das água da praia Anakena. Você ainda conhecer as diversas cavernas e lagoas que estão escondem uma paisagem exuberante.
Dica da Transportal: Contrate um serviço de guia local, para que ele possa oferecer um roteiro para que você não perca nada desse local mágico que é a Ilha de Páscoa.
A Ilha de Páscoa é um local com uma energia única e diversos mistérios que conquistam os visitantes. Existe uma pedra bem redonda conhecida como Te Pito O Te Henua ou Umbigo do Mundo. Onde os mais místicos acreditam que esse pedra reserva toda a energia do nosso universo. Mesmo que você não acredite, vale a pena tocá-la, como a tradição local sugere.
Outra surpresa que a Ilha de Páscoa reserva aos seus visitantes é o maior museu à céu aberto do mundo inteiro, com mais de 1.00 Moai, que são estátuas gigantes de pedra, localizada por todo o território. Além de ruínas, pinturas primitivas dos primeiros habitantes da Ilha.
Ainda sobre o Moai, eles ainda são um mistério para os cientistas, pois eles foram criados de rochas vulcânicas e transportados para diversos pontos da ilha, sendo essa uma tarefa quase impossível com recursos primitivos. Existe quem acredite que foram criados por alienígenas em visita ao nosso planeta. E você, acredita?
Conhecendo um pouco do Parque Nacional de Rapa Nui na Ilha de Páscoa
O Parque Nacional está localizado bem no coração da Ilha de Páscoa, com mais de 71,3 km quadrados, onde em 1995 tornou-se Patrimônio Mundial, título esse concedido pela UNESCO. Todo o parque possui estátuas Moai, e está dividido em 7 seções:
- Rano Kau (que inclui Orongo): Um vulcão extinto com mais de 324m de altura localizado no sudoeste da Ilha de Páscoa, possui um lago de cratera. A água desse lago supera a evaporação e a infiltração do solo, porém podem ser ácidos ou salgados, graças ao enxofre ou minerais.
- Puna Pau: Cratera de um vulcão extinto, próximo à Ahu Akivi, ficou conhecido por dar abrigo à matéria-prima utilizada na construção dos Pukao – uma espécie de chapéu que servia para a coroação dos Moai.
- Rano Raraku: Cratera vulcânica criada a partir das cinzas do vulcão, que está localizado em Terevaka, na parte baixa.
- Anakena: É simplesmente a praia mais bela da Ilha de Páscoa, com águas cristalinas, coqueiros e areia branquinha.
- Ahu Akivi: É a formação mais curiosa dos Moai na Ilha de Páscoa, pois estão voltados ao local onde o Sol se põe, tornando um momento mágico.
- Costa Norte: Abriga belas praias e a ainda abriga um dos sítios arqueológicos e o Ahu Tongariki, um dos locais mais impressionantes da Ilha de Páscoa, com uma plataforma de 220 metros e 15 Moai gigantes, com o mar de fundo e um cenário impressionante.
- Hanga Roa: É a capital da Ilha de Páscoa, onde a maioria da população reside, com cerca de 3.300 habitantes, correspondendo à mais de 87% de toda a população da ilha. Neste ponto está localizado às lojas de souvenirs entre outras lojinhas.
Lua de Mel na Ilha de Páscoa
Para os casais que estão em busca de um momento único, a Ilha de Páscoa é local ideal, com paisagens incríveis e muita energia envolvida graças ao povo Rapa Nui, que nos presenteou com as enigmáticas estátuas Moai. Separamos algumas opções para sua lua de mel ser incrível:
- Explora Rapa Nui: Localizada no alto da colina, com vista para o mar, a pousada oferece a integração perfeita entre todos os elementos da cultura local.
- Hangaroa Eco Village & Spa: Oferece serviços exclusivos, com todo o conforto e atividades diferenciadas, como: trekking, passeios de veleiros entre outros.
Os hotéis e pousadas de Ilha de Páscoa oferecem um serviço gratuito de transfer entre o aeroporto e o hotel. No momento em que estiver saindo do aeroporto, que é bem pequeno, fique atento às plaquinhas dos hotéis para que você encontre o seu!
Para que você tenha uma liberdade maior, considere alugar um carro para explorar diversos pontos da ilha, uma vez que o serviço de táxi são absurdamente caros!