O Que Fazer em Namíbia – África: Curiosidades, Dicas e Roteiros!

Namíbia
- Escrito por: Leila Simões

A Namíbia é um país da África, que se localiza entre a Angola e Zâmbia. O país é conhecido pelas lindas paisagens e ótimas atrações que atraem turistas de todo o mundo. Para ir à Namíbia, deve-se levar em consideração os seguintes fatores: quando ir e como ir.

A época mais favorável para que se visite a Namíbia é entre Maio e Outubro, pois o clima nesse período é o mais apto: clima seco e temperaturas bem comedidas, não sendo muito elevadas, nem muito baixas, tornando o clima apto para que se possa fazer uma viagem sem muitos imprevistos.

Para sair do Brasil e ir em direção à Namíbia, os trajetos aéreos são a melhor opção: 14 horas de viagem, saindo de São Paulo, pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, até Windhoek, que é a capital do país, sendo o desembarque no Aeroporto Internacional Hosea Kutako. Um ponto negativo desse aeroporto é que este se localiza muito longe do centro da cidade: 43 km, além de que não há nenhum transporte público que saia deste aeroporto em direção ao centro, sendo necessário recorrer à táxis.

+ Veja Também Conheça os melhores atrativos da Cidade do Cabo – África do Sul

Por que visitar?

Pessoas na Namíbia fazendo roteiro selvagem

Fonte: Roda mundo

Mas o que há de tão atrativo nesse país que faz com que o turismo seja uma das maiores bases econômicas?
Basicamente, a Namíbia possui uma fauna muito variada, belíssimas paisagens, praias limpas, e museus espetaculares. Esses fatores, somados, atraem diversos turistas.

Em relação à fauna, observa-se uma grandiosa diversidade animal, que vão desde focas até girafas. Entre os diversos animais do país, os que mais se destacam são: leões, leopardos, chitas, elefantes, rinocerontes, girafas, zebras, focas, e diversos outros. Essa diversidade mostra traços de uma cultura que valoriza e respeita os animais, sendo referencia para diversos outros países.

Além disso, a época de Maio à Outubro, que costuma receber mais turistas, é um período favorável para se observar os animais da savana, e isso acontece pois com a diminuição da disponibilidade de água, os animais se acumulam em pontos em que contém os “waterholes”, que são buracos de água. Assim, é mais favorável para que se veja muitos animais concentrados aos arredores desses “waterholes”.

+ Veja também Melhores Roteiros Para Fazer na Jamaica,Você Vai se Surpreender!

Passeios guiados nas savanas

Pessoas vendo elefantes em Namíbia

Fonte: Terramundi

Outra possibilidade fornecida aos turistas é ir em passeios guiados nas savanas, onde pode-se observar e apreciar os animais de perto, e o mais importante: de forma segura! Todos os carros dos passeios guiados possuem grades e vidros reforçados, a fim de proporcionar maior conforto ao expectador.

Já em relação às belas paisagens da Namíbias, que são famosas por sua variedade e exuberância, observa-se desde montanhas, até cânions! Os desertos do país, proporcionam vistas lindas, com direito a belos pôr-de-Sol e a um céu sempre azul e limpo.

No litoral, existem belíssimos mares, com uma temperatura bem agradável para os dias de calor à medida que sofrem influência da Corrente de Bengala, que torna a água fria, e permite uma variedade da fauna ainda maior: pinguins, golfinhos, flamingos e focas, que fornecem um clima de paz ao lugar.

A Namíbia também carrega consigo uma gigante herança histórica que está preservada em seus museus: arquiteturas germânicas, culturas dos diversos povos que lá já viveram, e detalhes sobre a formação do seu povo que deixam todos os turistas encantados.

+ Veja Também Descubra os melhores roteiros para você fazer em Marraquexe!

Melhores Pontos Turísticos em Namíbia

Agora que você já conhece a época favorável para se visitar o país, como ir, e porque visitar, que tal conhecer alguns pontos turísticos, para que se elabore um ótimo roteiro de viagem? Vamos lá!

Parque Nacional de Etosha

Parque Nacional de Etosha

Fonte: Kangaroo Tours

O parque fica no Noroeste da Namíbia, e é o maior atrativo turístico da Namíbia. Lembram-se de quando havíamos citado a imensa fauna do país? Pois bem, neste parque se concentra a maioria dos animais da savana, como leões, zebras etc.

E é graças principalmente a esse parque que o país tornou-se uma referência na reserva animal, pois o parque abrange 114 espécies de mamíferos e 340, mostrando uma cultura forte de valorização e respeito ao mundo animal.

E aos visitantes do parque, coisas inesquecíveis (e muito fofas!) serão observadas, como por exemplo rinocerontes tomando banho de lama, elefantes brincando, e muito mais, mas evitemos spoiler!

+ Veja Também O Que Fazer em Maputo – Moçambique: Onde Fica, Como ir, Atrações!

Deserto da Namíbia

Deserto da Namíbia

Fonte: Viajar entre viagens

Datado como o mais antigo do mundo, o deserto da Namíbia é considerado um dos mais belos e contém a maior reserva natural do mundo. Suas árvores retorcidas e com raízes que saem do chão e voltam para dentro do solo de forma irregular, fazem deste lugar não só bonito, mas também único.

O deserto é tão grande, que teve que ser dividido em 4 partes para facilitar a localização. Uma curiosidade é que este acompanha todo o litoral no sudoeste africano, e mesmo com a disponibilidade de água nas partes que estão próximas dos rios, o solo não tem uma boa qualidade, o que especialistas dizem se dever pelo fato do solo ser muito acidificado.

+ Veja Também Como e onde solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

Walvis Bay

Walvis Bay

Fonte: CruiseBe

Walvis Bay é um termo que significa Baía das Baleias. A Baía das Baleias está localizada entre o Deserto da Namíbia e o Oceano Atlântico, ficando basicamente no centro do país, e tem como principais atrações passeios de caiaque e rali de carros.

+ Veja Também Como Encontrar Voos Baratos: Veja as 7 Dicas de Ouro !

Fish Rive Canyon

Fish Rive Canyon

Fonte: Nomad tours

É o segundo maior cânion do mundo, com uma profundidade de aproximadamente 600 metros, e cercado pelo deserto, gera um grande contraste de paisagem, que é de tremer as pernas por a beleza que este contraste causa. E por isso, é impossível ir na Namíbia sem visitar antes o Fish River Canyon!

+ Veja Também 8 Cidades Pelo Mundo que Pagam Você Para Morar Nela !

Museu Nacional da Namíbia (Windhoek)

Museu Nacional da Namíbia (Windhoek)

Fonte: Ci

Um museu que contém toda a história do nascimento do país, com diversos textos explicativos e guias turísticos, e além de ser bastante acessível à cadeirantes, possui elevadores muito rápidos, e o mais incrível: com uma linda vista panorâmica dentro desse elevador, que deixa disponível a apreciação de uma linda paisagem.

+ Veja Também Viagem de Avião com Crianças e Bebês: O Que Levar, Cuidados e Dicas!

Melhores roteiros para fazer em Namíbia

Para que seja possível visitar todos os pontos turísticos. Deve-se levar em conta que a locomoção dentro do território é lenta, e por isso requere tempo. Assim, para que se visite todas essas atrações e se faça bom proveito destas, são necessários de 15 a 20 dias.

Dessa forma, um roteiro adequado seria comprar sua passagem aérea para Namíbia entre Maio e Outubro, à todos os pontos turísticos, ficar no país cerca de 20 dias, e estar preparado para o calor que está por vir!

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza