Saiba tudo sobre Cusco e Aproveite o Melhor de Sua Beleza!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Saiba tudo sobre Cusco e Aproveite o Melhor de Sua Beleza!

Plaza de Armas em Cusco

Você pode pensar que Machu Picchu seria o principal motivo para viajar ao peru, mas uma vez que você chegar a Cusco basta andar um pouco pela cidade e você vai perceber alguns dos vários motivos que levaram a UNESCO a declarar esta cidade como patrimônio histórico mundial.

Construída em estilo barroco sobre as antigas construções incas a cidade de Cusco é a mais bem desenvolvida em infraestrutura e portanto o destino de todos que visitam a região, mesmo quem faz a viagem apenas para conhecer a antiga capital Maia ainda precisa se hospedar em Cusco.

E é nesse momento que a cidade te conquista, mas para provar que tudo por aqui é ótimo e mostrar um pouco da riqueza da região fizemos uma pequena lista sobre o que a região tem de mais inesquecível para oferecer, fica ligado.

A viagem para Cusco

Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete em Cusco Fonte: Aeroportos do mundo

Cusco conta com seu próprio aeroporto internacional então você pode pegar um voo direto de qualquer lugar do mundo e fazer sua entrada no peru já dentro da cidade, o Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete é considerado de médio porte podendo receber algumas dezenas de pousos todos os dias, independente disso o aeroporto é bastante confortável e bem localizado então é realmente prático voar até aqui.

Quem está na América, principalmente na América do sul pode fazer a viagem por terra mas não é exatamente uma viagem fácil já que às estradas não costumam apresentar boas condições, de modo geral a passagem aérea é bastante razoável então é o modo mais comum de viajar para o peru.

Compre sua passagem agora mesmo !

Altitude

Cusco - Centro da Cidade Fonte: Dicas de Hotéis

A cidade fica a exatos 3.399 metros de altitude, então se você nunca esteve em um local de elevada altitude antes pode não conseguir caminhar muito logo de cara, é importantes que você tente se acostumar com a altitude antes de visitar qualquer monumento, o centro cultural fica localizado no nível mais baixo da cidade então é um bom local de treino, e você vai precisar pois quase todas as coisas mais bonitas da cidade ficam no alto de ladeiras.

San Blas

Pedra dos doze ângulos - San blas - Cusco Fonte: Ci

Podemos dizer que San Blas é o bairro mais artístico da cidade de Cusco, o local possui casarões em estilo colonial construídos sobre o que antes eram construções incas, isso em si já dá um tom mais histórico e cultural ao bairro, mas não para por ai, cada ladeira e rua estreia é repleta com ateliês e lojas de artesanato especializadas na cultura cusquenha que produz lindas peças perfeitas para uma lembrança da sua viagem.

Mas o ponto mais marcante e famoso deste bairro é a pedra dos doze ângulos, uma combinação de várias peças de pedra encaixadas sem uso de argamassa que foi utilizada como base para o palácio inca e que se mantém intacta até hoje indiferente a passagem do tempo, é uma visão impressionante.

Centro Histórico de Cusco

Centro Histórico de Cusco Fonte: Wikimedia

Uma mistura homogênea de arquitetura colonial espanhola com arquitetura inca, o centro histórico de Cusco é o melhor local para começar sua visita, logo que chegar na cidade saia para andar pela cidade, você vai ver coisas incríveis que valem totalmente a viagem e tirar fotos incríveis ao mesmo tempo em que vai construindo uma resistência para se acostumar com a elevada altitude da cidade, o centro histórico é rico em edifícios e monumentos então o passeio vai ser fascinante e prático ao mesmo tempo.

Plaza de Armas

Plaza de Armas - Cusco Fonte: O que fazer em sua viagem

O ponto central da cidade, nesta praça você vai encontrar tudo o que você pode precisar na viagem, desde equipamentos de escalada até wifi, antes de qualquer que seja o seu destino este é o local que você deve visitar para se preparar, além disso a praça em si é linda e fica cercada de outros pontos turísticos importantes da cidade como a catedral de Cusco, para quem quer curtir a noite aqui você encontra também restaurantes e alguns bares que recebem pessoas do mundo todo, ideais para quem quer trocar histórias e fazer novas amizades.

Patrimônio Cultural

Patrimônio Cultural em Cusco - Peru Fonte: Inca Peru Travel

É inegável o quanto a civilização inca deixou de patrimônio cultural para toda a região, mesmo hoje em dia com séculos de distância e com todo o esforço empregado pelos colonizadores espanhóis para apagar tudo que era relacionado a religião e a cultura inca ainda é possível ver que o povo tem uma forte ligação com os antepassados.

Cada obra de arte seja pintura, arquitetura ou mesmo moda local mesmo originais ainda estampam de forma orgulhosa uma ponta do vasto valor cultural que os incas desenvolveram durante sua ascensão como uma grande civilização tanto em organização quanto em conhecimento

Qorikancha – Recinto do ouro

Central Courtyard, Qorikancha Cusco Peru Fonte: Meu planejamento de viagens

Os incas construíram coisas grandiosas, uma destas é o complexo Qorikancha onde era realizado o culto religioso dos incas que tinha o Sol como principal divindade, o local é historicamente descrito como sendo um grande templo com paredes revestidas de ouro.

Atualmente tudo o que resta são alguns muros que mostram o trabalho de arquitetura dos incas no encaixe de pedras sem utilização de argamassa, uma coisa que apenas os egípcios têm em comum com este posso.

Apesar do templo não estar mais aqui a catedral de Santo Domingo ainda preserva pequenos pedaços dele que são hoje em dia considerados como patrimônio histórico mas que sobreviveram apenas por um acaso, é fascinante visitar o local e ver a sobreposição de duas culturas tão distintas formando algo tão belo.

Santo Domingo

Catedral de Santo Domingo - Qorikancha - Cusco Fonte: Paulstravelpictures

Uma catedral e um convento, Santo domingo foi construída sobre o que antes era o Qorikancha, um templo inca dedicado ao culto ao sol, a catedral foi justamente construída como um símbolo da soberania do cristianismo sobre a antiga religião pagã, mas mesmo para quem não é religioso o local apresenta um valor histórico bastante elevado, a catedral é um prédio com uma arquitetura fascinante e o entorno é dono de uma bela paisagem, um local bastante adequado para um piquenique em família e para aquela sessão de fotos durante a tarde.

Catedral de Cusco

Catedral de Cusco Fonte:Próxima rota

Construída também sobre um templo inca, este conhecido como Kiswar— Kancha, a catedral de Cusco representa uma parte importante da arquitetura colonial, suas paredes entalhadas e os muitos detalhes de cada curva e fachada da construção fazem este local ser visitado por arquitetos do mundo inteiro, para os fiéis a igreja representa uma energia que ajuda a relaxar e clarear as ideias, mas independente de sua escolha religiosa é inegável que este é um local de beleza rara que merece uma visita.

Lago Titicaca

Lago Titicaca - Cusco - Peru Fonte: De mochila e caneca

Localizado na fronteira entre peru e Bolívia este lago fantástico pode muitas vezes ser confundido com um mar, o que acontece é que é o maior lago da América latina em volume de água o que dá a ele uma aparência tão grandiosa, visitar a região e não vir ao lago é uma grande perda uma vez que a paisagem do local é linda.

Quem vem por aqui pode aproveitar para fazer passeios de caiaque no lago e vislumbrar de dentro toda a vastidão de beleza aqui oferecida, o local recebe milhares de turistas todos os anos e cada pessoa que passa por aqui se sente para sempre menos estressado e mais bem disposto, um efeito que é atribuído às belezas das águas claras desde lago magnífico

Inca Rail

Inca Rail - Peru Fonte: FOUR Magazine

O Inca Rail é o trem que vai de Cusco até Machu Picchu, a viagem é bastante longa e seria difícil atravessar está grande vastidão de terras altas com outro veículo, apesar disso o Inca Rail não foi construído apenas como um trem pensando em facilidade de deslocamento.

Embora o caminho entre uma cidade e a outra seja uma subida constante é impossível sentir os efeitos desta subida quando se está dentro do trem, os trilhos têm uma inclinação tão suave que se torna imperceptível, esse detalhe pode parecer pequeno mas faz toda a diferença na hora da climatização para quem não está acostumado com grandes altitudes.

Machu Picchu

Machu Picchu - Peru Fonte: Annees de pelerinage

Esta antiga cidade é um tesouro arqueológico inegável, visitar o local vai te trazer uma sensação profunda de grandiosidade, cada construção é tão antiga e venerável que faz você se sentir pequeno, porém o melhor de tudo isso é que o local é lindo, não são apenas às construções ou a natureza em volta.

É um conjunto destas duas coisas e ainda um clima que parece vir do passado glorioso da cidade para tornar cada pedra em algo mais, é importante no entenda que você se planeje para fazer esta viagem.

O trem que leva os visitantes de Cusco a Machu Picchu faz uma viagem bastante longa e é pouco provável que você mesmo pegando o primeiro trem do dia consiga chegar ao local antes das dez da manhã, por isso a dica aqui é comprar o seu ingresso para o horário da tarde.

Isso porque quem estiver no parque de manhã vai ter que sair de meio dia deixando assim você com pouco tempo para aproveitar tudo, faça um passeio agradável que dure a tarde inteira e depois você pode apenas relaxar no trem voltando para a confortável Cusco.

Gostou das nossas dicas relacionadas a Cusco ?

Não deixe de reservar seu hotel no site da Transportal e também de procurar passagens aéreas ou de ônibus rumo ao destino mais bonito de Peru!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310