Salto do Yucumã: Onde fica, Parque do Turvo e informações úteis!
Índice
O Salto do Yucumã fica localizado no município de Derrubadas RS, na região noroeste do Rio Grande do Sul. O local situa-se na fronteira entre a Argentina e o Estado de Santa Catarina.
Não existe uma melhor rota do Yucumã, pois há várias, sendo possível escolher a melhor opção para você. É possível viajar até Porto Alegre – de avião ou de ônibus – e solicitar um translado até a cidade de Derrubadas, ou viajar até o aeroporto de Foz do Iguaçu e seguir viagem de ônibus ou translado para o município de Derrubadas.
Outra opção é fazer um passeio de carro até o local. Não importa a forma que você chegará no Salto do Yucumã, o importante é visualizar a maior queda longitudinal do mundo. Além disso, você vai conhecer vários animais ameaçados de extinção como a onça pintada, e se divertir bastante!
Como visitar Salto do Yucumã

Fonte: Água x Terra
É necessário realizar agendamentos para conhecer o Parque Estadual do Turvo, visto que a carga máxima de pessoas por dia é de 464 pessoas. O agendamento para conhecer o parque deve ser realizado pelo seguinte telefone: (55) 99918-3006 (seja por whatsapp ou ligação).
Horário de funcionamento e valor
O local fica aberto para o público nos dias de quinta-feira a segunda-feira das 8:00 às 17:00. A reserva é para um passeio de apenas 3 horas no interior do parque, então aproveite muito suas horas no parque. O valor da entrada é de R$ 17,77 por pessoa.
+ Veja também 9 Incríveis Cachoeiras no Rio Grande Do Sul, Você Precisa Ir!
Infraestrutura local

Fonte: Pousadas Vip
O Salto de Yucumã possui estrutura completa com banheiros, estacionamento e quiosques. Certamente, pela propriedade é possível encontrar ótimos banheiros – cinco banheiros masculinos, cinco banheiros femininos e um banheiro família com acesso PNE – no Parque Estadual do Turvo.
Além da excelente infraestrutura, devemos ressaltar que o Salto do Yucumã é um paraíso com o seu belo conjunto de quedas d’água. Aproveite para conhecer a rica fauna e flora local e ter experiências inesquecíveis nesse paraíso gaúcho!
+ Veja Também O que fazer em Foz do Iguaçu? 12 melhores roteiros!
O que fazer no Salto do Yucumã?
Trilha da Onça

Fonte: Coruja Geek
A Trilha da Onça é um lugar belíssimo com paisagens de tirar o fôlego. O local conta com regiões arborizadas e vários animais ao seu redor. Nesse lugar é possível entrar em contato com a natureza além de poder praticar atividades físicas observando belas paisagens, o que certamente causa uma satisfação muito boa.
Esse ponto turístico conta com grau de dificuldade médio/difícil, com tempo de percurso de 1h30 e extensão de 1500 metros. Esse é o tipo de trilha recomendado para pessoas que têm experiência e resistência física. No entanto, se você for acompanhado de um guia, recomendados que tenha a experiência de passear por essa bela trilha. Essa atração é imperdível!
Aventuras Salto do Yucumã: Canoagem e Jipe!

Fonte: Água x Terra
O Parque Estadual do Turvo não conta somente com paisagens de belezas indescritíveis. O local também permite a prática de esportes radicais em meio à natureza, como canoagem e passeio de jipe. Isso porque esse ponto turístico possui uma rica fauna, flora, vegetação nativa e rios belíssimos.
Não perca a chance de praticar canoagem nas águas do rio Uruguai – com mais de 1800 metros de extensão – e passear de jipe pela bela vegetação nativa da região. Por fim, nesse maravilhoso parque é possível também fazer caminhadas e andar a cavalo observando as paisagens exuberantes do interior gaúcho.
O que levar para Salto do Yucumã? Saiba se preparar!

Fonte: Viciados em Estrada
Para conhecer as belas paisagens – repletas de quedas d’água – do Salto do Yucumã, você precisa levar roupa de praia, boné, óculos de sol, protetor solar, peças leves e muita energia para curtir toda essa região turística.
Leve também calçados confortáveis e chinelas para se divertir em todas as atrações!
Restaurantes

Fonte: Receitop
Há restaurantes maravilhosos próximos ao Salto do Yucumã. Lá você pode almoçar saboreando deliciosos pratos no Restaurante e Lancheria Salto Yucumã e se deliciar com carnes no Restaurante e Churrascaria Nativo.
Por outro lado, para o café da manhã, você pode visitar a Padaria Gelain que oferece pratos como pão de queijo, café, bolos e outros alimentos maravilhosos.
Se você pretende curtir a noite na região, não perca a chance de conhecer o Pola Bar, um pub bastante conhecido no local. Atividade muito badalada!
Pousadas e Hotéis Salto do Yucumã

Fonte: TripAdvisor
Agora vamos falar sobre Salto do Yucumã hospedagem?
Em primeiro lugar, para conhecer as belezas naturais dessa região, você pode se hospedar no Mocona Virgin Lodge. Essa propriedade é um belo alojamento com serviço de arrumação diária, piscina, Wi-fi grátis, biblioteca, restaurante e bar lounge. Esse alojamento tem tudo o que você precisa para ter a melhor experiência de viagem!
Em segundo lugar, uma boa opção para você é se hospedar no Aldea Yaboty Hosteria. Um alojamento bem localizado – próximo ao Salto Paraíso, Barca de Porto Soberbo e Igreja de El Soberbio – e com estrutura completa para sua família. Esse hotel conta com piscina externa, terraço, serviço diário de arrumação, translado de ida e volta do aeroporto e estacionamento.
Essas duas opções ficam localizadas na Argentina, no entanto você também pode se hospedar em outras localizações do Brasil. Como exemplo o Hotel Duarte, localizado a 38 km do Salto do Yucumã. A hospedagem conta com área de estar, restaurante, recepção 24 horas e quarto com ar-condicionado. Além dessa opção, você também pode se hospedar no Hotel Termas do Prado, local que possui estacionamento, piscina e wi-fi gratuito.
Em suma, você pode ter as melhores experiências durante a sua viagem por Salto do Yucumã. Esse local é um paraíso e apresenta a maior queda longitudinal do mundo.
Não perca a sua chance de viajar para esse local: compre imediatamente suas passagens e arrume a sua mala para ter uma viagem inesquecível!