Salto do Yucumã: Onde fica, Parque do Turvo e informações úteis!

Queda Salto do Yucumã
- Escrito por: Leila Simões

O Salto do Yucumã fica localizado no município de Derrubadas RS, na região noroeste do Rio Grande do Sul. O local situa-se na fronteira entre a Argentina e o Estado de Santa Catarina.

Não existe uma melhor rota do Yucumã, pois há várias, sendo possível escolher a melhor opção para você. É possível viajar até Porto Alegre – de avião ou de ônibus – e solicitar um translado até a cidade de Derrubadas, ou viajar até o aeroporto de Foz do Iguaçu e seguir viagem de ônibus ou translado para o município de Derrubadas.

Outra opção é fazer um passeio de carro até o local. Não importa a forma que você chegará no Salto do Yucumã, o importante é visualizar a maior queda longitudinal do mundo. Além disso, você vai conhecer vários animais ameaçados de extinção como a onça pintada, e se divertir bastante!

Como visitar Salto do Yucumã

 

Salto do Yocumã Queda

Fonte: Água x Terra

É necessário realizar agendamentos para conhecer o Parque Estadual do Turvo, visto que a carga máxima de pessoas por dia é de 464 pessoas. O agendamento para conhecer o parque deve ser realizado pelo seguinte telefone: (55) 99918-3006 (seja por whatsapp ou ligação).

Horário de funcionamento e valor

O local fica aberto para o público nos dias de quinta-feira a segunda-feira das 8:00 às 17:00. A reserva é para um passeio de apenas 3 horas no interior do parque, então aproveite muito suas horas no parque. O valor da entrada é de R$ 17,77 por pessoa.

+ Veja também 9 Incríveis Cachoeiras no Rio Grande Do Sul, Você Precisa Ir!

Infraestrutura local

 

Salto do Yucumã

Fonte: Pousadas Vip

O Salto de Yucumã possui estrutura completa com banheiros, estacionamento e quiosques. Certamente, pela propriedade é possível encontrar ótimos banheiros – cinco banheiros masculinos, cinco banheiros femininos e um banheiro família com acesso PNE – no Parque Estadual do Turvo.

Além da excelente infraestrutura, devemos ressaltar que o Salto do Yucumã é um paraíso com o seu belo conjunto de quedas d’água. Aproveite para conhecer a rica fauna e flora local e ter experiências inesquecíveis nesse paraíso gaúcho!

+ Veja Também O que fazer em Foz do Iguaçu? 12 melhores roteiros!

O que fazer no Salto do Yucumã?

Trilha da Onça

 

Trilha das Onças

Fonte: Coruja Geek

A Trilha da Onça é um lugar belíssimo com paisagens de tirar o fôlego. O local conta com regiões arborizadas e vários animais ao seu redor. Nesse lugar é possível entrar em contato com a natureza além de poder praticar atividades físicas observando belas paisagens, o que certamente causa uma satisfação muito boa.

Esse ponto turístico conta com grau de dificuldade médio/difícil, com tempo de percurso de 1h30 e extensão de 1500 metros. Esse é o tipo de trilha recomendado para pessoas que têm experiência e resistência física. No entanto, se você for acompanhado de um guia, recomendados que tenha a experiência de passear por essa bela trilha. Essa atração é imperdível!

Aventuras Salto do Yucumã: Canoagem e Jipe!

 

Canoagem em Salto do Yucumã - Derrubadas

Fonte: Água x Terra

O Parque Estadual do Turvo não conta somente com paisagens de belezas indescritíveis. O local também permite a prática de esportes radicais em meio à natureza, como canoagem e passeio de jipe. Isso porque esse ponto turístico possui uma rica fauna, flora, vegetação nativa e rios belíssimos.

Não perca a chance de praticar canoagem nas águas do rio Uruguai – com mais de 1800 metros de extensão – e passear de jipe pela bela vegetação nativa da região. Por fim, nesse maravilhoso parque é possível também fazer caminhadas e andar a cavalo observando as paisagens exuberantes do interior gaúcho.

O que levar para Salto do Yucumã? Saiba se preparar!

 

Parque do Turvo

Fonte: Viciados em Estrada

Para conhecer as belas paisagens – repletas de quedas d’água – do Salto do Yucumã, você precisa levar roupa de praia, boné, óculos de sol, protetor solar, peças leves e muita energia para curtir toda essa região turística.

Leve também calçados confortáveis e chinelas para se divertir em todas as atrações!

Restaurantes

 

Prato com Carne

Fonte: Receitop

Há restaurantes maravilhosos próximos ao Salto do Yucumã. Lá você pode almoçar saboreando deliciosos pratos no Restaurante e Lancheria Salto Yucumã e se deliciar com carnes no Restaurante e Churrascaria Nativo.

Por outro lado, para o café da manhã, você pode visitar a Padaria Gelain que oferece pratos como pão de queijo, café, bolos e outros alimentos maravilhosos.

Se você pretende curtir a noite na região, não perca a chance de conhecer o Pola Bar, um pub bastante conhecido no local. Atividade muito badalada!

Pousadas e Hotéis Salto do Yucumã

 

Mocona Virgin Lodge

Fonte: TripAdvisor

Agora vamos falar sobre Salto do Yucumã hospedagem?

Em primeiro lugar, para conhecer as belezas naturais dessa região, você pode se hospedar no Mocona Virgin Lodge. Essa propriedade é um belo alojamento com serviço de arrumação diária, piscina, Wi-fi grátis, biblioteca, restaurante e bar lounge. Esse alojamento tem tudo o que você precisa para ter a melhor experiência de viagem!

Em segundo lugar, uma boa opção para você é se hospedar no Aldea Yaboty Hosteria. Um alojamento bem localizado – próximo ao Salto Paraíso, Barca de Porto Soberbo e Igreja de El Soberbio – e com estrutura completa para sua família. Esse hotel conta com piscina externa, terraço, serviço diário de arrumação, translado de ida e volta do aeroporto e estacionamento.

Essas duas opções ficam localizadas na Argentina, no entanto você também pode se hospedar em outras localizações do Brasil. Como exemplo o Hotel Duarte, localizado a 38 km do Salto do Yucumã. A hospedagem conta com área de estar, restaurante, recepção 24 horas e quarto com ar-condicionado. Além dessa opção, você também pode se hospedar no Hotel Termas do Prado, local que possui estacionamento, piscina e wi-fi gratuito.

 

Em suma, você pode ter as melhores experiências durante a sua viagem por Salto do Yucumã. Esse local é um paraíso e apresenta a maior queda longitudinal do mundo.

Não perca a sua chance de viajar para esse local: compre imediatamente suas passagens e arrume a sua mala para ter uma viagem inesquecível!

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza