Nova Veneza SC: 12 Pontos Turísticos Para Conhecer na Cidade!

Gondola

24/02/2022

A cidade Nova Veneza SC é a pequena Itália localizada no Sul do Estado de Santa Catarina. Assim proporcionando ao turista uma experiência italiana com muito charme, romance e aconchego em terras brasileiras.

Isso porque o município foi fundado em 1891 por cerca de 400 famílias de Veneza como forma de desenvolver a região. E atualmente muito da Itália pode ser apreciada no local. Havendo então desde a gastronomia italiana à arquitetura e cultura. Que podem te surpreender no mês de junho com a Festa da Gastronomia Italiana e o Carnevale di Venezia.

Além disso, Nova Veneza atrai também por seu ecoturismo famoso em cachoeiras. Uma vez que está próxima da Serra Geral. Portanto descubra mais sobre as belezas da cidade e faça os seus planos para conhecer um pedacinho da Itália brasileira.

 

+Veja também Feriados Nova Veneza – SC

 

Como chegar em Nova Veneza Santa Catarina

Entrada de Nova Veneza SC

Fonte: Mapa na Mão

Nova Veneza Santa Catarina está situada na região de Criciúma. A cerca de 220km de distância de Florianópolis.

Apesar disso, para quem chega de avião, o mais indicado é comprar passagens para o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguariúna. Já que é o mais próximo do seu destino.

Em seguida, você pode optar por alugar um carro e seguir 1 hora pela BR-101. Ou então pegar um ônibus, Uber ou táxi. No caso do ônibus, você deve pegar um que te levará até Criciúma e depois outro à Nova Veneza. Embora não seja uma opção muito prática, é uma das mais escolhidas. Visto que é a mais econômica principalmente a quem viaja sozinho.

Outra opção é a chegada pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre. Ou então por Florianópolis. Consideradas algumas das cidades turísticas próximas de Nova Veneza que valem a pena uma visita. Porém estão a mais de 3 horas de distância da cidade. Seguindo também pela BR-101.

Infraestrutura da cidade

A cidade de Nova Veneza possui uma excelente estrutura e preocupação com a pavimentação de estradas, fácil acesso e manutenção de suas atrações turísticas. Uma vez que está na lista dos melhores destinos do Sul do Brasil.

Além disso, oferece inúmeros restaurantes no centro da cidade que fazem jus ao título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. E possui ambientes bem sinalizados e planejados que proporcionam novos ares ao turista local.

Contudo um dos seus pontos negativos está na baixa capacidade hoteleira. De modo que depende e se aproveita da proximidade com cidades maiores e mais populares. Sendo assim, uma ótima maneira de visitar mais de um município em sua viagem.

 

+Veja também Dicas de Como Aproveitar Santa Catarina e Suas Belezas!

 

Atrativos turísticos: O que fazer em Nova Veneza SC

Ao viajar para Nova Veneza Santa Catarina, a cidade mais italiana do Brasil, é interessante elaborar um cronograma. Pois há muito o que visitar e degustar durante a sua viagem.

A seguir, sugerimos alguns dos pontos turísticos mais famosos do município. Então confira o imperdível e não deixe de fora do seu planejamento.

1. Pórtico de Entrada de Nova Veneza

Pórtico de entrada

Fonte: Mapio.net

O Pórtico de Entrada de Nova Veneza é simples, mas uma das atrações mais simbólicas da cidade. Isso porque sua forte estrutura com dois arcos foi construída com pedra basalto. Ou seja, a mesma matéria utilizada na construção das antigas casas do município.

Em sua parte superior, há quatro bandeiras: da Itália, do Brasil, do município e do Estado de Santa Catarina. Além do Leão de São Marcos de bronze, presente enviado da Região do Vêneto, da Itália.

E para dar as boas-vindas há enormes bonecos com roupas e máscaras festivas. Representando o Carnaval da cidade e dando mais vida ao Pórtico de Entrada.

2. Monumento ao Imigrante Italiano

Monumento ao Imigrante

Fonte: Casa de Doda

Logo na entrada do município, após passar pelo Pórtico, você irá se deparar com o Monumento ao Imigrante Italiano. Uma obra de pedra basalto com uma estrutura de duas elevações e um casal de trabalhadores rurais italianos.

Essa escultura foi construída no aniversário de 100 anos de Colonização de Nova Veneza. Como forma de homenagear os colonizadores e mostrar aos turistas que as tradições e costumes dos antepassados ainda permanecem. Até porque cerca de 90% dos seus habitantes possuem descendência italiana. E toda a cidade foi estruturada a partir de sua cultura.

3. Praça Humberto Bortoluzzi Nova Veneza SC

Praça Humberto Bortoluzzi Nova Veneza SC

Fonte: Viajando em 3 2 1

A Praça Humberto Bortoluzzi recebeu esse nome em homenagem ao primeiro brasileiro descendente de italianos nascido em Nova Veneza.

Essa é a praça central muito disputada pelos turistas da cidade. Nela você pode usufruir de uma bela caminhada. Ou então tirar fotos e se sentar em um de seus bancos públicos para apreciar a paisagem.

Sua popularidade, porém, vai além do fato de ser um espaço público com árvores e canteiros. Já que na realidade é um ponto turístico que trouxe ao Brasil um costume italiano: de reunir as pessoas em praças.

Não bastando, o local ainda abriga incríveis atrações. Como a Gôndola Lucille, Coreto de Nova Veneza e a Roda d’Água onde há o nome das famílias que fundaram o município.

Por fim, visite alguns dos vários estabelecimentos que cercam a Praça Humberto Bortoluzzi. Pois esse é um ponto com boas opções de restaurante, lojinhas de artesanato e maravilhosos casarões antigos para admirar.

4. Gôndola Lucille

Gondola Lucille

Fonte: Portal de Turismo de Nova Veneza

A Gôndola Lucille está localizada no lago artificial da Praça Humberto Bortoluzzi.

A embarcação é uma das grandes atrações turísticas devido à sua ambientação com cobertura e ponte de madeira que dão margem para boas fotografias. Contudo o mais interessante é que Lucille é uma das 4 raríssimas gôndolas presenteadas pelo governo da Itália como forma de simbolizar a união entre a cidade e o país de origem.

Durante essa visita não fique apenas nas fotos. Visto que é possível entrar até 4 pessoas na gôndola para experimentar a sensação tipicamente veneziana. Sem a necessidade de pagar alguma taxa.

5. Rua Coberta de Nova Veneza SC

Rua coberta Nova Veneza SC

Fonte: Sul Noticias

A Rua Coberta de Nova Veneza foi inaugurada em 2009. Ao lado da Praça Humberto Bortoluzzi.

Essa Rua é um trajeto de 55 metros de extensão que é fechada para uso dos pedestres durante os finais de semana.

Portanto se torna uma ótima opção a quem quer um momento europeu em terras brasileiras. Pois a estrutura da sua cobertura é formada por metal e policarbonato alveolar transparente. Protegendo então da chuva, enquanto permite a passagem da luminosidade natural.

6. Ponte dos Namorados (Ponte dei Morosi)

Ponte dos Namorados

Fonte: Sulinfoco

A Ponte dos Namorados (2016) atravessa o rio que corta o centro da cidade. Sua estrutura faz alusão à antiga ponte de 1936 — considerada ponto de encontro dos casais da época.

Assim sendo, atualmente é um trajeto charmoso e romântico de passagem para pedestres. Onde casais podem colocar cadeados personalizados com datas especiais e iniciais dos nomes para eternizar o amor.

Nesse passeio, que tal tirar um tempo para admirar e tirar belas fotos na ponte? Uma vez que é toda decorada com flores ornamentais. E possui como diferencial um balanço para os casais.

7. Igreja da Paróquia de São Marcos de Nova Veneza SC

Igreja Matriz São Marcos

Fonte: Visite Nova Veneza

A Igreja da Paróquia de São Marcos é a igreja matriz de Nova Veneza (SC). Portanto é um ponto obrigatório aos turistas da cidade. Ou seja, não apenas às pessoas religiosas. Mas também a quem ama observar a arquitetura local e as diversas obras de arte que podem ser vistas em seu interior.

A construção ainda tem como fatores importantes e interessantes o Leão de São Marcos na porta de entrada, presenteado pelo governo de Veneto. Os três sinos e o relógio de Turim, na Itália.

8. Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca

Museu do Imigrante Nova Veneza SC

Fonte: Visite Nova Veneza

Em suma, o Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca é outra atração turística projetada para celebrar os 100 anos da cidade.

Nesse ambiente você passa a conhecer um pouco mais sobre a história da colonização de Nova Veneza. Porém tudo por meio de objetos da época inseridos em salas históricas temáticas. Num dos edifícios mais antigos do município.

9. Chaminé – Memorial Família Bortoluzzi

Chaminé Nova Veneza SC

Fonte: Visite Nova Veneza

A Chaminé está localizada entre a Igreja Matriz de São Marcos e o Palácio Delle Acque.

Quem a vê pode estranhar. Já que se trata, literalmente, apenas de uma chaminé no meio do nada. Contudo na realidade esse monumento é o que sobrou da famosa fábrica da família Bortoluzzi. Estando de pé então como uma forma de homenagem.

10. Palazzo Delle Acque, Nova Veneza SC

Palazzo Delle Acque Nova Veneza SC

Fonte: Foco Popular

Assim como Museu do Imigrante, o Palazzo Delle Acque é um importante centro histórico de Nova Veneza (SC).

Entretanto o palácio carrega a história e tradição italiana por meio de sua arquitetura e dos eventos. Como por exemplo o Baile das Máscaras, anterior ao Carnevale di Venezia.

Logo esteja atento à sua programação.

11. Casas de Pedra

Casa de Pedra Nova Veneza SC

Fonte: Portal de Turismo de Nova Veneza

As Casas de Pedra foram tombadas como Patrimônio Histórico Nacional do Estado de Santa Catarina. Devido à sua arquitetura antiga do século XIX. Construída com a técnica das pedras de barro, trazida pelos colonizadores.

Dessa forma, para preservar as três importantes construções antigas, em 2002 houve a restauração das casas. Transformando-as em um tipo de museu que guarda em seu interior os pertences e passagens da família Bratti.

Nesse roteiro turístico, aproveite também para visitar o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio. Pois ambos são atrações turísticas distantes do centro. Mas próximos entre si.

12. Cachoeiras em Nova Veneza SC

Cachoeira

Fonte: Soul Trip

Portanto, para fechar sua viagem com chave de ouro, renove as energias em algumas das incríveis cachoeiras de Nova Veneza (SC).

A realização do ecoturismo é feita na área próxima à Serra Geral. Protegida pela Reserva Ambiental de São Francisco e Biológica Estadual do Aguaí. Onde há trilhas de níveis variados. De modo que é indicado a presença de um guia turístico.

Visite, então, algumas das principais cachoeiras: Cantão, Três Quedas, Bromélias, Rio Cedro Alto e Sertãozinho. E tire algumas fotos interessantes nos abrigos subterrâneos, as paleotocas.

Onde ficar em Nova Veneza SC? Dicas de hospedagem 

A cidade de Nova Veneza (SC) reserva inúmeros e excelentes pontos turísticos para curtir e se divertir. Assim sendo sugerido ao menos 2 ou 3 dias para aproveitar e conhecer o mínimo que o município tem a oferecer.

Então que tal se hospedar em alguma de suas pousadas?

Bormon Hotel

Bormon Hotel

Fonte: Bormon Hotel

O Bormon Hotel é a hospedagem mais recomendada de Nova Veneza. Isso porque está localizado próximo ao Pórtico de Entrada. E possui excelente custo-benefício. Uma vez que apresenta estrutura ecológica, quartos modernos e serviços bem completos.

Disponibilizando estacionamento, wi-fi, piscina, academia, bicicletas, áreas de recreação, escrivaninha, ar condicionado e banheira de hidromassagem.

  • Endereço: SC 446, Km 42.8 – Centro, Nova Veneza – SC, 88865-000
  • Telefone: (48) 3436-5470

Hotel Dolomitas

Hotel Dolomitas

Fonte: Booking

Seguido do Bormon Hotel, o Hotel Dolomiti é a segunda melhor opção. Já que está situado próximo ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio. E apresenta ótimas avaliações e custo-benefício.

Seu ponto proporciona mais tranquilidade e conforto ao turista. Visto que está um pouco distante do centro.
Suas acomodações possuem frigobar, ar condicionado, boas vistas, serviço de quarto e banheira. E você pode usufruir da hidromassagem, serviço de lavanderia e bar.

  • Endereço: Rod. José Spillere, 1234 – Caravaggio, Nova Veneza – SC, 88868-000
  • Telefone: (48) 3476-0393

Pousada di Venezia

Pousada Di Venezia

Fonte: Booking

A Pousada di Venezia é um hotel voltado aos amantes de ecoturismo e uma boa viagem em companhia do seu amigo de quatro patas. Isso porque é um estabelecimento pet friendly. E oferece algumas atividades ao ar livre, como trilhas e mergulhos na piscina.

Além disso, o local chama atenção por estar próximo à Vinícola Borgo e ser completo. Proporcionando boas experiências com a churrasqueira coletiva, salas de reuniões, sala de jogos, deck para pesca esportiva e quartos bem equipados.

  • Endereço: Travessa Giovanni Gava, s/n – Bairro São José, Nova Veneza – SC
  • Telefone: (48) 99815-3725

La Nostra Terra Pousada

La Nostra Terra Pousada

Fonte: Booking

Las Nostra Terra Pousada está situada a 5 minutos de distância do centro de Nova Veneza. Tendo como objetivo disponibilizar um ambiente tranquilo e sem estresses aos hóspedes. Assim sua estrutura é mais rústica e oferece atividades em meio à natureza. Como por exemplo curtir um momento em volta do fogo de chão, um passeio ao redor da pousada ou passeio de bicicleta pela região.

Da mesma forma que as reservas dos demais hotéis, possui wi-fi, estacionamento e café da manhã incluso.

Seu diferencial são as acomodações divididas em chalés.

  • Endereço: Rod. Dos Imigrantes, Rod. Ângelo Moro – Cristo Cricificado, Nova Veneza – SC, 88865-000
  • Telefone: (48) 99902-0078

Interclass Hotel Criciúma

Interclass Hotel Criciúma

Fonte: Booking

O Interclass Hotel Criciúma não está localizado em Nova Veneza. Porém é uma ótima recomendação a quem prefere se hospedar numa das cidades vizinhas. Isso porque está situado no centro do município de Criciúma. De modo a facilitar um passeio pela cidade.

Em suma, o ambiente é moderno, elegante e climatizado. Possuindo salas de reunião, spa, academia e armazenamento de bagagem. Além de oferecer quartos completos. Contando com cofre, frigobar, amenities de banho, escrivaninha, TV e secador de cabelo.

  • Endereço: Av. Centenário, 3001 – Centro, Criciúma – SC, 88801-000
  • Telefone: (48) 3081-9150

 

+Veja também Bombinhas em Santa Catarina: Atrativos Imperdíveis Para Visitar!

 

Portanto, convide mais pessoas para conhecer a cidade italiana em terras brasileiras. Pois certamente será uma viagem surpreendente e inesquecível.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Gondola
Nova Veneza SC: 12 Pontos Turísticos Para Conhecer na Cidade!
Praia de Coqueirinho mar e areia
Praia de Coqueirinho, João Pessoa PB – Litoral Paraibano!
Fábrica Nugali Chocolate Pomerode SC
Tour Fábrica Chocolate Nugali, Pomerode SC – História e Experiências!
Crianças na Vila Encantada
Porque Visitar a Vila Encantada? Tudo Sobre o Parque dos Dinossauros!
Vista da Cidade de Itajaí SC
O que fazer em Itajaí? Roteiros, restaurantes e hotéis!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus