Trilha do Morro do Cambirela – Onde Fica, Como Chegar e Dicas!

Morro do Cambirela Palhoça SC

10/08/2022

Para aqueles que não fogem de uma boa aventura e esforço, seguidos de uma recompensa sem igual, a trilha do Morro do Cambirela é a melhor pedida.

Isso porque é um destino indicado para todas as idades. Porém é importante estar preparado. Pois, embora seja uma das trilhas mais atraentes de Santa Catarina, também é uma das mais difíceis. De modo a exigir um certo preparo físico e resistência.

Proporcionando, assim, uma caminhada desafiadora. Dividida em três trilhas. Mas que garante oferecer uma das melhores vistas da cidade a quem se atrever a subir até o topo. Então que tal partir para mais essa aventura tentadora?

 

+Veja também Dicas de Como Aproveitar Santa Catarina e Suas Belezas!

 

Onde fica o Morro do Cambirela

Vista Morro do Cambirela pessoa em cima da pedra

Fonte: Tudo Sobre Trilhas

O Morro do Cambirela está localizado na grande Florianópolis. Mais especificamente no Parque Nacional da Serra do Tabuleiro (Palhoça/SC). A maior unidade de conservação e preservação integral do Estado de Santa Catarina.

O acesso mais próximo e recomendado é o da Trilha 1 pelo Km 222, da BR-101. Já que é possível estacionar o carro num posto de gasolina próximo ao Km 223. E voltar a pé pelo acostamento da BR-101 até chegar à uma estrada de terra que leva ao trajeto.

Outra opção pode ser seguindo após a ponte do rio Cubatão. Pela rua Jacob Vilain Filho e dobrar à esquerda na rua Dezesseis. Considerada mais perto das Trilhas 2 e 3.

Dentre esses trajetos, o Km 222 é o mais escolhido. Devido ao fato da Trilha 1 ser a mais percorrida. Uma vez que possui nível de dificuldade intermediário.

Contudo há quem prefira pela rua Jacob Vilain Filho. Pois dá acesso a duas trilhas. Facilitando a alternação para subir e descer por caminhos diferentes. Sendo a Trilha 2 a mais difícil de todas. E a 3 a mais tranquila.

Como subir o Morro do Cambirela

Morro do Cambirela vista cidade

Fonte: Tudo Sobre Trilhas

O trajeto pelo Morro do Cambirela é uma trilha revigorante e desafiadora por uma das montanhas mais altas e populares de Santa Catarina. Contando com mais de 1000 metros de altura em relação ao nível da água.

Para essa caminhada, é importante ter resistência e certo preparo físico. Já que sua duração de subida é de cerca de 3 a 4 horas. E seu percurso oferece alguns obstáculos. De modo que é necessário passar por caminhos íngremes e até escalar algumas áreas rochosas. Fatores que explicam a popularidade da região para a prática do trekking.

Além de ser importante se atentar em alguns terrenos mais escorregadios e fechados. Visto que a trilha possui proximidade aos mares e rios locais. E é um ambiente encoberto por uma vasta vegetação.

 

+Veja também Palhoça – SC: Onde Fica, Praias, Hospedagens e Pousadas!

As trilhas

Pessoas em trilha

Fonte: Novas Acrópode

Para chegar ao pico do Cambirela, você pode optar por uma das três Trilhas do Morro. Sendo que cada uma possui suas vantagens e desvantagens atraindo desde os iniciantes aos mais experientes.

Trilha 1

Com um nível de dificuldade intermediário, a Trilha 1 é a mais popular entre diversos aventureiros. Sejam experientes ou inexperientes. Pois é o trajeto que entrega a experiência completa da subida ao morro.

Havendo, assim, uma caminhada mais leve até o primeiro ponto de água. Seguida por uma escalaminhada (escalada com caminhada) por terrenos mais inclinados e rochosos.

Nesse e nos demais percursos é importante estar atento. Já que há apenas laços vermelhos para a indicação do caminho da trilha. Apesar disso, você também pode tentar usar um tracklog. Ou seja, aplicativo ou sistema capaz de realizar marcações de GPS para apresentar o caminho de trilhas.

Trilha 2

A Trilha 2 já é bem mais desafiadora. E passa a ser sugerida apenas às pessoas mais habilidosas e fisicamente preparadas.

Isso porque apresenta caminhos muito mais inclinados que os demais. De modo que há necessidade do uso de cordas em pelo menos quatro pontos do trajeto.

Contudo, embora seja mais custoso e cansativo, é bastante satisfatório aos seus viajantes. Devido às suas belezas naturais que se tornam cada vez mais visíveis na metade final da trilha. Assim sendo possível admirar praias e mares por grande parte da caminhada.

Trilha 3

Aos iniciantes, o mais recomendado é começar pela Trilha 3 do Morro do Cambirela. Visto que é famoso por seu percurso menos inclinado.

O seu trajeto passa apenas por mata fechada. Tornando-se comum esbarrar em plantas e galhos. Além de ser muito importante estar atento aonde pisa. Já que há pedras e raízes. E alguns pontos podem estar mais escorregadios.

Apesar disso, o esforço maior será apenas mais próximo ao cume do Morro. E o caminho é muito mais refrescante. Por causa da vegetação que a cobre.

Para fazer essa Trilha, indicamos a subida. Pois na descida, ao final da tarde, pode se tornar um pouco perigosa. Pois as árvores tendem a dificultar a iluminação do trajeto.

A vista do Morro do Cambirela

Vista para o mar do Morro do Cambirela

Fonte: Sympla

Chegando ao cume do Morro do Cambirela, a vista é de tirar o fôlego. Já que se trata de um incrível mirante natural para a região de Florianópolis.

Logo é possível ver a Ilha de Santa Catarina, o litoral catarinense, Santo Amaro da Imperatriz e boa parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Passando então a contemplar dos mares à vegetação e a cidade que encanta a muitos não apenas com sua cultura. Mas também com suas belezas naturais.

Dicas e informações sobre a trilha Morro do Cambirela

Morro do Cambirela Vulcão

Fonte: ND Mais

Para trilhar pelo Morro do Cambirela, além de um bom preparo físico e mental, é importante se planejar. E organizar seus objetos corretamente. Pois assim será possível garantir uma experiência mais rica, tranquila e agradável.

Portanto esteja atento a alguns pontos como:

  • Horário de funcionamento: as Trilhas para o topo do Morro do Cambirela estão disponíveis todos os dias e a qualquer momento. Entretanto o mais indicado é iniciar a caminhada às 8h e finalizar até às 17h;
  • Taxa para a trilha é gratuita;
  • Nunca trilhe sozinho o Morro do Cambirela: já que não são poucos os casos de acidentes ou indivíduos perdidos. Então, em casos de inexperiência é mais sugerido contratar um guia profissional. E andar com seus amigos ou familiares;
  • Itens necessários para uma boa trilha: esteja munido de água e lanches. Além de saquinhos para armazenar seu lixo. Repelente, kit de primeiros socorros e protetor solar;
  • Vestimentas corretas para o trajeto: sempre tenha um casaco leve ou corta vento. E vista-se com calças confortáveis, tênis/bota, camiseta de manga longa e luvas, se possível. Quanto mais coberto estiver o seu corpo, mais seguro estará contra arranhões e picadas;
  • Verifique o clima do dia para a sua subida: sendo bom evitar dias de chuvas e ventos. E mais recomendado visitar entre os meses de Maio e Agosto. Período de menos nuvens e calor;
  • Tenha um tracklog ou guia turístico consigo;
  • Cuidado com animais e insetos peçonhentos.
  • E por fim e não menos importante: Respeite a natureza e seus seres vivos acima de tudo. Pois o Morro do Cambirela é um destino incrível que vai lhe proporcionar ótimas experiências e sensações. Mas isso se tivermos consideração e empatia pela Terra e pelo próximo.

 

Então compartilhe esse desafio para mais trilheiros e siga acompanhado para mais essa aventura sem igual!

Confira nossos principais
Pacotes de Viagem

Veja todos nossos pacotes

Pacote de viagem

Foz do Iguaçu - Paraná

Ver Oferta

Pacote de viagem

Maceió - Alagoas

Ver Oferta

Pacote de viagem

Beto Carrero World

Ver Oferta
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Entrada Zoo Pomerode Santa Catarina
Zoo Pomerode – Como Chegar, Ingressos, Tour e Atrativos e Hotéis!
José Boiteux Santa Catarina - Cachoeira
José Boiteux – Onde Fica, Cachoeiras, Hospedagens e Passeios Guiados!
Gondola
Nova Veneza SC: 12 Pontos Turísticos Para Conhecer na Cidade!
Praia de Coqueirinho mar e areia
Praia de Coqueirinho, João Pessoa PB – Litoral Paraibano!
Fábrica Nugali Chocolate Pomerode SC
Tour Fábrica Chocolate Nugali, Pomerode SC – História e Experiências!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus