Conheça a Cidade de Blumenau, um Pedaço da Europa no Brasil!

Parque da Vila Germânica em Blumenau - Santa Catarina

09/02/2022

Blumenau ficou conhecida em todo o território nacional com um pedacinho da Europa em solo verde e amarelo, esse reflexo europeu pode ser percebido na arquitetura das casas e ruas, em sua culinária e até mesmo em suas festas, que é um dos grandes atrativos do turismo local.

Turistando em Blumenau

Viajar é sempre uma experiência nova, que te permite conhecer novos lugares, respirar novos ares e sobretudo construir lembranças positivas, neste caso Blumenau te permite conhecer um outro pedacinho do mundo, sem sair do Brasil. Além do mais, você poderá turistar nas cidades mais famosas do Vale Europeu no Brasil, fazendo uma Excursão a Blumenau e Pomerode onde irá se encantar com as cidades alemãs!

O que você não pode deixar de conhecer por lá:

Santa Catarina

Florianópolis - Santa Catarina

Fonte: Apolar Móveis

Blumenau está localizada ao Nordeste de Santa Catarina, no Médio Vale do Itajaí. Para os amantes de compras, a cidade é um centro comercial excelente, com produtos variados como cristais e também artigos têxteis, que são reconhecidos em todo o Brasil e também no exterior, devido à sua qualidade. Abriga o maior Centro de Eventos de Santa Catarina, o Parque Vila Germânica, localizado em Blumenau.

+ Veja Também Dicas de Como Aproveitar Santa Catarina e Suas Belezas!

Parque da Vila Germânica

Fonte: Viagem e Turismo

Um local encantador que leva os turistas até o século XIX, para a Alemanha. O parque é uma réplica de uma vilã, onde é possível conhecer um pouco da arquitetura da época, da culinária e também dos aspectos da cultura local. Nas lojas para levar lembrancinhas e itens da cultura também podem ser encontrados por lá. O horário de funcionamento das lojas é de 10h às 20h e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 18h. Já os bares, funciona todos os dias de 11h às 23h. Saber o que você não pode deixar de fazer no Parque:

  • Comprar delícias no Armazém São Jorge
  • Encher a sacola com as maravilhas do empório Hemmer
  • No Café São Jorge tomar um delicioso cafezinho colonial
  • Comprar muitos souvenirs
  • Abusar das selfies das casinhas colônias da vila

O Parque, sendo considerado um o centro de eventos da cidade. Também é palco de um dos principais eventos de Blumenau. A Oktoberfest, que é maior festival de tradições germânicas, perdendo apenas para o original da Alemanha. Com duração de 19 dias sempre no mês de Outubro, a programação fica em torno do Parque da Vila Germânica, com um palco oficial para a tradicional festa alemã.

+ Veja Também Oktoberfest, a Festa Alemã Mais Aguardada do Ano Pelos Brasileiros!

Museus em Blumenau

Blumenau é uma cidade muito rica em história e por isso abriga diversos museus importantes, porém existem aqueles que se é um amante por história, não pode deixar de conhecer:

Museu da Cerveja

Museu da cerveja

Fonte: Hallo Blumenau

Apresenta uma gama de coleções de peças que pertenciam à Cervejaria Feldmann, extinta em Blumenau. São equipamentos antigos que eram utilizados na fabricação de cerveja, além de outros itens que contam a rica história do “pão líquido”, tão precioso na época.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de 9h às 17h durante a semana e aos finais de semana e feriados de 10h às 16h.

Museu da Família Colonial

Museu da Família - Blumenau

Fonte: Guia da Oktober

Conta com um acervo de mais de 6.200 peças da família colonial. Como móveis, roupas, acessórios, maquinários e utensílios domésticos, todos bem conservados. No fundo do complexo, você ainda pode conhecer o Cemitério dos Gatos e contemplar as árvores que foram plantadas pelo fundador de Blumenau.

A entrada é R$5, onde professores e estudantes pagam meia-entrada e menores de 8 anos tem gratuidade. O horário de funcionamento é de terça à domingo de 10h às 16h, até mesmo nos feriados.

Museu Hering

Museu Hering - Blumenau

Fonte: Turismo Blumenau

Preserva a história de uma das marcas da moda mais tradicionais do nosso País, a Hering. A exposição conta com um acervo histórico e também multimídia. A surpresa da visita é que o visitante ainda tem a possibilidade de customizar sua própria camiseta. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de terça a sexta, de 9h às 18h e aos finais de semana e feriados de 10h às 16h.

Fundação Cultural

Fundação Cultural - Blumenau

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Foi a Sede da colônia de Blumenau, e após a remodelação começou a sediar a Prefeitura Municipal, Fórum e algumas repartições judiciais e também policiais. Em 1958, foi destruído parcialmente por um incêndio e inaugurado após restauração em 2001. Hoje abriga também o Museu de Artes, que conta com um acervo de mais de 400 obras e possui exposições durante todo o ano. O Cine Arte também tem sua sede na Fundação.

Centro Histórico

Locomotiva Macuca - Blumenau

Fonte: Viajar correndo

É um dos principais destinos de Blumenau, concentra boa parte dos Museus, além de Catedrais, a feira de artesanatos, o horto e a Igreja Luterana. A locomotiva Macuca e o Mausoléu Dr. Blumenau também são opções que ele oferece ao seus visitantes.

Rua XV de Novembro

Rua XV de Novembro

Fonte: Guia Melhores Destinos

Antigamente chamada de Rua da Linguiça, devido ser bem estreita e com muitas curvas, após a expansão, passou a ser conhecida como Rua do Comércio. Palco dos desfiles da Oktoberfest, e também do aniversário da cidade e do Stammtisch.

Outros segredos de Blumenau

Fonte: Rádio Nereu Ramos

Como um excelente centro comercial para roupas, a indústria têxtil é um das grandes atrações em Blumenau. A fábrica da Hering é apenas uma das fábricas que ficam localizadas na cidade. Algumas delas são: Altenburg Store Outlet, Camisaria Principessa e Buon Giorno, Cristina Mega Store, Dulmar Moda íntima e pijamas, Havan entre outros.

E está preocupado com hospedagem em Blumenau?

Hotel em Blumenau

Fonte: Ibis

Essa é a parte fácil, a cidade reserva diversa opções de estadia, onde a melhor localização é um pequena área do centro. Localizada entre a Rua VX de Novembro e a Vila Germânica. Algumas sugestões:

  • Pousada Vila Germânica
  • Hotel Steinhausen Colonial
  • Stammtisch Hostel Backpackers
  • Himmelblau Palace Hotel
  • Hotel Pousada XV

+ Reserve sua Hospedagem!

Quer conhecer Blumenau? Compre agora mesmo sua passagem de ônibus ou avião!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Morada dos Canyons Vista das Montanhas
Morada dos Canyons: Onde Fica, Infraestrutura, Serviços e Outros!
Praia da Guarita Torres Rs
Torres RS: Onde Fica, Praias, Pontos Turísticos, Festivais e Mais!
Fonte: Pix Here
Réveillon em Gramado: Programação, Restaurantes e Hotéis
Quarto de hospedagem
Onde Ficar em Bento Gonçalves? 6 Melhores Hospedagens!
Pórtico de Flores da Cunha
O que fazer em Flores da Cunha RS – Melhores Roteiros!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus