Conheça os Melhores Roteiros de Pelotas RS Para Você Fazer!

Pelotas RS

24/12/2018

O Município de Pelotas localizado no sul do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital do Doce, pelas maravilhas que são produzidas na região. Algumas pessoas ainda chamam o município de Princesinha do Sul, apelido carinhoso do século 19, mas não se engane, o turismo no local vai muito além dos doces da região, a riqueza cultural e opções de diversão são inúmeras e incontáveis. Você sabia que a Princesinha do Sul tem praia de água doce? Pois é, um lugar incrível que merece ser explorado e admirado.

A princesinha do Sul também possui um importante pólo universitário, com uma rota de gastronomia bem diversificada e diversas atrações culturais. Pelotas conta com diversos casarões que hoje ainda estão de pé recebendo turistas de diversos locais para conhecer mais sua história.

+ Veja Também 9 Incríveis Cachoeiras no Rio Grande Do Sul, Você Precisa Ir!

Importância de Pelotas na Revolução Farroupilha

Desfile da semana Farroupilha em Pelotas Fonte: Portal be

Pelotas teve muita importância para a revolução, não apenas pelo fato de que os farrapos tiveram um bom apoio no quesito financeiro dos donos das charqueadas, pois imaginavam que a sua riqueza e seu desenvolvimento comercial era ameaçado pela política da época do império do Brasil, além do aumento dos impostos e ainda tinha a questão territorial.

O principal objetivo era ter o Canal São Gonçalo à sua disposição, que tinha uma ligação bem rápida diretamente com o mar, onde os farrapos tentaram por inúmeras vezes tomar a região, mas nunca tiveram sucesso por muito tempo. Foram batalhas sangrentas entre os imperialistas e farrapos, onde a soberania imperialista prevaleceu.



Conheça o que você fazer em Pelotas – RS

Existe muito o que fazer na cidade de Pelotas, a Princesinha do Sul tem opções para todos os bolsos e todos os gostos, todos ricos em história e divertimento. Saiba os principais pontos turísticos para montar seu roteiro de viagem:

+ Veja Também Garibaldi – RS: Como ir, Roteiros, Atrativos Turísticos e Dicas!

Charqueadas São João

Casa e quintal da locação de Charqueadas São João em Pelotas Fonte: Agência preview

Uma das locações mais incríveis da cidade, onde na visitação você tem a sensação de já ter visto e pode acreditar, você possivelmente já conhece alguns pontos do local, e não pense que foram experiências de vidas passadas ou sonhos.

Acontece que a Charqueadas São João já foi locação de novelas, minisséries e filmes, a mais famosa foi para minissérie estrelada A Casa das Sete Mulheres que passou em 2003. A visitação acontece de segunda à sábado, de 9h às 18h e também aos domingos, de 14h às 18h, o valor do ingresso é de R$30,00 e pode ser adquirido no local.

+ Veja Também Cambará do Sul – Como ir, Quando ir, O que Aproveitar!

Praça Coronel Pedro Osório

Banco da Praça Coronel Pedro Osório em Pelotas Fonte: Viaje por pelotas

Como a grande maioria das praças do interior de uma cidade, a Praça Coronel Pedro Osório ou Praça Central é o principal ponto de encontro de amigos e visitantes. Possui uma arquitetura incrível, que conta com uma riqueza incrível de detalhes, se você é um amante de arquitetura, você passará horas e mais horas observando cada detalhe do local.

Os locais contam que a água do chafariz da praça era a única fonte de água potável da cidade, no século 19.

+ Veja Também Desfrute dos Pontos Turísticos de Bento Gonçalves em RS!

Catedral Metropolitana São Francisco

Interior da Catedral Metropolitana São Francisco Fonte: Pelotas 13 horas

Um lugar espetacular para visitar, é realmente impressionante cada detalhe da construção. Sua primeira inauguração aconteceu em 1813, pois teve parte de sua estrutura destruída por um raio. A cúpula e as pinturas criadas por Aldo Locatelli e Emílio Sessa, criadas nos anos 40 merecem um destaque especial.

Os vitrais é um outro ponto que merece uma observação cuidadosa para não perder nenhum detalhe. Existe um detalhe que chama bastante atenção, que são pequenas entradas de luz na cúpula que confere uma luminosidade muito especial exclusivamente nas pinturas.

+ Veja Também Natal Luz Gramado: Onde fica, Pacotes, Ingressos e Dicas!

Lagoa dos patos

Lagoa dos patos em Pelotas Fonte: Ludmilasaharovsky

Considerada a maior lacuna de toda a América do Sul, conhecida popularmente como Mar de Dentro, ela é responsável por banhar 14 municípios do Rio Grande do Sul, possui água salgada, porém em alguns momentos possui água doce, dependendo das épocas de chuva, tudo isso graças à ligação com o oceano Atlântico. Um lugar que precisa constar no seu roteiro por Pelotas, se possível, aproveite o pôr-do-sol que é incrível!

+ Veja Também Pontos Turísticos de Gramado e Canela Que Merecem Sua Visita!

Museu da Baronesa

Parte da frente do Museu da Baronesa Fonte: Pelotas 13 horas

Antigamente era conhecido como o Solar da Baronesa, onde ao se tornar um Museu, seu nome sofreu uma leve alteração, abriga um grande acervo com mobílias de mogno, enxovais totalmente bordados à mão, vestuário da época, que demonstravam toda a potência do poder da indústria charqueadora.

A alta sociedade da época tinha influência direta pelas vestes e costumes dos europeus, graças às constantes viagens para Europa. O horário de funcionamento do Museu é de Terça a Sexta, de 13h às 17h e aos Sábados, Domingos e Feriados de 14h às 18h, com taxa de entrada de R$3.

+ Veja Também Parques da Disney em Orlando: Onde Fica, Como ir, Ingressos e Dicas!

Feira Nacional do doce

Doces em cima da mesa - Feira Nacional do doce Fonte: Fenadoce

Conhecida como FENADOCE é um evento que se destina a divulgação das delícias doces que a região de Pelotas produz de forma artesanal e em alguns casos, até mesmo de forma industrial. Uma mostra com doces finos, conservas, doces caseiros e geleias. Acontece entre os meses de maio e junho e ainda com atrações musicais e bebidas. Um evento imperdível!

+ Veja Também Viagem de Avião com Crianças e Bebês: O Que Levar, Cuidados e Dicas!

Dica da Transportal

Mascote de Dicas da Transportal Viagens

Visite a Praia do Laranjal, é muito bom para mudar um pouco de ares dos passeios culturais e visitações à locais históricos, a praia possui água doce e fica muito bem localizada, a menos de 15 minutos do centro de Pelotas. À beira mar, ficam diversas casinhas lindas e restaurantes com boa culinária.

Aproveite o pôr-do-sol na praia contemplando a vista e se possível saboreando um dos doces típicos da região.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pórtico de Flores da Cunha
O que fazer em Flores da Cunha RS – Melhores Roteiros!
Praça cheia de flores em Nova Petrópolis
O que fazer em Nova Petrópolis? Roteiros imperdíveis para você!
Fonte: Viagens e caminhos
O Que Fazer em São Miguel das Missões? 3 Roteiros Imperdíveis!
Vista aérea do centro de Caxias do Sul
Descubra as 5 Melhores Dicas Sobre O Que Fazer em Caxias do Sul!
Pelotas RS
Conheça os Melhores Roteiros de Pelotas RS Para Você Fazer!
Veja Todas >
Cadastur