Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O que fazer em Flores da Cunha RS – Melhores Roteiros!

Pórtico de Flores da Cunha

Flores da Cunha é conhecida como o cantinho mais italiano no Brasil. Localizada no coração da Serra Gaúcha, a pequena cidade de 30 mil habitantes teve sua origem através da colonização italiana em 1876.

A cultura italiana está em todos os detalhes, desde a arquitetura em moldes europeus até as grandes vinhedos e produção de vinho. Além disso, os costumes, tradições e a culinária italiana deixam a cidade ainda mais especial.

A cidade é conhecida pela sua ampla produção de vinho, mas também impressiona pelas suas paisagens, atrações e riquezas naturais.



O que fazer em Flores da Cunha

Flores da Cunha é uma cidade pequena, mas não se engane ela oferece diversas atrações aos seus visitantes. Dona de uma grande beleza natural, as suas paisagens são lindíssimas e há atividades para toda família. Selecionamos os melhores roteiros para te ajudar a decidir sobre o que fazer em Flores da Cunha. Confira:

+ Veja Também Vindima na Serra Gaúcha: Saiba o que é, Programação e Dicas!

Praça da Bandeira

Praça da Bandeira Fonte: viagens e caminhos

A Praça da Bandeira fica no coração no centro de Flores da Cunha em frente à Igreja Matriz. A praça tem uma excelente estrutura, e foi reformada em 2016. Esse é um dos pontos favoritos dos moradores e também dos turistas para fazer uma pausa, descansar, e sentar em um dos seus bancos enquanto saboreia um delicioso chimarrão.

Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes Fonte: Guia de caxias do sul

Um dos pontos de maiores turístico da cidade e que merece uma parada obrigatória no seu roteiro é a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes. A igreja começou a ser construída em 1914.

Ao lado da igreja também está o campanário de 55 metros de altura, feito com milhares de pedras. Nele estão os famosos cinco sinos que foram encomendados da França por Dom Finotti, padre responsável na época, e trazidos por navio.

+ Veja Também Garibaldi – RS: Como ir, Roteiros, Atrativos Turísticos e Dicas!

Mirante Gelain

Mirante Gelain Fonte: Viagens e caminhos

Se você quer apreciar uma vista espetacular do Rio das Antas e da Cascata Bordin, você tem que visitar o Mirante Gelain. Embora ainda não seja um dos principais pontos de destino dos visitantes de Flores da Cunha, essa é uma experiência que vale a pena ser vivenciada.

Do mirante é possível ter uma bela vista da cidade, fazer trilha, rapel e há local para acampamento. Também há quiosque e lanchonete, estacionamento e mirante físico. Durante o caminho até o mirante você vê diversas vinícolas e é surpreendido pela beleza natural do local.

O Mirante Gelain fica no Travessão Alfredo Chaves, a 11 km do centro de Flores da Cunha. O acesso é pelo trevo da RS-122, acessando a VRS-814, sentido Nova Pádua.

Mirante Gaio

Mirante Gaio Fonte: Achetudonaserra

Outro lugar que os apaixonados por natureza devem conhecer é o Mirante Gaio. Do seu alto, é possível ver o encontro do Rio Tega com o Rio das Antas, é nesse lugar também que as cidades Nova Roma do Sul, Nova Pádua e Flores da Cunha se encontram.

Do mirante você tem uma vista privilegiada dos vales. O acesso até o local é pelo Mato Perso, próximo ao São Vitor há uma estrada que leva até lá. Não há uma estrutura como no Monte Gaio, há apenas um estacionamento, então se for visitar, leve um lanche e uma blusa, pois no local venta bastante.

+ Veja Também 5 Melhores Vinícolas em Bento Gonçalves Para Você Conhecer !

Vinícolas de Flores da Cunha

Você não pode sair de Flores da Cunha sem conhecer as suas vinícolas. A cidade é famosa pelas famosas plantações de vinho ao longo da serra, sendo um dos maiores produtores de vinho país. A boa notícia é que além das visitas guiadas, você também pode degustar os vinhos que ali são produzidos.

Vinícola Luiz Argenta

Plantações de uva Fonte: Guia da semana

A vinícola Luiz Argenta já recebeu o título de uma das mais belas vinícolas do mundo, e não é por menos, o lugar consegue unir a tradição e modernidade que vão desde as garrafas até a conservação da bebida.

A vinícola, que hoje é a maior produtora do país, se estende por uma área de 55 hectares. Os turistas que desejarem pode visitar as plantações, o tour é guiado por um enólogo, e além de conhecer a produção do vinho, também é possível fazer uma degustação ao final do passeio. As visitações são por ordem de chegada e realizadas em grupos de no mínimo 2 pessoas e no máximo 15.

  • Horários das visitações: De segunda a sábado às 10:00h, 14:00h, 15:00h e 16:00h. Domingos e feriados, às 10:30h, 14:30h e 15:30h.
  • Duração: 1 hora
  • Valor: R$50 por pessoa (maiores de 18 anos).
  • Endereço: Avenida 25 de Julho, 700.

As reservas e mais informações estão disponíveis no site da Luiz Argenta.

+ Veja Também Passeios na Serra Catarinense: Saiba como aproveitar essa Região!!

Vinícola de Monte Reale

Vinícola de Monte Reale - Flores de Cunha Fonte: Serra gaúcha

A vinícola de Monte Reale também deve entrar na lista dos amantes de um bom vinho. O lugar também é aberto a visitações, e no tour o visitante pode conhecer todo o processo de produção da bebida, a estocagem e o amadurecimento dos vinhos nos barris de carvalho nas caves até chegar às garrafas.

No local também há um restaurante e todo domingo ao meio-dia é servido um delicioso almoço italiano. Para as visitações e restaurante é preciso fazer reserva.

  • Horários: Segunda a sexta-feira das 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 17h30. Sábados das 10:00 às 18:00;Domingos das 9:30 às 11:30. Feriados das 10:00 às 17:00.
  • Endereço: Av. 25 de julho, No 5005 | São Cristovão.

Para reservas, veja mais informações no site.

Vinícola Salvador

Vinícola Salvador - Flores de Cunha Fonte: Barrica de Carvalho

A Vinícola Salvador (ou Salvattore) é uma das mais conhecidas de Flores da Cunha. Ela fica em um dos prédios mais antigos da cidade, que apresenta excelente restauração e um clima de viagem no tempo.

A vinícola também oferece visitação guiada, em que é possível conhecer o processo de produção do vinho. O local fica no centro da cidade e não possui vinhedos próprios, então a visitação é somente pelo prédio, mas vale muito a pena. É possível realizar a degustação do vinho e espumantes e conhecer a belíssima arquitetura do prédio.

As visitações ocorrem de hora em hora e não é necessário fazer reservas antes.

  • Duração: 30 minutos
  • Horários: De Segunda-feira a Sábado: 9:00 – 10:00 – 11:00 – 13:30 – 14:30 – 15:30 e 16:30 hrs. Domingo: 9:00 – 10:00 – 11:00 hrs
  • Endereço: R. Júlio de Castilhos, 1880.

Não há cobrança de ingresso.

Grupo acima de 15 pessoas é necessário prévio agendamento. Mais informações no site.

Festivais em Flores da Cunha

Flores da Cunha também é conhecida por dois eventos muito famosos no sul: O Festa Nacional da Vindima e a Feira de Inverno. Os dois são imperdíveis, e vale a pena visitar a cidade nestes períodos. Saiba um pouco mais sobre cada um:

+ Veja Também Melhores dicas para você curtir um festival em qualquer lugar!

Festa Nacional da Vindima

Pessoa cortando cacho de uva Fonte: Divino

A Festa Nacional da Vindima acontece todos os anos entre os meses de fevereiro e março. A festa é uma comemoração ao vinho e a uva, no melhor estilo italiano com muita animação e música.

No período da festa é possível fazer alguns tours de degustação de vinho, conhecer as produções locais, curtir os shows, e aproveitar a gastronomia local. Mas atenção, essa é uma das festas mais importantes da cidade e costuma ficar cheia de turistas nesse período, então reserve a sua acomodação com uma boa antecedência.

Para mais informações sobre o evento e divulgação de datas fique atento ao site da Prefeitura da cidade.

Feira de Inverno

Feira de Inverno em Flores da Cunha Fonte: Portal leouve

A Feira de Inverno também é um dos eventos mais esperados em Flores da Cunha. Como o próprio nome já diz, a feira celebra o início do inverno e acontece anualmente entre os meses de junho e julho.

Durante a feira há expositores com vendas de vestuários e confecções, livros, artesanatos, gastronomia e claro, vinhos. Aliás, esse evento é perfeito para quem não abre mão de comer e beber bem, isso há uma ampla praça de alimentação e restaurantes com cardápios especiais e almoços que trazem as iguarias da culinária italiana e pratos típicos da região.

Também acontecem shows, contações de história, palestras e muito mais. Vale a pena aproveitar. Para saber mais acesse o site oficial do evento.

+ Veja Também Festival de Inverno de Garanhuns: Dicas para aproveitar o Evento!

Como chegar em Flores da Cunha

O aeroporto mais próximo de Flores da Cunha é o de Caxias do Sul, que fica a aproximadamente 23 km. A segunda opção de aeroporto é de Porto Alegre, que está a 150 km. Partindo desses dois aeroportos é possível alugar um carro. Também é possível ir de ônibus partindo das rodoviárias de cada cidade.

Onde comer

Além do vinho, a culinária e Flores da Cunha também é muito admirada. Na vinícola de Luiz Argenta, vale a pena conhecer o famoso Clô Restaurante, onde o menu muda de acordo com a estação do ano e traz o melhor da gastronomia italiana contemporânea. Em Monte Reale também tem o restaurante Valle de Mis, que apresenta deliciosas opções da cozinha italiana e uma cartela de vinhos que harmonizam perfeitamente com os pratos.

Restaurantes que também valem a pena visitar são: Casa Nostra, II Camino, Pizzaria Chef Bio, Restaurante Parque das Pitangueiras e La Cantinetta.

Onde se hospedar

Por ser uma cidade pequena não há muitas opções de hospedagem, sendo assim está planejando visitar Flores da Cunha faça a sua reserva com uma boa antecedência. Algumas das opções de hotéis e pousadas são: Fiório Hotel, Flores da Cunha Hotel, Trattoria di Trento, Parque das Pitangueiras e Dona Adélia. Quem gosta de camping e quer estar mais pertinho da natureza a nossa dica é o Camping da Vidima.

Agora que você já conhece esse pedacinho da Itália no Brasil, que tal reservar a sua viagem? Com certeza, esse é um destino que lhe experiências incríveis!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310