O que fazer em Nova Petrópolis? Roteiros imperdíveis para você!

Praça cheia de flores em Nova Petrópolis

24/05/2019

Nova Petrópolis é uma cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul que conta com apenas 21 mil habitantes. Pacata, Nova Petrópolis oferece diversas opções de turismo para quem passa por lá. Além disso, o cenário é deslumbrante, com lindas paisagens por todos os lados.

Situada a apenas 90 quilômetros de Porto Alegre, a cidade é de fácil acesso. Se você deseja ir de avião, basta desembarcar na capital gaúcha e pegar um ônibus ou alugar um carro até Nova Petrópolis. A estrada não possui pedágios e a previsão de viagem é de cerca de 2 horas dependendo da trafegabilidade.

Outra sugestão é optar pelo Aeroporto Regional de Caxias do Sul, que está localizada a apenas 30 quilômetros de Nova Petrópolis. São apenas 40 minutos de trajeto, porém, a estrada pedagiada.

Já se você é daqueles que gosta de dirigir, pode ir de carro. Existem inúmeras vias, mas as principais são a BR 116, que corta todos os estados do Sul; BR 101 ou ainda a BR 486. Partindo de São Paulo-SP, Londrina-PR, Curitiba-PR, Foz do Iguaçu ou ainda Florianópolis-SC, é possível ter acesso direto a Nova Petrópolis, explorando uma das opções citadas acima.

Chegando lá, você pode conhecer os diversos pontos turísticos que Nova Petrópolis oferece. Alguns dos mais visitados pelos turistas que passam pela cidade são:

Roteiros para fazer em Nova Petrópolis



Pedras do Silêncio

Escultura no parque Pedras do Silêncio em Nova Petrópolis Fonte: Gramado blog

Um dos lugares mais visitados de Nova Petrópolis são as Pedras do Silêncio. O parque foi construído com o objetivo de resgatar a história da imigração germânica, divulgando costumes por meio de esculturas em pedras.

Ao todo, são mais de 300 toneladas de pedras de arenito e mais de 80 peças contando a história da imigração dos alemães com esculturas de pessoas, famílias, objetos, entre outras coisas. Todo o processo levou cerca de três anos para ser concluído e desde então, as esculturas do Parque Pedras do Silêncio é aberto à visitação.

+ Veja Também Conheça os 8 Melhores Cânions Para Quem Ama Aventura e Altura!

Ninho das Águias

Ninho das Águias Fonte: Férias Brasil

Se você é aventureiro, o lugar ideal é o Ninho das Águias, ponto de encontro para os pára-quedistas na serra gaúcha em Nova Petrópolis. O mirante possui 590 metros de altura e possui rampa para vôo livre e uma vista panorâmica incrível da região.

Entre março a novembro, vários campeonatos de voos são realizados por conta dos ventos mais fortes. Se você não tem coragem suficiente para saltar, pode simplesmente degustar um chimarrão, admirando a vista e assistindo os pára-quedistas colorir o céu. Durante a noite, é possível vislumbrar um lindo céu estrelado. O Ninho das Águias ainda conta com quiosques com churrasqueira, lanches e bebidas, banheiros, internet wireless e até estação meteorológica.

Parque Aldeia do Imigrante

Parque Aldeia do Imigrante em Nova Petrópolis Fonte: Guardanapo de papel

Outro ponto bastante visitado é o Parque Aldeia do Imigrante, que tem uma infraestrutura completa com casas comerciais que possuem arquitetura inspirada em vilarejos do sul da Alemanha. Por lá, você encontra malhas, artesanatos variados e principalmente pratos típicos locais, incluindo petiscos, lanches e pratos da culinária alemã, além de chopp e cervejas artesanais. O espaço costuma receber muitas famílias, em especial aos finais de semana, quando tem música ao vivo.

A Aldeia Histórica é outro local construído para retratar de forma fiel e autêntica o período da imigração alemã: dos costumes, passando pela culinária, objetos, até construções. As que mais chamam a atenção é a Capela do Imigrante de 1875, a Caixa Rural de 1902, a Ferraria de 1903 e o Memorial da Arquitetura Germânica.

+ Veja Também Passeios na Serra Catarinense: Saiba como aproveitar essa Região!!

Praça das Flores

Praça das Flores Fonte: Flickr

A Praça das Flores, como é popularmente conhecida, está localizada no centro de Nova Petrópolis. Seu nome original é Praça da República, mas por conta de seus belos jardins, é chamada de Praça das Flores. O lugar recebe os cuidados do município que proporcionam flores de diversas espécies, agraciando a cidade e recepcionando com alegria seus visitantes.

Na praça, você ainda encontra um lindo jardim e uma loja de souvenir com artigos do artesanato local. O acesso é fácil, já que está localizado no centro da cidade, além de ser grátis, com estacionamento e banheiros públicos no local.

+ Veja Também Chocofest: Saiba tudo sobre o maior evento de Páscoa do Brasil!

Labirinto Verde

Labirinto Verde Fonte: Nova Petrópolis.rs

A praça abriga também o Labirinto Verde, um local constituído de ciprestes formando paredes do labirinto. Ao todo, o labirinto tem 26 metros de diâmetro, 2 metros de altura e mais de 1.700 mil mudas de ciprestes plantadas. A visitação é gratuita e aberta ao público e está situado dentro da Praça das Flores. Além de toda a beleza do jardim, uma das coisas mais legais é o desafio de explorar o labirinto, pois não é tão simples encontrar o centro.

Quando você encontra, é presenteado com um pódio feito de cimento para você registrar o momento. A partir daí, o desafio é sair do labirinto. Essa brincadeira chama a atenção de muitas pessoas, principalmente visitantes que ainda não sabem o caminho de ida e volta.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pórtico de Flores da Cunha
O que fazer em Flores da Cunha RS – Melhores Roteiros!
Praça cheia de flores em Nova Petrópolis
O que fazer em Nova Petrópolis? Roteiros imperdíveis para você!
Fonte: Viagens e caminhos
O Que Fazer em São Miguel das Missões? 3 Roteiros Imperdíveis!
Vista aérea do centro de Caxias do Sul
Descubra as 5 Melhores Dicas Sobre O Que Fazer em Caxias do Sul!
Pelotas RS
Conheça os Melhores Roteiros de Pelotas RS Para Você Fazer!
Veja Todas >
Cadastur