O Que Fazer em São Miguel das Missões? 3 Roteiros Imperdíveis!

Fonte: Viagens e caminhos

19/03/2019

A cidade de São Miguel das Missões fica localizado um pouco distante de Porto Alegre, cerca de 470Km de distância, bem pertinho da fronteira com a Argentina, uma cidade que oferece um tipo de turismo diferenciado e encantador. Um destino que ficou conhecido após se integrar aos famosos Sete Povos de Missões, além dar abrigo às ruinas mais importantes da história da humanidade. Uma cidade incrível, que merece estar no seu roteiro de viagens.

Se você foi visitar o Rio Grande do Sul, aproveite e fique alguns dias em São Miguel das Missões, não fique surpreso, pois não existe muitas coisas ao redor da cidade, mas chegando até ela, vale a pena todo o caminho percorrido. O local é tomando como Patrimônio do Mundo pela Unesco. Possui uma grande importância histórica para todo o País. Está procurando algumas ofertas para visitar a cidade, a Transportal Viagens tem tudo que você precisa!

Na cidade de São Miguel das Missões, estão as Ruínas de São Miguel, que fica localizado em uma cidade bem pequena, com cerca de 8.000 habitantes, se perder é quase impossível! O local abriga esculturas de São Miguel do Arcanjo, Cacique Sepé Tiarajú e também dos Padres Jesuítas, além disso você pode ver o pórtico ao chegar na cidade.



O que você precisar conhecer em São Miguel das Missões

Visitar a cidade é ter uma experiência única, quase um reencontro com o seu interior, graças ao ar sagrado que São Miguel das Missões possui, conheça a seguir os locais que você não pode deixar de conhecer:

+ Veja Também Viaje Para Serra Gaúcha e Conheça os Principais Destinos!

Museu das Missões

Museu das Missões Fonte: Instituto Brasileiro de Museus

O Museu das Missões possui um grande acervo com imagens que foram esculpidas no período Jesuítico – Guarani, de todo o planeta. O SPHAN teve sua criação em 1937, e neste mesmo ano o arquiteto Lúcio Costa chegou ao Estado do Rio Grande do Sul para conseguir analisar as obras que foram remanescentes dos Sete Povos das Missões. O Museu foi idealizado pelo SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde hoje conhecemos sob o nome de IPHAN, sendo o Museu a primeira iniciativa deste órgão que visa proteger o patrimônio histórico.

O trabalho de recolher as imagens foi feito pelo João Hugo Machado no período de 1 ano entre 1939 e 1940. O Museu das Missões reflete toda a riqueza de cultura que uma civilização conseguiu desenvolver na região da cidade de São Miguel das Missões, as obras foram reconhecidas por Voltaire e também por Montesquieu, como um grande triunfo da Humanidade.

O estilo do Museu teve como principal inspiração a habitação dos missionários, que possui um avarandado com cobertura de telhas de barro. Além de sua rica coleção de imagens de obra pública, que são de raríssima beleza, são mais de 100 imagens, que possuem tamanhos variados, de 15 cm até mesmo 2,20m. A visitação ao Museu das Missões na cidade de São Miguel das Missões é compreender o motivo que a UNESCO criou uma expressão para descrever que a visitar o local é uma experiência impossível de ser descrita, que não existe precedentes em toda a Humanidade.

+ Veja Também 6 Museus de Londres que Valem a Pena Você ir Conhecer!

Sítio de Arqueologia de São Miguel Arcanjo

Sítio de Arqueologia de São Miguel Arcanjo Fonte: Wikipédia

As ruínas de São Miguel Arcanjo é uma das grandes heranças que foram deixadas pelos povos jesuítas além de serem consideradas como monumento histórico, de grande importância no Brasil. Tudo que restou dos Jesuítas dos Guaranis, que sofreu com um tornado que passou pela região em 2016.
No local os visitantes podem visualizar uma maquete que mostra uma estrutura daquela época e em seguida eles são convidados para assistir ao vídeo, que conta toda a história da região, que é muito importante para que todos os turistas compreendam todos os detalhes, principalmente aqueles que não estão acompanhados de guias.

+ Veja Também 6 Melhores Museus do Rio de Janeiro, Você Precisa Conhecer!

Espetáculo de Som e Luz – Ruínas

Espetáculo de Som e Luz – Ruínas - Dança contemporânea Fonte: UFSM

Esse é o espetáculo mais antigo que é feito sem nenhum tipo de interrupção, com duração de 48 minutos, apresentam a história da Saga dos Jesuítas e dos povos Índios Guaranis, como surgiram, como foi seu desenvolvimento e sua destruição. A apresentação acontece sempre em frente à Igreja do Sítio Arqueológico.

As apresentações acontecem de forma diária, também nos finais de semana e feriados, onde os horários podem variar um pouco dependendo da época do ano:

  • Horário de verão: 21h30
  • De Fevereiro a Outubro: 20h

O valor do ingresso é R$25 para adultos e para os estudantes e idosos, o valor é R$10. Os ingressos ficam disponíveis 1h antes do começo do evento, direto na Secretária Municipal de Turismo, que fica localizada na frente da guarita que dá acesso ao Sítio.

+ Veja Também 5 Passos Para Escolher um Bom Hotel com Conforto e Economia!

Onde se hospedar em São Miguel das Missões

Por uma cidade pequena, afastada e ainda com poucos recursos para atender a demanda turística, existem poucas opções para hospedagem na região. Existem algumas opções que vamos mostrar a seguir:

Tenondé Park Hotel

Tenondé Park Hotel Fonte: Youtube

Um hotel que preza pela experiência do visitante ao visitar a cidade, fica à 500m das ruínas, promovendo uma vista incrível para os hóspedes. Os quartos do Tenondé Park Hotel são bem confortáveis, com suítes requintadas, uma área de lazer e piscina, além de outras atividades que podem ser realizadas por lá.

Pousada das Missões

Café da manhã na Pousada das Missões Fonte: Booking

A pousada das Missões é outra opção para os viajantes, onde suas acomodações são bem aconchegantes e próxima das ruínas. O café da manhã é sempre muito elogiado, com piscina e área de lazer.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pórtico de Flores da Cunha
O que fazer em Flores da Cunha RS – Melhores Roteiros!
Praça cheia de flores em Nova Petrópolis
O que fazer em Nova Petrópolis? Roteiros imperdíveis para você!
Fonte: Viagens e caminhos
O Que Fazer em São Miguel das Missões? 3 Roteiros Imperdíveis!
Vista aérea do centro de Caxias do Sul
Descubra as 5 Melhores Dicas Sobre O Que Fazer em Caxias do Sul!
Pelotas RS
Conheça os Melhores Roteiros de Pelotas RS Para Você Fazer!
Veja Todas >
Cadastur