Torres RS: Onde Fica, Praias, Pontos Turísticos, Festivais e Mais!

Praia da Guarita Torres Rs

05/10/2021

O município de Torres/RS, localizado na região Sul do país, é a prova de que pontos turísticos paradisíacos brasileiros vão além do Nordeste. Isso porque é nessa cidade que vários turistas visitam as praias mais bonitas do Rio Grande do Sul. Favorecidas por suas enseadas, penhascos e morros. Além do maravilhoso Festival do Balonismo.

Dessa forma, o destino se divide em dois tipos de atrações turísticas. Visto que possui fatores ambientais perfeitos aos aventureiros. Como mar agitado, morros e trilhas. Ao mesmo passo em que oferece tranquilidade e bons locais para a diversão e descanso da família.

Assim, mesmo fora do verão ou em tempos mais frios, Torres/RS possui boa infraestrutura e planejamento turístico. De modo a atrair viajantes com seus cuidados, cultura, gastronomia, esportes e demais belezas naturais.

Então confira suas atrações.

 

+Veja também Aproveite Rio Grande do Sul nos Mais Belos Destinos Para Você!

 

Como chegar em Torres RS

Torres Rio Grande do Sul

Fonte: Convite ao Turismo

Torres é uma cidade que fica na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. No extremo litorâneo do Estado. Logo, para chegar de avião, é possível optar pelos aeroportos de Florianópolis, a 28km de distância, ou Porto Alegre, a 190km.

Além disso, você pode escolher o caminho pela estrada. Que dura cerca de 2 a 3 horas de viagem, pela BR-101. Mas isso vai depender se irá dirigindo ou de ônibus.

Contudo, para quem chega do Sul, a BR-101 nem sempre é a melhor opção. Já que é possível viajar admirando as belas paisagens litorâneas, por meio da RS-389, conhecida por Estrada do Mar.

 

+Veja também 9 Melhores Praias de Florianópolis Para Você Visitar!

 

O que fazer em Torres RS

Ao visitar Torres é interessante viajar entre dezembro e março. Pois assim você pode aproveitar suas inúmeras praias compostas por águas refrescantes durante o verão gaúcho, agraciado pelo sol e calor.

Porém, caso não tenha disponibilidade no verão ou não queira frequentar destinos cheios, vá em qualquer época do ano. Isso porque o município tem muito mais a oferecer além de suas praias. Assim como sua Igreja, dunas, morros, trilhas, voos, os mais variados balões do festival internacional e baleias.

Portanto, descubra a seguir pontos turísticos imperdíveis de Torres/RS!

Praias

Praia de Torres RS

Fonte: Visite o Brasil

As praias de Torres são apenas seis: Praia de Itapeva, Praia da Guarita, Prainha, Praia Grande, Praia da Cal e Praia de Molhes. Embora cada um tenha sua peculiaridade e beleza, todas chamam atenção por suas atividades, águas e infraestrutura. Disponibilizando excelentes serviços à beira mar. Como bares, restaurantes e banheiros.

Para a tranquilidade, um bom banho de sol e atividades na areia, sugerimos a Prainha, Praia da Cal e a Praia Grande. Mas, a quem procura mais movimento, surfe, pesca e diversão, não há como fugir de Itapeva, Guarita e Molhes que apresentam mares mais agitados.

Uma curiosidade ao visitante da Praia da Guarita: a praia está situada dentro do Parque Estadual da Guarita. Ou seja, área de conservação que possui como um dos principais atrativos turísticos a Torre Sul. Pois é uma subida que proporciona adrenalina, medo e grande admiração. Devido à vista panorâmica de tirar o fôlego!

Rio Mampituba

O Rio Mampituba é a divisa natural dos Estados Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Seu nome é originário do Tupi-Guarani e pode ser traduzido como “Rio de Muitas Curvas”, representando seu movimento entre os Estados. Partindo de São Francisco de Paula e desaguando no Oceano Atlântico.

As águas dessa atração costumam ser agitadas. De modo que é comum a prática de jetski, caiaque, stand up paddle, passeios de barco e pesca.

Não bastando, o Rio Mampituba ainda garante boa experiência gastronômica. Assim sendo um ponto de passagem essencial ao turista que busca por bons restaurantes de pescados e churrascarias.

Falésias de Torres RS

Falésia em praia - Torres RS

Fonte: Dicas Turismo

As falésias são estruturas geográfica contrastantes. Já que se tratam de enormes penhascos à beira mar. Sendo que são rochas que foram gastas pela ação das águas.

Em Torres, você pode contemplar três grandes formações: Morro da Guarita (Sul), Morro de Furnas (Meio) ou Morro do Farol (Norte). Dentre elas, o Morro do Meio é o mais famoso por causa de sua extensão. Contudo todas oferecem uma ótima caminhada e vistas perfeitas às praias.

Apesar disso, é importante se atentar ao momento de visita. Visto que há períodos em que a maré está alta, tornando o passeio perigoso. Além disso, um ponto negativo e triste é seu difícil acesso às pessoas com mobilidade reduzida.

Isso porque todas possuem uma grande quantidade de escadas para sua subida.

Morro do Farol

O Morro do Farol, também conhecido por último morro, torre mais alta do município ou Torre do Norte, é um ponto turístico fascinante e cheio de surpresas. Pois além de uma das vistas mais belas, ainda oferece a observação de baleias francas entre agosto e novembro. Esses animais podem ser avistados sozinhos ou com filhotes, devido à época de procriação e busca por águas mais quentes.

Aproveite esse passeio também para se aventurar. Já que é o local perfeito para pular de paraglider, principalmente entre dezembro e março.

Para sua visita, não invente desculpas. Até porque não há como escapar. Uma vez que possui entrada gratuita e é o único morro que permite o acesso de veículos motorizados. Facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Assim qualquer um pode admirar um dos faróis mais antigos do Estado do Rio Grande do Sul.

Ilha dos Lobos

Ilha dos Lobos - Torres RS

Fonte: Pinípedes do Sul

A Ilha dos Lobos é uma das atrações mais sensacionais de Torres. Pois além de ser a única ilha marítima do litoral gaúcho. É a menor Unidade de Conservação brasileira. E garante uma experiência inesquecível entre abril e dezembro: a observação de leões e lobos marinhos. Já que é o período de migração desses animais, que buscam um refúgio e descanso na Ilha dos Lobos.

Para admirar o local, você pode optar por ver de longe gratuitamente no Morro do Farol. Mas não sem binóculos. Visto que a ilha fica a 1,8km de distância da costa. Outra sugestão é o passeio de barco que cobra uma taxa por pessoa. Porém promete uma visualização melhor e mais próxima do local, estando a 500m de distância. Apesar disso, é importante ter em mente que não há como desembarcar na ilha. Isso visando a segurança do turista e preservação ambiental.

Durante o passeio, é possível avistar mais uma variedade de animais. Como: gaivotas, botos, tartarugas e baleias.

Gruta Nossa Senhora Aparecida

A Gruta Nossa Senhora Aparecida está situada na parte inferior do Morro do Farol. Podendo ser adentrada por meio do calçadão da Praia do Cal. Chamado também de Caminho da Santinha que une a Prainha à Praia do Cal. E contorna o morro.

Ao chegar na gruta, você pode observar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Juntamente com inúmeras placas em agradecimento às graças e decorações da santa em azulejo. Tudo emanando muita fé e boas energias.

Além disso, dentro do ambiente ainda há uma água limpa e fresca que brota de seu interior. Ela pode ser utilizada para encher garrafinhas, ser tomada no momento da visita ou passada na testa. Isso porque muitos acreditam que além de refrescar, proporciona benção.

Molhes da Barra

Molhes da Barra - Torres RS

Fonte: Cidade Brasil

Os Molhes da Barra são extensões projetadas na década de 70 com o intuito de diminuir a força das ondas, protegendo a Foz do Rio Mampituba.

Além disso, foram elaboradas para facilitar a entrada e saída de barcos pesqueiros. De modo que ainda são bastante utilizadas nos dias atuais. Embora sejam consideradas pontos turísticos devido aos faróis em suas extremidades.

Apesar disso, não é simples chegar ao final da passarela Molhes da Barra. Uma vez que possui 400m. Então que tal, ao menos, atravessar o Passo de Torres, localizado ao lado? Com apenas 150m de extensão.

Percorrendo as margens do Rio Mampituba, em direção oposta ao mar, você pode chegar à Ponte Pênsil. A construção de madeira para pedestres que liga Rio Grande do Sul à Santa Catarina.

Festival Internacional de Balonismo em Torres RS

Balões voando

Fonte: RVB Balões e Infláveis Promocionais

O Festival Internacional de Balonismo em Torres/RS é o maior evento de balão da América Latina e o terceiro maior do mundo! Originado em 1989.

Essa atração pode ser admirada nos meses da Páscoa. Assim sendo, ocorrem principalmente em março ou abril, durando um pouco mais de uma semana. Disponibilizando uma grande diversão, com suas competições, experiência de voo em balão, gastronomia local e o Night Glow!

O Night Glow é o momento em que todos os competidores reúnem seus balões e iluminam a noite com a queima de propano que torna tudo mais colorido, rústico e imperdível!

Onde comer

Taberna Bistrô

Fonte: Nossa Casa Imóveis

A culinária local de Torres (Rio Grande do Sul) é um prato cheio a quem ama churrasco, frutos do mar, comida gaúcha, pizzas e refeições caseiras. De modo que há uma grande variedade para todos os gostos. Então não deixe de experimentar os pratos dos restaurantes:

  • Taberna Bistrô: localizado próximo à Lagoa do Violão, atrativo turístico envolto por ótima gastronomia. A Taberna Bistrô oferece excelentes opções de comida italiana, repletas de massa e temperos gaúchos. Mas também é rico em grelhados e bons drinks. De modo a disponibilizar refeições requintadas e saborosas;
  • Torre Grill: popular pelos grelhados, comida gaúcha caseira e frutos do mar. Proporciona uma excelente variedade em seu buffet. Além de ganhar pontos com a opção de pratos vegetarianos;
  • A Gueixa Torres: perfeita aos amantes de comida oriental. Já que tem em seu cardápio vários combos de sushi e sashimi. Além de yakissoba e outros pratos típicos da cultura. Está situada próxima à Lagoa do Violão e à Igreja de São Domingos;
  • Cantinho do Pescador: especializado em frutos do mar. Está ao lado do Rio Mampituba. Proporcionando uma ótima vista, juntamente com sua boa hospitalidade e refeições frescas e únicas;
  • Manjericão Pizza na Pedra: outra boa opção próxima ao Rio Mampituba. É ideal a quem procura uma grande variedade em pizzas assadas em forno a lenha, vinhos e massas.

Onde se hospedar em Torres

Hotel Molhes da Barra

Fonte: Booking

Com uma incrível infraestrutura turística, não é de se assustar que suas hospedagens ofereçam grande conforto e bons serviços. De modo que há ambientes perfeitos para quem vai à entretenimento ou à trabalho. Podendo escolher entre campings, pousadas e hotéis que disponibilizam estacionamentos, wi-fi, piscinas e muito mais! Dependendo da sua necessidade.

Assim, sugerimos:

  • Pousada Baluarte: para quem quer próxima à Praia do Cal e ao Parque da Guarita. Possui uma ótima vista, além de bar e restaurante com ótimos drinks;
  • De Rose Praia Hotel: ideal para quem deseja tranquilidade. Pois fica alguns minutos de distância da Praia Grande. Garante diversão e conforto à toda família. Uma vez que possui piscina, sauna e área de recreação infantil;
  • Pousada Molhes da Barra: apresenta ótima localização próxima à praia e ao Rio Mampituba. Atrai seus clientes pelo excelente custo-benefício e serviços. Como área de recreação, lavanderia, buffet de café da manhã. Além de ar condicionado e frigobar nas acomodações.

 

Em suma, com tanta estrutura e belezas naturais, Torres/RS é um dos destinos brasileiros a se planejar. Pois, embora não seja extenso, há inúmeras atrações. Todas sensacionais! Então não perca essa viagem. E conheça um pouco de tudo da cidade paradisíaca do Sul.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Ano novo - 2020 - Réveillon em Gramado
Réveillon em Gramado: Programação, Restaurantes e Hotéis
Quarto de hospedagem
Onde Ficar em Bento Gonçalves? 6 Melhores Hospedagens!
Pórtico de Flores da Cunha
O que fazer em Flores da Cunha RS – Melhores Roteiros!
Praça cheia de flores em Nova Petrópolis
O que fazer em Nova Petrópolis? Roteiros imperdíveis para você!
Fonte: Viagens e caminhos
O Que Fazer em São Miguel das Missões? 3 Roteiros Imperdíveis!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus