Vale dos Vinhedos – Conheça a Rota do Vinho no Rio Grande do Sul!

Parreiras de Uva
- Escrito por: Leila Simões

Preparado(a) para uma verdadeira viagem no mundo dos vinhos e espumantes? Então vem com a gente conhecer o Vale dos Vinhedos, um destino obrigatório para conhecer na Rota do Vinho Rio Grande do Sul.

O destino fica localizado na serra gaúcha e com um bom roteiro, pode se tornar uma viagem inesquecível para fazer em casal, com amigos ou em família. Neste artigo, você vai conhecer dicas de passeios, restaurantes, como chegar e muito mais sobre Tour pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos.

Então continue a leitura para descobrir tudo sobre a Rota do Vinho Rio Grande do Sul!

 

+Veja também Rota do Vinho São Roque – Onde Fica, Como Chegar e Dicas!

 

Vale dos Vinhedos

Vista Aérea Parreiras de Uvas Bento Gonçalves

Fonte: Hotéis.com

O Vale dos Vinhedos é a principal região produtora de vinhos e espumantes do país. Cerca de 90% da produção nacional, incluindo rótulos premiados, vem das vinícolas do local. Não é à toa que o Vale dos Vinhedos é considerado um Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul e o principal destino de enoturismo do país.

A rota dos vinhos fica na área rural de três municípios do estado: Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves.

Neste último, está a maior parte do roteiro turístico. O que faz a qualidade dos vinhos ser tão alta é o clima do local com solo fértil e temperatura ideal para o cultivo de diferentes tipos de uvas.

Além das vinícolas no Vale dos Vinhedos, a rota contempla lindas paisagens e passeios históricos com contato próximo com a cultura italiana que é bem forte no local por causa dos imigrantes italianos.

 

+Veja também Desfrute dos Pontos Turísticos de Bento Gonçalves em RS!

 

Como chegar no Vale dos Vinhedos

A Rota dos Vinhos fica a aproximadamente 120 km ao norte da capital gaúcha. A melhor opção para chegar no Vale dos Vinhedos é viajar de avião até o Aeroporto de Porto Alegre.

De lá, o percurso pode ser feito pela BR 116 até chegar em Bento Gonçalves.

O trajeto pode ser feito de ônibus pelas empresas Itapemerim ou Viação Penha. Mas o aluguel de carro é a melhor alternativa para aproveitar a belíssima paisagem do trajeto e ter mais flexibilidade nos passeios.

 

+Veja também 5 Melhores Vinícolas em Bento Gonçalves Para Você Conhecer!

 

Vinícolas Vale dos Vinhedos

Vamos conhecer as principais vinícolas do Rio Grande do Sul para incluir em seu roteiro de viagem pelo Vale dos Vinhedos? Portanto, acompanhe!

Casa Valduga

Fachada Vinícola Casa Valduga

Fonte: Enologuia

Uma tradicional vinícola que produz vinhos e espumantes premiados nacional e internacionalmente. No tour pela Casa Valduga, os visitantes podem conhecer de perto o processo de fabricação das bebidas e ainda visitar as caves de vinhos subterrâneas.

Mais informações: www.casavalduga.com.br

Cave de Pedra

Vinícola Cave Pedra Vale dos Vinhedos - Rota do Vinho

Fonte: Passagens Imperdíveis

É impossível não se encantar antes mesmo de entrar na vinícola. A Cave de Pedra foi construída em uma arquitetura medieval moderna, feita totalmente com pedras basalto. Um visual incrível e que fica melhor com a belíssima paisagem.

A vinícola possui diferentes pacotes de enoturismo, incluindo tour com degustação e a degustação às cegas, onde os visitantes precisam adivinhar o tipo de vinho que experimentam.

Mais informações: www.cavedepedra.com.br

Miolo, Vale dos Vinhedos

Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos

Fonte: Mapa do Mundo

A Miolo é uma das maiores vinícolas do Brasil, tanto em tamanho quanto em produção em grande escala. Essa é a maior exportadora de vinhos do Brasil com produções no Rio Grande do Sul e em outros estados.

No complexo enoturístico da vinícola, é possível caminhar entre os vinhedos, conhecer mais sobre os processos de elaboração dos vinhos e fazer minicurso de degustação.

Mais informações: www.miolo.com.br

Almaúnica

Fachada Almaúnica Vale dos Vinhedos

Fonte: Almaúnica

Com foco na produção de garrafas limitadas de cada vinho, a Vinícola Almaúnica é conhecida pela qualidade dos produtos, incluindo a produção de vinhos finos e espumantes.

Nas visitas guiadas pela vinícola, os visitantes podem conhecer a modernidade e as práticas tradicionais utilizadas no processo de fabricação.

Mais informações: www.almaunica.com.br

Angheben, Vale dos Vinhedos

Angheben Vinícola - Rota do Vinho Rio Grande do Sul

Fonte: Bento Tour

Se você prefere um passeio para conhecer também a cultura regional, vale a pena visitar a Angheben. Uma vinícola familiar que, além do tour e degustação, permite um bate-papo mais próximo com os responsáveis pela elaboração dos vinhos e moradores da região.

Lidio Carraro

Placa Vinícola Lidio Carraro Vale dos Vinhedos

Fonte: Portal do Turismo Industrial no Brasil

Uma das vinícolas mais recentes do Vale dos Vinhedos. Os vinhos produzidos pela Lidio Carraro seguem a “filosofia purista”, ou seja, eles buscam preservar ao máximo os aromas e sabores naturais, sem passar por barricas, sem correção do álcool e filtração durante o processo.

Ao visitar a vinícola durante o trajeto pela Rota do Vinho Rio Grande do Sul, é possível participar da degustação na loja que fica na casa da família com explicações sobre cada produto e da história da empresa.

Mais informações: www.lidiocarraro.com/br

Barcarola, Vale dos Vinhedos

Vinícola Barcarola Vale dos Vinhedos - Rota do Vinho Rio Grande do Sul

Fonte: Vale dos Vinhedos

Uma vinícola no estilo boutique e com atendimento personalizado feito pelos proprietários. O tour pela Barcarola é mais intimista e é possível conhecer os detalhes da produção, além de degustar os vinhos e espumantes gratuitamente.

Além do enoturismo, a vinícola é um passeio histórico e cultural, já que a casa onde ficam o escritório e a boutique foi construída em 1913 no estilo colonial italiano.

Como se locomover no Vale dos Vinhedos, Rota do Vinho no Rio Grande do Sul

Como já dissemos, a Rota do Vinho fica na área rural. Por isso, as vinícolas e outros locais turísticos ficam bem distantes uns dos outros.

A forma mais prática para se locomover no Vale dos Vinhedos é de carro. Então sugerimos que alugue um automóvel para conseguir ter mais liberdade ao montar seu roteiro e conseguir conhecer as principais vinícolas da Rota do Vinho do Rio Grande do Sul.

Para quem prefere não dirigir para aproveitar ao máximo as degustações, vale a pena buscar o transporte por aplicativo ou motorista particular.

Restaurantes no Rio Grande do Sul, Vale dos Vinhedos

Restaurante Maria Valduga

Fonte: Casa Valduga

A gastronomia típica é outro ponto de destaque do destino. Confira nossas principais sugestões de restaurantes para você conhecer:

Alitália Posto Per Mangiare

Um restaurante com ambiente aconchegante e cardápio variado, incluindo massas caseiras, sopa de capeletti, polentas, queijos e deliciosos aperitivos.

Chamonix Fondue

O restaurante possui um cardápio com ingredientes variados para fondues doces ou salgados, além de raclette acompanhada de batatas.

Churrascaria e Restaurante Zandonai

O restaurante serve almoço com diversos tipos de saladas, pratos quentes, churrasco e sobremesas.

Empório Café

Uma opção de cafeteria com lanches rápidos para recuperar a energia entre um passeio e outro.

Giordani Gastronomia Cultural

O restaurante une o que há de melhor na gastronomia típica italiana e gaúcha: as massas e carnes. O ambiente é aconchegante e familiar, bem tradicional entre os restaurantes da Rota do Vinho do Rio Grande do Sul.

Guri Restaurante

Um restaurante que valoriza a gastronomia gaúcha dos pampas, na qual os pratos são preparados com lenha, fogo e brasa, além de ingredientes típicos da região.

Restaurante Maria Valduga

Localizado na vinícola Casa Valduga, o restaurante possui um menu baseado na culinária italiana artesanal  harmonizada com os vinhos próprios da casa.

Onde ficar no Rio Grande do Sul, Vale dos Vinhedos

Já imaginou ficar hospedado dentro de uma vinícola com vista privilegiada para as parreiras? Se você quer viver essa experiência, vale a pena conferir as opções mais procuradas no vale, que são o Hotel Villa Michelon, o Spa do Vinho Autograph Collection e a Vinícola e Pousada Terragnolo.

Para quem prefere se hospedar na cidade existem outras opções próximas ao centro de Bento Gonçalves, como o Hotel Vinocap e o Dall’Onder Grande Hotel.

 

+Veja também Onde Ficar em Bento Gonçalves? 6 Melhores Hospedagens!

 

Melhor época para visitar o Vale dos Vinhedos

Pipas Terroir Vale dos Vinhedos - Rota do Vinho Rio Grande do Sul

Fonte: Amazonas e Mais

O Vale dos Vinhedos é um ótimo destino em qualquer época. Porém, a experiência será diferente em cada estação do ano.

O inverno é o clima propício para consumir um bom vinho, porém, nesse período as parreiras ficam secas. Então a paisagem não é a mais bonita. No verão, os vinhedos estão bem verdinhos e carregados e é quando acontecem a maioria dos eventos temáticos. Os períodos de primavera e outono também são ótimos para visitar o Vale dos Vinhedos, já que as paisagens ficam lindas.

 

+Veja também Vindima na Serra Gaúcha: Saiba o que é, Programação e Dicas!

 

Se você gosta de enoturismo, precisa colocar o Vale dos Vinhedos em sua rota de viagens. Você vai se surpreender com a experiência. Aproveite para compartilhar este artigo com aquela pessoa que também ama o universo dos vinhos!

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza