Descubra Patrimônio da Penha ES – Cachoeiras, Roteiros e Hospedagens!

Cachoeira Portal do Céu ES

27/06/2022

Quer saber tudo sobre Patrimônio da Penha no ES? Siga conosco neste texto e descubra informações incríveis, opções de hospedagens e dicas de viagem que irão ajudar a organizar sua visita a essa região fascinante!

 

+Veja também 11 Melhores Praias do Espírito Santo Para Você Curtir no Verão!

 

Onde fica  Patrimônio da Penha

Placa indicativa Patrimônio da Penha Es

Fonte: Rotas Capixabas

Patrimônio da Penha é um distrito do município Divino de São Lourenço, no Parque Nacional do Caparaó, na região Sudoeste do Espírito Santo.

Como chegar

De Iúna é preciso seguir o caminho, que passará por Ibitirama, até chegar no trevo em Santa Marta, cerca de 55 km após sair da BR-262.

Depois disso, basta seguir a esquerda e mais 11 km estará chegando em Patrimônio da Penha.

Cachoeiras de Patrimônio da Penha

Cachoeira Vó Tuti Patrimônio da Penhas ES

Fonte: Maipio Net

Antes de mais nada, vamos trazer uma informação que vale para todas as cachoeiras, o estacionamento. Caso esteja hospedado em um dos campings localizados no morro acima, é permitido passar de carro.

Caso contrário, é preciso pagar para estacionar no lote ao lado. O valor, em média, custa R$5,00 para carros e cerca de R$2,00 para motocicletas. Na guarita do local, é preciso pagar um valor para entrar, caso tenha alguém para cobrar.

Entretanto, o valor é simbólico e cada visitante pode deixar o valor que achar justo. Desse modo, todo esse dinheiro é revertido para o próprio espaço, sem trazer lucro, na maioria dos casos.

As cachoeiras de Patrimônio da Penha são fantásticas e certamente, são um dos locais mais procurados da região.

Abaixo, vamos descrever cinco delas, para você saber o que esperar ao visitá-las. Portanto, confira!

Cachoeira do Beija Flor

Uma das primeiras cachoeiras que os visitantes veem, é a Cachoeira do Beija-Flor, identificada por uma placa de fácil visualização. Depois da guarita, a pé, leva cerca de 3 minutos para ver a plaquinha e mais alguns metros para chegar até a queda.

Em resumo, a caheoria conta com uma bela queda d’água e um poço onde as águas são termais e garantem uma hidromassagem natural.

Cachoeira Vó Tuti

A Cachoeira Vó Tuti fica após a anterior, onde o visitante dá de cara com uma bifurcação, para chegar até ela é preciso escolher a esquerda. Entretanto, a outra direção leva para as outras cachoeiras. Dessa forma, independente de qual caminho seguir, será recompensado.

A Vó Tuti tem a queda um pouco mais alta que a anterior, porém seu poço natural é um pouco menor. Por isso, o local pode ficar cheio rapidamente. Um outro ponto muito legal dessa cachoeira, são suas águas bem transparentes.

Cachoeira da Purificação

Caso opte pela direita ou volte da anterior e siga a direita, a última cachoeira que irá encontrar é a Cachoeira da Purificação. Sendo necessário seguir para a esquerda para chegar até lá.

A Cachoeira da Purificação conta com dois poços, um, na parte de baixo e outro na parte de cima. Para banhar-se recomendamos o poço localizado na parte de cima.

Cachoeira Caldeirão das Maravilhas

Escondida em meio a mata, está a Cachoeira Caldeirão das Maravilhas. Ela não possui uma placa que identifique seu local. Entretanto, ela fica a cerca de 200 metros da Cachoeira do Beija Flor.

Como ponto de referência é possível avistar uma casa abandonada. Seguindo pela lateral esquerda do local, está a trilha, que leva até a cachoeira “oculta”. Basta segui-la para chegar até a cachoeira.

O caminho é um pouco íngreme, mas tem alguns pontos de apoio para facilitar o acesso.

Cachoeira Arco Íris

Próxima a anterior, está a Cachoeira Arco Íris. Bastando retornar a estrada e pegar a entrada à esquerda, seguindo um pouco adiante.

O local conta com três poços, cada um com uma queda d’água e uma queda d’água maior saindo de cima das pedras. Todo o entorno da cachoeira é exuberante e a água costuma ser bem rasinha!

Atrativos de Patrimônio da Penha e região

Pedra Roxa placa indicativa

Fonte: Dubbi

Além das belas cachoeiras, a região de Patrimônio da Penha possui outros atrativos incríveis, como:

Portal do Céu

O Portal do Céu é um vale pouco afetado por turistas. Dessa forma, o local busca apenas visitantes que respeitem e apreciem o lindo cenário que o Portal oferece.

Pedra roxa

Um lugar fantástico, onde é possível ver uma rara beleza extraordinária. O pôr do sol na Pedra Roxa é uma experiência única na vida, assim como as caminhadas na região.

Casa de Vidro

Construída com material reciclável, a Casa de Vidro possui suas paredes com garrafas pet e de vidro e janelas de parabrisas. Dessa forma, sua construção inusitada chama a atenção de todos.

Hidrolândia

Hidrolândia é um conjunto raro e paradisíaco, com águas cristalinas, linda flora e bela fauna.

Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto do sudeste brasileiro e o terceiro em altura no país. Através da região de Patrimônio da Penha é possível acessá-lo.

Vale do Capão Capixaba

Vilarejo Patrimônio da Penha ES

Fonte: Portal Espera Feliz

O Vale do Capão é um pequeno vilarejo do Município de Palmeiras, que parece que parou no tempo. Mais precisamente, nos anos 60 e 70.

O local é repleto de paz e tranquilidade, no meio do nada. Se deseja contemplar a natureza e reforçar sua espiritualidade, o Vale do Capão é o local.

Pousadas em Patrimônio da Penha

Casa da Montanha fachada - Serra do Caparaó

Fonte: Booking

Para visitar Patrimônio da Penha existem alguns locais que os visitantes podem se hospedar. Portanto, vamos citar locais no próprio distrito e locais bem próximos em Divino de São Lourenço.

Sendo assim, separamos algumas opções:

Quando visitar Patrimônio da Penha ES

Cachoeira em Patrimônio da Penhas ES

Fonte: Região de Caparaó Capixaba

Patrimônio da Penha conta com diversas atrações, sendo dentro dela ou na região que a cerca. É uma região que pode ser visitado em qualquer estação do ano.

Para dias mais quentes, vale a pena conhecer as belas cachoeiras. Já em dias mais frios, a região tem muito a oferecer. Entretanto, de forma geral, para aproveitar melhor o distrito, recomenda-se visitar nos meses de primavera e verão.

Em suma, é possível ficar em um camping ou acampar em uma barraca. Com isso, o indicado é levar roupas para andar pelas trilhas até as cachoeiras, e caso acampe, é preciso levar o básico, como: kit de primeiros socorros, repelente para insetos, comida, água potável e é claro, uma barraca.

 

+Veja também São Mateus em Espírito Santo – Roteiros, Hospedagens e Dicas!

 

Portanto, se curtiu este post compartilhe com amigos e faça um viagem incrível para Patrimônio da Penha ES!

Confira nossos principais
Pacotes de Viagem

Veja todos nossos pacotes

Pacote de viagem

Foz do Iguaçu - Paraná

Ver Oferta

Pacote de viagem

Maceió - Alagoas

Ver Oferta

Pacote de viagem

Beto Carrero World

Ver Oferta
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Estacionamento do aeroporto
Como funciona o estacionamento do Aeroporto de Vitória
Quarto de hotel próximo ao aeroporto de vitória
6 Melhores Hotéis Próximos ao Aeroporto de Vitória Para Você Ficar!
Fachada do aeroporto de Vitória
Descubra Como se Localizar no Novo Aeroporto de Vitória – ES!
Pórtico de Domingo Martins
Descubra o Melhor de Domingo Martins um Paraíso Colonial !
Farol da Barra em Salvador
Pontos Turísticos que Não Podem Faltar em Sua Viagem Para Salvador!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus