Descubra Patrimônio da Penha ES – Cachoeiras, Roteiros e Hospedagens!

Cachoeira Portal do Céu ES
- Escrito por: Leila Simões

Quer saber tudo sobre Patrimônio da Penha no ES? Siga conosco neste texto e descubra informações incríveis, opções de hospedagens e dicas de viagem que irão ajudar a organizar sua visita a essa região fascinante!

 

+Veja também 11 Melhores Praias do Espírito Santo Para Você Curtir no Verão!

 

Onde fica  Patrimônio da Penha

Placa indicativa Patrimônio da Penha Es

Fonte: Rotas Capixabas

Patrimônio da Penha é um distrito do município Divino de São Lourenço, no Parque Nacional do Caparaó, na região Sudoeste do Espírito Santo.

Como chegar

De Iúna é preciso seguir o caminho, que passará por Ibitirama, até chegar no trevo em Santa Marta, cerca de 55 km após sair da BR-262.

Depois disso, basta seguir a esquerda e mais 11 km estará chegando em Patrimônio da Penha.

Cachoeiras de Patrimônio da Penha

Cachoeira Vó Tuti Patrimônio da Penhas ES

Fonte: Maipio Net

Antes de mais nada, vamos trazer uma informação que vale para todas as cachoeiras, o estacionamento. Caso esteja hospedado em um dos campings localizados no morro acima, é permitido passar de carro.

Caso contrário, é preciso pagar para estacionar no lote ao lado. O valor, em média, custa R$5,00 para carros e cerca de R$2,00 para motocicletas. Na guarita do local, é preciso pagar um valor para entrar, caso tenha alguém para cobrar.

Entretanto, o valor é simbólico e cada visitante pode deixar o valor que achar justo. Desse modo, todo esse dinheiro é revertido para o próprio espaço, sem trazer lucro, na maioria dos casos.

As cachoeiras de Patrimônio da Penha são fantásticas e certamente, são um dos locais mais procurados da região.

Abaixo, vamos descrever cinco delas, para você saber o que esperar ao visitá-las. Portanto, confira!

Cachoeira do Beija Flor

Uma das primeiras cachoeiras que os visitantes veem, é a Cachoeira do Beija-Flor, identificada por uma placa de fácil visualização. Depois da guarita, a pé, leva cerca de 3 minutos para ver a plaquinha e mais alguns metros para chegar até a queda.

Em resumo, a caheoria conta com uma bela queda d’água e um poço onde as águas são termais e garantem uma hidromassagem natural.

Cachoeira Vó Tuti

A Cachoeira Vó Tuti fica após a anterior, onde o visitante dá de cara com uma bifurcação, para chegar até ela é preciso escolher a esquerda. Entretanto, a outra direção leva para as outras cachoeiras. Dessa forma, independente de qual caminho seguir, será recompensado.

A Vó Tuti tem a queda um pouco mais alta que a anterior, porém seu poço natural é um pouco menor. Por isso, o local pode ficar cheio rapidamente. Um outro ponto muito legal dessa cachoeira, são suas águas bem transparentes.

Cachoeira da Purificação

Caso opte pela direita ou volte da anterior e siga a direita, a última cachoeira que irá encontrar é a Cachoeira da Purificação. Sendo necessário seguir para a esquerda para chegar até lá.

A Cachoeira da Purificação conta com dois poços, um, na parte de baixo e outro na parte de cima. Para banhar-se recomendamos o poço localizado na parte de cima.

Cachoeira Caldeirão das Maravilhas

Escondida em meio a mata, está a Cachoeira Caldeirão das Maravilhas. Ela não possui uma placa que identifique seu local. Entretanto, ela fica a cerca de 200 metros da Cachoeira do Beija Flor.

Como ponto de referência é possível avistar uma casa abandonada. Seguindo pela lateral esquerda do local, está a trilha, que leva até a cachoeira “oculta”. Basta segui-la para chegar até a cachoeira.

O caminho é um pouco íngreme, mas tem alguns pontos de apoio para facilitar o acesso.

Cachoeira Arco Íris

Próxima a anterior, está a Cachoeira Arco Íris. Bastando retornar a estrada e pegar a entrada à esquerda, seguindo um pouco adiante.

O local conta com três poços, cada um com uma queda d’água e uma queda d’água maior saindo de cima das pedras. Todo o entorno da cachoeira é exuberante e a água costuma ser bem rasinha!

Atrativos de Patrimônio da Penha e região

Pedra Roxa placa indicativa

Fonte: Dubbi

Além das belas cachoeiras, a região de Patrimônio da Penha possui outros atrativos incríveis, como:

Portal do Céu

O Portal do Céu é um vale pouco afetado por turistas. Dessa forma, o local busca apenas visitantes que respeitem e apreciem o lindo cenário que o Portal oferece.

Pedra roxa

Um lugar fantástico, onde é possível ver uma rara beleza extraordinária. O pôr do sol na Pedra Roxa é uma experiência única na vida, assim como as caminhadas na região.

Casa de Vidro

Construída com material reciclável, a Casa de Vidro possui suas paredes com garrafas pet e de vidro e janelas de parabrisas. Dessa forma, sua construção inusitada chama a atenção de todos.

Hidrolândia

Hidrolândia é um conjunto raro e paradisíaco, com águas cristalinas, linda flora e bela fauna.

Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto do sudeste brasileiro e o terceiro em altura no país. Através da região de Patrimônio da Penha é possível acessá-lo.

Vale do Capão Capixaba

Vilarejo Patrimônio da Penha ES

Fonte: Portal Espera Feliz

O Vale do Capão é um pequeno vilarejo do Município de Palmeiras, que parece que parou no tempo. Mais precisamente, nos anos 60 e 70.

O local é repleto de paz e tranquilidade, no meio do nada. Se deseja contemplar a natureza e reforçar sua espiritualidade, o Vale do Capão é o local.

Pousadas em Patrimônio da Penha

Casa da Montanha fachada - Serra do Caparaó

Fonte: Booking

Para visitar Patrimônio da Penha existem alguns locais que os visitantes podem se hospedar. Portanto, vamos citar locais no próprio distrito e locais bem próximos em Divino de São Lourenço.

Sendo assim, separamos algumas opções:

Quando visitar Patrimônio da Penha ES

Cachoeira em Patrimônio da Penhas ES

Fonte: Região de Caparaó Capixaba

Patrimônio da Penha conta com diversas atrações, sendo dentro dela ou na região que a cerca. É uma região que pode ser visitado em qualquer estação do ano.

Para dias mais quentes, vale a pena conhecer as belas cachoeiras. Já em dias mais frios, a região tem muito a oferecer. Entretanto, de forma geral, para aproveitar melhor o distrito, recomenda-se visitar nos meses de primavera e verão.

Em suma, é possível ficar em um camping ou acampar em uma barraca. Com isso, o indicado é levar roupas para andar pelas trilhas até as cachoeiras, e caso acampe, é preciso levar o básico, como: kit de primeiros socorros, repelente para insetos, comida, água potável e é claro, uma barraca.

 

+Veja também São Mateus em Espírito Santo – Roteiros, Hospedagens e Dicas!

 

Portanto, se curtiu este post compartilhe com amigos e faça um viagem incrível para Patrimônio da Penha ES!

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza