O Que Fazer em Puerto Vallarta, Um Paraíso no Mar do Pacífico!

Puerto Vallarta
- Escrito por: Leila Simões

Com quase 42 quilômetros de orla, Puerto Vallarta é um dos balneários mexicanos que está caindo nas graças dos brasileiros. A cidade já é muito frequentada por turistas canadenses e americanos, e tem fama de ser sinônimo de tranquilidade – já que costumeiramente fica longe das rotas de furacões que, às vezes, ocorrem no litoral mexicano.

Puerto Vallarta está localizada entre o oceano e as montanhas de Sierra, no estado de Jalisco. Apesar da beleza natural, a cidade ficou realmente famosa após ser cenário do romance entre Elizabeth Taylor e Richard Burton, que chegaram até mesmo a comprar uma casa por lá.

Se Puerto Vallarta encantou um dos casais mais icônicos de Hollywood, tenho certeza de que você também vai se apaixonar por essa bela cidade.

+ Veja Também Programas que você não pode deixar de fazer em Cancún no México!

O que fazer em Puerto Vallarta?

Para montar um bom roteiro é importante conhecer os principais pontos turísticos e quais atrações a cidade tem a oferecer. Estes são alguns dos lugares que você não pode deixar de visitar:

Vida Marinha e o Parque Nacional Marinho de Los Arcos

Parque Nacional Marinho de Los Arcos

Fonte: Grand velas

A farta vida marinha de Puerto Vallarta é um dos principais motivos pelos quais a cidade é tão procurada por visitantes. Para quem gosta de atividades voltadas para a praia e o mar, existe um extenso leque de opções aquáticas para fazer, entre elas estão: snorkel, esqui aquático, vela e surfe.

Os amantes da prática do mergulho devem visitar o Parque Nacional Marinho de Los Arcos. O local, localizado entre as praias de Mismaloya e Las Gemelas, é formado pelas Ilhas de Granito, que juntas formam arcos que se sobrepõem à superfície do mar. Os arcos servem de lar para várias espécies de aves marinhas.

O parque é protegido por leis ambientais e acolhe diversos tipos de peixes, arraias e lagostas. A profundidade varia entre 9 e 480 metros, o que torna os mergulhos ainda mais emocionantes e repletos de surpresas nos túneis, cavernas e recifes.

+ Veja Também Vacina de Febre Amarela: O Que Você Precisa Saber Antes de Viajar!

Ilhas Marietas

Praia Escondida, Ilhas Marietas

Fonte: Lugares fantásticos

É provável que você já tenha visto fotos das Ilhas Marietas em algum lugar. Localizada há alguns quilômetros da costa de Puerto Vallarta, o local se formou pela atividade vulcânica há milhares de anos. Por ser protegida por leis ambientais rígidas, as ilhas se tornaram um ecossistema marinho muito rico. Por lá é possível avistar tartarugas marinhas, jamantas e até mesmo baleias-jubarte, a prática de mergulho também é uma das opções para melhor explorar as belezas da região.

O acesso às ilhas é feito por meio de agências de viagem, há um controle rígido do governo mexicano para que a região continue sendo visitada, mas sem causar impacto ambiental.

+ Veja Também O Que Fazer em Guanajuato: 6 Melhores Pontos Turísticos!

Praia Colomitos

Praia Colomitos

Fonte: Puerto Vallarta

Com águas em tom de verde-esmeralda, a praia de Colomitos é mais uma das atrações imperdíveis de Puerto Vallarta. Colomitos parece cenário de filme, é cercada por rochas enormes e tem um visual selvagem. Para chegar em Colomitos existem duas opções: através de barco ou fazendo um trilha de cerca de 1,5km partindo de Boca de Tomatlán. Além da praia, ainda é possível encontrar um riacho e uma cachoeira no local.

+ Veja Também 6 Roteiros Imperdíveis Para Você Fazer em Bogotá na Colômbia!

Sierra Madre

Sierra Madre em Puerto Vallarta

Fonte: Wikipedia

Como já mencionado, as montanhas da Sierra Madre fazem parte do cartão postal de Puerto Vallarta. A cordilheira mexicana tem picos entre 1.800 e 3.600 metros de altura. A fauna e flora local são o convite perfeito para exploradores. Lá é possível fazer safari ou passeios “off-road”. Nas montanhas é possível encontrar aldeias mexicanas, e a diversidade é tanta que dá pra escolher entre visitar praia ou rio.

+ Veja Também Como Encontrar Voos Baratos: Veja as 7 Dicas de Ouro !

Malecón e Igreja de Guadalupe

Igreja de Guadalupe - Puerto Vallarta

Fonte: Puerto Vallarta

O ponto de encontro dos turistas na cidade de Puerto Vallarta é o famoso calçadão Malecón. Durante a extensão do calçadão estão localizados bares, café, restaurantes e galerias de arte. Um dos pontos que chamam a atenção por lá são as esculturas espalhadas ao longo do calçadão – entre elas está a que é símbolo da cidade: um cavalo marinho.

Outro lugar que representa parte da história de Puerto Vallarta é a igreja de Guadalupe. Como símbolo do amor do povo mexicano à Virgem de Guadalupe o templo teve sua construção iniciada em 1889 e só foi concluído graças a contribuição de moradores. A igreja foi erguida com pedras rosas rústicas e arquitetada no estilo neo-barroco.

+ Veja Também Como escolher um Bom Hotel? Dicas e informações úteis!

Quando e como ir para Puerto Vallarta

Aeroporto de Puerto Vallarta

Fonte: Regiomx

Saindo do Brasil, a maioria das companhias aéreas têm voos até Puerto Vallarta, em geral com uma conexão.

Uma cidade litorânea em que o verão é quase permanente? Sim! Em Puerto Vallarta faz calor praticamente durante todo o ano. As temperaturas no meses considerados mais frios, novembro a fevereiro, ficam em torno dos 22°C. Já no restante do ano as temperaturas ultrapassam facilmente a casa dos 30°C.

A cidade está na mesma latitude das Ilhas do Hawaii, o que garante o clima sempre quente e agradável. Programar a viagem, levando em consideração o clima, é um tanto quanto fácil, pois é possível aproveitar as beleza da cidade em qualquer estação e época do ano.

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza