Cliffs of Moher: Um Cenário de Filme no Extremo Oeste da Irlanda!

Cliffs of Moher
- Escrito por: Leila Simões

Um cenário fascinante moldado pela natureza. Cliffs of Moher ou as As Falésias de Moher, na Irlanda, é um dos mais belos destinos turísticos da Europa. As grandes ruínas estendem-se ao longo de 8 km e suas partes mais altas, atingem 214 metros. Por ano, o local recebe cerca de um milhão de visitantes, número que demonstra o quão encantador esse lugar é.

A região formou-se há cerca de 320 milhões de anos, durante um período chamado de Idade Carbonífera Superior. Na época, a região ficava na boca de um grande rio e era mais aquecida. A rocha que podemos ver hoje em dia é resultado de sedimentação da água do rio misturada a lama e areia.

Em 2011, o Cliffs of Moher foi candidato a uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Concorrendo com outras 440 localidades, ficou listada entre as 28 finalistas, não passando à fase seguinte da competição. Apesar disso, as falésias irlandesas são consideradas umas das 7 maravilhas naturais da Europa. Conheça um pouco mais sobre o Cliffs of Moher.

+ Veja Também O Que Fazer Em Dublin? 7 Pontos Turísticos Imperdíveis Para Você!

Localização

Escultura de madeira em Cliffs of Moher

Fonte: Tô longe de casa

As Falésias de Moher ficam localizadas precisamente na costa oeste da Irlanda, cerca de duas horas e meia da capital Dublin. Se você sabe dirigir, a recomendação é alugar um carro para chegar até o local, pois o trajeto conta com estradas em perfeitas condições e lindas paisagens para apreciar ao longo do caminho. No centro de visitas das Falésias, você recebe mapas e orientações de como chegar. Por lá você também uma exposição com vários painéis interativos e uma loja com produtos relacionados aos Cliffs of Moher.

Caso queira ir com mais auxílio, empresas de turismo em Dublin realizam o transporte de passageiros de ônibus ao custo de € 35 a 45, porém, as viagens tem horários bem determinados e rigorosos, o que para muitos pode tornar-se cansativo e para outros, um tempo reduzido demais.

Uma dica é ir sempre com calçados fechados e que possuem antiderrapantes se quiser explorar a ilha sem mais problemas, já que o chão em algumas áreas é mais instável e o vento é muito forte. Capas de chuva também são recomendadas, caso haja alguma mudança repentina no tempo, o que é comum na Irlanda. O ideal é comprar sua passagem aérea para visitar Cliffs of Moher no verão, quando a temperatura estabiliza-se e o frio dá uma trégua.

+ Veja Também Conheça 10 Dicas Importantes Para Você Que Adora Viajar!

Atrações

Fonte: Ireland

Em geral, explorar os principais pontos das falácias leva cerca de duas ou três horas, mas para aqueles que desejam fazer um passeio completo, a dica é se hospedar em Ennis, pequena cidade que fica a 35 minutos de carro, onde você encontrará hotéis, restaurantes e bares para aproveitar o dia com mais tranquilidade. A trilha das falésias são muito bem sinalizadas e ao longo dos 8 km, você encontra castelos, lagos e demais paisagens incríveis. Porém, é sempre necessário tomar cuidado e não chegar muito próximo a borda da montanha para evitar acidentes.

Nos pontos mais altos da montanha, é possível avistar as ilhas de Aron, a Baía de Galway, o Maum Turk, os Doze Pins e a Loop Head, as paisagens turísticas mais desejadas pelos visitantes. Outra atração é a Torre de O’Brien, construída em 1835 como ponto de observação, que também pode ser visitada por dentro.

O Cliffs of Moher é uma área protegida sob a Diretriz de 1979 da União Européia para pássaros. A região é moradia da maior colônia de aves da Irlanda, com 20 espécies de aves nidificadoras, incluindo 9 espécies reprodutoras e até 30 mil casais reprodutores. Da beira das falésias, você pode avistar papagaios-do-mar, falcões peregrinos, corvos celtas, entre outras aves, além de golfinhos, cabras selvagens e uma extensa e linda vegetação.

+ Veja Também Como e onde solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

Hospedagem

Hotel Brooks em Dublin

Fonte: Cometodublin

O centro de visitantes das Falésias de Moher abre todos os dias a partir das 9h e a entrada custa € 6. Crianças e adolescentes até 16 anos não pagam. Se você prefere hospedar-se em Dublin e apenas ir visitar as falécias e voltar, existem inúmeros hotéis, restaurantes, cafés e lojas para aproveitar na capital irlandesa. Se desejar ficar mais próximo do local, algumas cidadezinhas mais próximas oferecem uma estrutura mais simples, porém completa em relação a hospedagem e refeição, como citado acima.

+ Veja Também Como escolher um Bom Hotel? Dicas e informações úteis!

Cenário de filmes

Cliffs of Moher - Irlanda

Fonte: Kevinandamanda

Além de toda a beleza natural, Cliffs of Moher também é famosa por ser o local de gravações de diversos filmes. O mais famoso? Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009). No sexto filme da saga escrita pela autora J.K.Rowling, uma cena entre Harry Potter (Daniel Radcliffe) e Alvo Dumbledore (Michael Gambon) é toda gravada lá, como mostra esse vídeo do Harry Potter and the Half Blood Prince NEW Clip: The Cave.

Outro filme um pouco conhecido que explorou as belas paisagens do lugar foi Casa Comigo (2010). Protagonizado por Amy Adams e Matthews Goode, o longa também tem uma bela cena nas montanhas de Cliffs. Veja aqui o video “The Proposal”.

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza