Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer na Ilha da Madeira: Onde fica, Como ir e Roteiros!

Vista aérea da Ilha da Madeira em Portugal

A Ilha da Madeira, também conhecida Pérola do Atlântico, é um dos lugares mais paradisíacos de Portugal. Localizada a sudoeste da costa portuguesa, a ilha fica a 500 km do Marrocos. De origem vulcânica, o território integra o arquipélago da Madeira e faz parte da União Europeia. Apesar de ser território de Portugal, a Ilha da Madeira é completamente autônoma, e tem seu próprio presidente!

Seu cenário é composto por natureza estonteante, montanhas, trilhas, mirantes e jardins belíssimos, piscinas naturais e praias paradisíacas. Com clima subtropical, a Ilha da Madeira pode ser percorrida por inteiro em apenas 4 ou 5 dias e, apresenta temperaturas muito agradáveis durante todo o ano. Sendo assim, é um dos destinos de férias preferidos dos portugueses. Além de sua beleza natural, a região também é famosa por seus ótimos vinhos e restaurantes e, por ser a terra natal do jogador Cristiano Ronaldo.

O principal meio de acesso à ilha é o Aeroporto Internacional da Madeira, em Santa Cruz. Nele aterrissam voos saídos diretamente de Portugal, com tempo médio de 2h de percurso. Para os interessados, é possível encontrar voos saídos do Brasil direto para Portugal, ou com conexão em Madrid.

Agora que você já está mais familiarizado com o local, confira nossa seleção de opções sobre o que fazer na Ilha da Madeira!

+ Veja Também Coimbra em Portugal: Conheça a Mais Incrível Cidade Universitária!

Roteiros para você fazer na Ilha da Madeira em Portugal!



Funchal

Jardim botânico da madeira Fonte: Viagem e turismo

Funchal é a capital da Ilha da Madeira e encontra-se a 20km do aeroporto. A cidade é grande e bem estruturada e, centraliza a maior parte dos hotéis e restaurantes da região, sendo considerada o centro comercial mais importante da ilha.

Na capital, você poderá conhecer a Zona Velha, uma rua antiga de paralelepípedos que concentra restaurantes e barzinhos. Este é o local ideal para um almoço agradável durante o dia, ou para tomar ponchas (bebida típica feita de cachaça, limão, laranja e mel) e curtir a noite.

Entre os pontos turísticos de Funchal, você não pode deixar de conhecer:

  • Parque de Santa Catarina;
  • Museu de Arte Sacra do Funchal;
  • Jardim Botânico da Madeira;
  • Casino da Madeira;
  • Sé do Funchal;
  • CR7 Museu – espaço dedicado ao jogador Cristiano Ronaldo.

+ Veja Também Conheça os Melhores Roteiros Para Você Fazer em Sintra – Portugal!

Câmara de Lobos

Embarcações coloridas de pesca na Camara dos Lobos Fonte: Portugal in

Câmara de Lobos é um dos principais cartões-postais da Ilha da Madeira. Na pequena cidade próxima de Funchal é possível conhecer o miradouro do Salão Ideal, para apreciar a vista sobre a baía, as coloridas embarcações de pesca e a falésia do Cabo Girão. Aproveite também para passear pelo centro histórico. No miradouro do Pico da Torre você terá um lindíssimo visual da cidade e do mar.

+ Veja Também Conheça os Melhores Atrativos de Viseu em Portugal Para Você !

Curral das Freiras

Visão aérea do Curral das freiras Fonte: Agencia ecclesia

Se você está pesquisando o que fazer na Ilha da Madeira, o Curral das Freiras não pode ficar de fora da sua programação. Trata-se de um pequeno povoado em um vale fechado, no coração das montanhas da Madeira. Para chegar ao local é preciso enfrentar uma estrada vertiginosa, por isso, é aconselhável contratar um tour.

No Curral Das Freiras estão alguns dos miradouros mais fantásticos da ilha, o Miradouro do Paredão e o Miradouro da Eira do Serrado.

A região recebia o nome de Curral da Serra, e ganhou o nome de Curral das Freiras depois de 1492, quando a propriedade passou para as freiras do convento de Santa Clara. O povoado conta com uma igreja matriz, e a padroeira local é Nossa Senhora do Livramento. O dia da santa é comemorado com direito a festa, no último domingo do mês de agosto. A Festa do Senhor do Santíssimo Sacramento é celebrada na mesma semana.

+ Veja Também Venda de Milhas: Passo a Passo de Como funciona Milhas Aéreas!

Pico Ruivo

Vista panorâmica da cordilheira no Pico Ruivo Fonte: Olhares sapo

Sua visita à Ilha da Madeira não estará completa até você conhecer o Pico Ruivo. Com 1,861 m, este é o ponto mais alto do arquipélago. Para chegar até lá é preciso percorrer a Trilha Achada do Teixeira. São aproximadamente 3,5 km, que podem ser percorridos no tempo médio de 2h. No topo, você poderá desfrutar de uma vista panorâmica da cordilheira.

+ Veja Também Os Melhores Pontos Turísticos de Porto em Portugal !

Cabo Girão

Mulher na plataforma suspensa de vidro em Cabo Girão Fonte: Ncultura

Famoso pela sua plataforma suspensa em vidro, o skywalk, Cabo Girão é o cabo mais alto da Europa, com 580 m de altitude. No local, a prática de parapente e base-jummping é muito comum. O miradouro proporciona vistas incríveis do oceano, dos municípios de Câmara de Lobos e Funchal e, das fajãs do Cabo Girão, pequenas regiões agrícolas no sopé das falésias. Nas redondezas, é possível visitar a Capela de Nossa Senhora de Fátima (construída em 1951), um dos principais pontos de peregrinação da ilha.

Porto Moniz

Piscina natural de Porto Muniz Fonte: Youtube

Quando falamos sobre o que fazer na Ilha da Madeira, Porto Moniz é unanimidade. As atrações principais do local são as piscinas naturais de tirar o fôlego. A piscinas de águas salgadas e cristalinas se formaram das rochas vulcânicas do local.

É importante saber que, em Porto Moniz, há opções de piscinas naturais pagas e gratuitas. As gratuitas dispõem de uma pequena estrutura nos arredores, com comércio, restaurantes e banheiros limpos. Já as pagas, cobram taxa de 1,50 euros, aproximadamente, e contam com infraestrutura e apoio de salva-vidas, como um clube. Essa pode ser uma excelente opção para famílias com crianças.

Gostou das sugestões sobre o que fazer na Ilha da Madeira? Veja outras atrações que você também pode conferir na região:

  • Porto Santo;
  • Teleférico do Funchal;
  • Grutas de São Vicente;
  • Santana.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310