12 Dicas de Como se Localizar no Aeroporto Santos Dumont no Rio!
Adora viajar, mas tem dificuldades de se localizar e ambientar nos aeroportos? Fique tranquilo! Para aqueles que estão de saída, chegada ou apenas passagem pela cidade do Rio de Janeiro, separamos algumas dicas de como se localizar no Aeroporto Santos Dumont!
Assim como a maioria das coisas, viagens também podem ter seus ônus e bônus. Para desfrutar de dias de descanso e relaxamento, alguns passageiros podem enfrentar momentos um tanto confusos no trajeto. O processo de embarque e desembarque nos aeroportos pode ser um pouco cansativo e desgastante. Durante conexões de voo, a experiência e sensação de desorientação pode ser ainda maior.
O aeroporto Santos Dumont
O Santos Dumont recebe este nome em homenagem ao célebre inventor brasileiro e, foi um dos primeiros aeroportos a ser inaugurado exclusivamente para civis. Seu complexo aeroportuário compreende uma área de 833 mil metros quadrados, conta com duas pistas de pousos e decolagens, podendo realizar até 29 operações por hora e, comporta um terminal de embarque e outro de desembarque.
De acordo com a Infraero, tem capacidade para atendimento de 9,9 milhões de passageiros por ano. Até recentemente, estava entre os sete aeroportos mais movimentados do Brasil.
No intuito de facilitar a vida dos turistas que estão de passagem marcada pelo Aeroporto Santos Dumont, preparamos umas orientações para otimizar a experiência no local. Confira!
1. Aproveite a vista, localização e entornos privilegiados
Fonte: Ma10
O Aeroporto Santos Dumont é considerado um dos aeroportos mais bonitos do país. Sua bela arquitetura foi tombada como patrimônio do estado e, para complementar, conta com uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar.
Muito bem localizado, no centro do Rio, pode-se chegar facilmente até a Rodoviária Novo Rio ou a outros bairros famosos da zona sul carioca como: Ipanema, Leblon e Copacabana.
2. Pesquise passagens com antecedência
Fonte: Porta de inverno
Apesar de todas essas vantagens, o lado negativo é que as ofertas de voo são menores no Santos Dumont. No aeroporto, exclusivo para voos nacionais, operam somente oito companhias aéreas. A trajeto mais procurado por lá é a ponte aérea Rio-SP. Além disso, também conta com voos para as principais capitais brasileiras em seu painel, porém, com menos disponibilidades de horários e preços mais altos.
3. Cuidado com o trânsito
Fonte: Consumidor irado
Embora aeroporto só opere voos domésticos, ainda é recomendado chegar ao local com certa antecedência, devido a possíveis atrasos causados pelo trânsito.
4. Aproveite o tempo de espera para fazer umas comprinhas ou um lanche
Fonte: Melhores Destinos
O aeroporto dispõe de boa infraestrutura com diversas lojas de vestuário masculino e feminino, restaurantes e lanchonetes.
5. Agilize alguma tarefa pendente
Fonte: Paraná online
Para maior comodidade dos passageiros, o complexo também abriga filiais dos principais bancos de atuação nacional e uma unidade de atendimento dos Correios, na área de embarque.
6. Fique atento aos seus pertences
Fonte: Notibras
Não é raro ouvirmos falar de casos de desaparecimento de bagagens e pertences em geral nos aeroportos. O Santos Dumont até conta com uma central de achados e perdidos, mas, para garantir, mantenha sempre suas bolsas e malas devidamente fechadas, próximas ao corpo e sob sua vigilância.
7. Passeie pelas proximidades
Fonte: Vogue globo
Se estiver com algum tempo livre, caminhe até o Bossa Nova Mall, shopping anexo ao aeroporto. Ainda no entorno, você pode visitar o Teatro Municipal, a apenas 700 metros, e o Aterro do Flamengo (1000 metros).
8. Cuidado com o preço do estacionamento
Fonte: Ultra park
O Santos Dumont conta com um estacionamento interno, e outro na área externa, a 800 m. As vagas são concorridas e as taxas vão a partir de R$ 38. Entretanto, há a possibilidade de realizar a reserva da vaga pelo site da administradora do estacionamento. Ao fazer o procedimento online, os preços podem ser mais vantajosos.
9. Contrate serviços de transfer e translado
Fonte: Vem voar
É aconselhável reservar esses tipos de serviços com antecedência. No entanto, em casos de emergência, possível contratar empresas de transfers e translado no local. É possível que o preço seja mais alto.
10. Pouca bagagem? Vá de ônibus
Fonte: Viagens vamos nessa
Em casos de bagagens leves, se preferir evitar filas no estacionamento e nas áreas de embarque e desembarque, é possível acessar o local de ônibus. Há três linhas de ônibus executivos que vão até o aeroporto, uma delas, faz o trajeto até o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim.
11. Pediu um carro por aplicativo? Direcione-se aos pontos de encontro corretos
Fonte: Tech tudo
Os passageiros que preferirem recorrer ao serviço de transporte executivo por aplicativo devem se direcionar aos lounges e centrais direcionados a tais no complexo Bossa Nova Mall, conforme indicado pelo próprio serviço utilizado.
Tenha mais liberdade na sua viagem. Alugue um carro!
12. Alugue um carro
Fonte: Trânsito
Nada de taxi, ônibus ou aplicativo. Ao desembarcar no Santos Dumont, o passageiro poderá encontrar vários guichês de atendimento de locadoras de veículos. Procure se informar sobre valores previamente, ou fazer uma pré-reserva para garantir o automóvel.
Curiosidades
Veja as quais companhias aéreas operam no Aeroporto Santos Dumont:
- GOL;
- Avianca;
- TAM;
- Trip;
- Azul;
- Webjet;
- Total;
- Team;
- OceanAir.
Com todas essas dicas, agora você poderá se localizar no Aeroporto Santos Dumont facilmente, e aproveitar a viagem sem transtornos. Compartilhe a informação com seus amigos!