5 Cachoeira de Taquaruçu – Onde Fica, Como Chegar e Dicas!

Cachoeira em Taquaruçu TO

03/09/2021

A viagem à Taquaruçu é o destino certo a quem procura relaxar próximo à natureza brasileira. Famosa por suas diversas cachoeiras, grutas, córregos e águas cristalinas. Além de apresentar belos mirantes.

A pequena cidade localizada em Palmas/TO é composta por gente hospitaleira, calmaria. E mais de 80 cachoeiras catalogadas. De modo a disponibilizar uma fácil recarga de energia em toda sua extensão territorial. E alguns choques de adrenalina. Uma vez que possui áreas perfeitas para as práticas de rapel, trilha e tirolesa.

 

+Veja também Trilhas no Rio de Janeiro: 7 Roteiros Para Quem Gosta de Aventura!

 

Como chegar a Taquaruçu / TO

Portal de Taquaruçu TO

Fonte: Gazeta do Cerrado

Taquaruçu é um distrito de Palmas. Situado em Tocantins, a mais de 30 metros de distância de sua capital. Assim sendo, é onde muitos moradores e turistas da região se refugiam. Como forma de entrar em contato com a natureza, buscar equilíbrio e paz.

Para chegar ao local, de carro, a partir de Palmas, siga pela TO-030. De ônibus, pegue a linha 1 ao Taquaralto e linha 45 à Taquaraçu.

Da cidade às cachoeiras, é importante saber que não há transporte público. Então é preciso se locomover com seu próprio carro, alugar um veículo ou contratar um motorista. Pois o caminho não é asfaltado. De modo que é preciso o uso de carro 4×4.

O que fazer em Taquaruçu

Chegando em Taquaruçu o que você menos terá com certeza é tédio. Devido às mais de 80 cachoeiras. E uma diversidade de atividades para se aventurar e relaxar.

Então confira a seguir algumas das principais atrações turísticas. Mas não se esqueça de visitar as outras demais. Já que essa é uma parte de um todo em que há muito a explorar.

 

+Veja também 11 Cachoeiras em Minas Gerais: Melhores Passeios Para Você Fazer!

 

1- Cachoeira de Roncadeira

Cachoeira da Roncadeira Taquaruçu

Fonte: Garfo e Mala

A Cachoeira de Roncadeira é o principal ponto turístico de Taquaruçu. Visto que apresenta estrada asfaltada, 70 metros de queda d’água. Banheiros e lanchonetes em sua entrada. Além de uma trilha revigorante em meio à mata.

Seu caminho às cachoeiras é visto como uma trilha de nível fácil. Devido à boa infraestrutura de suas escadarias, sinalização e simples acesso. Explicada pelo fato de estar localizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA).

Em suma, o percurso pode ser um tanto árduo. Porém vale muito a pena. Pois há a possibilidade de avistar alguns animais. E ao final é possível um banho de cachoeira ou a prática do rapel seguro. Em águas cristalinas e refrescantes.

2- Cachoeira Escorrega Macaco

Cachoeira Escorrega Macaco

Fonte: Vamos Trilhar

A Cachoeira Escorrega Macaco fica próxima à Roncadeira. Havendo fácil acesso entre uma e outra. Dado que também está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA).

Portanto, ao decidir visitar a Cachoeira de Roncadeira, não deixe de passar pela Escorrega Macaco. E vice-versa. Até porque, assim, você estará aproveitando a taxa simbólica paga na entrada desse território.

Em suma, o nome dessa atração foi inspirado numa de suas árvores que possui troncos lisos, fazendo com que os macacos escorregassem por seus galhos.

Apesar disso, seu grande atrativo está na queda d’água de 50 metros. Rodeada por formações rochosas e mata.

Antes de optar por essa aventura, porém, é importante se informar. Pois, em alguns períodos, é proibida a entrada para banho na cachoeira. De modo a evitar acidentes.

3- Cachoeira da Arara

Cachoeira das Araras

Fonte: Turismo Tocantins

A Cachoeira da Arara pode ser encontrada a 30km de distância de Palmas. Ou 15km passando do distrito de Taquaraçu.

Em suma, esse ponto turístico também está situado em uma área privada: o Hotel Fazenda Ecológica. Que exibe duas belas cachoeiras, além de um lago e a capela de São Francisco. Padroeiro da ecologia e protetor dos animais.

A área é ideal para quem busca tranquilidade e paz. Uma vez que costuma possuir um caminho repleto de árvores de pequi, fruto típico da região, paisagem de cerrado. E espaço para camping.

Além disso, esteja preparado para algumas escadas e caminhadas. Embora essas valham muito a pena principalmente no calor recompensado pela queda d’água de 30 metros.

4- Cachoeira do Evilson

Cachoeira do Evilson

Fonte: Taquaruçu Turismo

A Cachoeira Evilson fica na propriedade do seu Evilson. Dono do restaurante e morador da casa em frente à cachoeira. O homem também é responsável por controlar a entrada dos visitantes e cobrar taxas para manutenção do local.

O território é popular como área de camping e contemplação. Devido à sua riqueza natural, composta por árvores com mais de 300 anos, vegetação de cerrado e solo da caatinga. Contudo o que mais atrai os turistas ainda é seu pequeno poço abaixo dos 25 metros de queda d’água. A possibilidade de rapel em seu paredão. E a árvore de Flamboyant que chama a atenção de muitos beija-flores.

5- Cachoeira de Taquaruçu

Cachoeira Taquaruçu TO

Fonte: Taquaruçu Turismo

A Cachoeira de Taquaraçu é perfeita para famílias, amigos e crianças. Já que possui um pequeno poço para banho próximo às águas que escorrem pelo paredão. De modo a proporcionar águas tranquilas. E boa infraestrutura com banheiros e mesas.

Além disso, é ótima para um pequeno piquenique. Visto que é uma das poucas áreas que permitem a entrada com comida e bebida. Uma vez que possui fogões com grelhas.

Apesar disso, caso queira uma boa refeição pronta, recorra ao restaurante próximo ao local.

Infraestrutura da cidade para o turismo

A infraestrutura turística de Taquaruçu busca respeitar a natureza. Embora também se preocupe com o bem-estar e conforto do visitante.

Assim sendo, é comum encontrar áreas bem estruturadas, sinalizadas e com trilhas mais fáceis. Mas nem todos os ambientes contam com sanitários, bancos e acessibilidade. Portanto não há fácil acesso aos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Onde comer

Restaurante em Taquaruçu TO

Fonte: Garfo e Mala

A comida de Taquaruçu apresenta sabores e temperos típicos da região. Já que leva em si o pequi, óleo e leite de babuçu. De modo a proporcionar uma nova imersão ao ambiente, conhecido por seu cerrado, fogão a lenha, belas paisagens. Além de ótima hospitalidade.

Assim, indicamos:

Vila dos Sabores

Indicado para as refeições noturnas e happy hour. Visto que funciona como um bar/restaurante, das 18h às 23h.
Disponibilizando uma grande variedade de comida brasileira por preços acessíveis. Unida ao ambiente aconchegante, boa música e ótimo atendimento.

  • Endereço: Av. São Sebastião, Qd. 80, Lt. 4, Taquaruçu – TO CEP: 77060-126
  • Telefone: (63) 98453-3916

Sabor da Serra

Assim como a Vila dos Sabores, o Sabor da Serra é popular pela comida regional. Porém com um jeitinho caseiro que dá sensação de conforto. Devido ao ambiente familiar e porções generosas bem temperadas. Disponíveis das 11h às 16h, de quinta à domingo. Além dos feriados.

  • Endereço: TO-030 – Taquaruçu – TO, CEP: 77080-108 (próximo à Cachoeira Escorrega Macaco e Roncador)
  • Telefone: (63) 99209-3113

Mandala

O restaurante Mandala é um pouco diferente dos demais, uma vez que suas especialidades são as pizzas. Embora tenha também pratos executivos e buffet em seu cardápio.

Além disso, seu ambiente possui um ar bem mais descontraído. De modo que é indicado principalmente a quem curte uma vibe mais boêmia. Com rock e MPM de fundo. Portanto, se você se identifica, não deixe de visitar esse estabelecimento que funciona de quarta à segunda, das 11h30 às 14h30.

  • Endereço: Praça Joaquim Maracaípe, Taquaruçu, Palmas – TO, 77260-000
  • Telefone: (63)3554-1387

Não bastando essas dicas, que tal procurar pelos festivais gastronômicos? Famosos pela riqueza culinária e cultural, apresentada no mês de Setembro ou Outubro.

Onde se hospedar em Taquaruçu

Oriental Hotel Rural Taquaruçu TO

Fonte: Booking

Para passar alguns dias em Taquaruçu, o turista possui diversas opções. Uma vez que muitas pessoas optam por se hospedar em Jalapão para aproveitar uma viagem dois em um. Enquanto outras escolhem uma boa pousada no próprio distrito. Já que no local há muito a ser explorado e a maioria apresenta boa infraestrutura. Com wi-fi, estacionamento e bom atendimento.

Logo alguns dos estabelecimentos mais recomendados da cidade são:

Recanto da Lua: devido à sua boa localização, próxima à Cachoeira do Evilson. E sua pequena horta, animais de fazenda e arborização que proporcionando um contato maior com a natureza. Oferecendo, assim, uma boa experiência principalmente às crianças;

Aldeia da Serra: uma das pousadas locais mais completas. Visto que possui piscina, spa de massagem, trilha de bicicleta e muito mais! Ou seja, um pouco de tudo para garantir a tranquilidade e relaxamento durante a viagem. Dessa forma, é ideal para um passeio em família ou com o(a) companheiro(a);

Pousada Casa das Flores: se a sua ideia de viagem é se afastar da realidade, então esse hotel é a escolha perfeita. Isso porque toda sua estética externa e interna é completamente diferente do comum. De modo a ser elegante e charmoso de um jeitinho peculiar, cheio de boas energias. Além de apresentar boa infraestrutura. Contando também com ar condicionado e frigobar.

 

Portanto, compartilhe mais essa viagem e se prepare. Pois você pode estar prestes a fazer uma das melhores viagens de reconexão consigo, com a natureza e com mais positividade!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoa fazendo rapel
Rapel – O Que É, Modalidades, Cuidados e Destinos Para se Aventurar!
Vegetação e lago calmo - Parques Nacionais
Parques Nacionais – 5 Destinos Incríveis para Visitar!
Barraca de acampamento e vegetação
Camping – 6 Destinos Imperdíveis Para se Aventurar!
Fonte: Inteligência Predial
Castelos no Brasil Para Visitar – 8 Fascinantes Opções Para Conhecer!
Parque Nacional Serra da Confusões
Serra das Confusões: Como Chegar, Parque, Roteiros e Dicas!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus