Camping – 6 Destinos Imperdíveis Para se Aventurar!

Barraca de acampamento e vegetação

02/08/2021

Há momentos na vida em que simplesmente precisamos nos desconectar da vida cotidiana e nos reconectar com nós mesmos. Para essas fases, o melhor tipo de viagem com certeza está associado ao camping. Ou seja, aventura em ambientes naturais que nos liga ao mundo.

Por muito tempo, acampar era considerado sinônimo de desconforto, pouca infraestrutura, insetos e diversos obstáculos. De forma que apenas os fortes e amantes da natureza eram classificados como os mais aptos a se arriscar.

Apesar disso, atualmente, tudo mudou. Já que é possível encontrar áreas de camping com diversos serviços, ambientes de lazer, parques, chuveiros com água quente e muito mais. Proporcionando bem-estar e conforto aos visitantes por preços acessíveis. Então que tal conferir os melhores 6 pontos turísticos para acampar e descobrir qual se adequa às suas necessidades.

Não fique de fora dessa experiência incomparável e tenha várias histórias de viagem divertidas a contar!

Praia do Sono, Paraty: Camping pacífico próximo ao mar

Camping praia do sono Paraty

Fonte: Fui Ser Viajante

Viajando para Paraty, você pode optar por dois tipos de camping: o estilo hippie cheio de agitação, de Trindade, ou o sossego da Praia do Sono. Local afastado de bares e restaurantes, repleto de belezas naturais para apreciar. Uma vez que é necessário se deslocar de van ou barco para chegar, não havendo a possibilidade de adentrar de carro. Devido à ausência de estrada de acesso.

Seu ponto positivo está em sua infraestrutura que oferece banheiros, cozinhas e chuveiros com água quente compartilhados e bem preservados. Tudo próximo ao mar e com muito espaço para a instalação de inúmeras barracas embaixo de árvores.

Lumiar, Nova Friburgo: Conexão com a natureza e suas belas cachoeiras

Camping Lumiar - Nova Friburgo

Fonte: MaCamp

Lumiar é o 5º distrito de Nova Friburgo (RJ). A região tem como ponto forte a presença de cachoeiras, poços e esportes aquáticos que tem atraído a atenção de muitos turistas. Visto que muitos procuram aventuras, contato com a natureza e compartilhamento de experiências.

Ao decidir acampar nessa área, esteja atento às estruturas das estradas. Já que é comum que não haja pavimentação, dificultando o acesso dependendo do modelo do veículo.

Entre os locais de camping mais comuns há a Toca da Onça| Km 19,5 da estrada Mury Lumiar (RJ 142), para quem quer se desconectar das redes e estar mais próximo à natureza. Ou o Cantinho Doce | estrada Pedra Riscada km 2 – Lumiar, Nova Friburgo – RJ, 28616-080, para as pessoas que preferem conforto. Pois há estacionamento gratuito, internet, áreas de recreação, canais de TV e outros serviços semelhantes aos oferecidos em hotéis. Além de vistas para paisagens de montanhas e atrações turísticas.

Visconde de Mauá, Rio de Janeiro: Desligue-se do mundo com conforto

Camping Visconde de Mauá

Fonte: Portal Visconde de Mauá

No geral, Visconde de Mauá é ideal para a limpeza da alma e obtenção de boas energias. Isso porque, assim como Lumiar, conta com diversas cachoeiras para banhos e mergulhos, trilhas e mirantes. Capazes de deslumbrar qualquer visitante. Além de seu hotel-fazenda, vilas e centro comercial, ricos em cultura e tradição. Disponibilizando artesanatos, pratos típicos da região e ambientes diferenciados.

Seu acampamento mais popular é Santa Clara | est. Santa Clara, s/nº – Maromba – Santa Clara – Visconde de Mauá – RJ, que oferece estadia em cabanas ou casa da árvore. Sua maior vantagem é a desconexão da Internet nas áreas de camping, sendo possível se conectar com o Wi-fi apenas na lanchonete. Não bastando, ainda há churrasqueira, estacionamento gratuito, acesso à piscina natural, bar e silêncio.

Apesar disso, há como desvantagem o seu acesso. Precisando passar por uma rua íngreme.

Carrancas, Minas Gerais: Camping ao lado de cachoeiras e serras

Carrancas MG - Barracas de camping

Fonte: Carrancas.com

Se acampar próximo à praia já é maravilhoso, então você vai se surpreender com a experiência de acampar ao lado de uma cachoeira, em Carrancas! Visite lugares como o Complexo Zilda, Nascente do Rio Capivari, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Chapada dos Perdizes e as Cachoeiras Esmeralda, Tira-Prosa e da Fumaça.

Esse é um dos locais mais próximos à natureza. Contudo oferece boa infraestrutura, como cozinha, banheiros com água quente, sanitários, internet, vestiários e ótima iluminação. De modo que não há como inventar desculpas para evitar mais essa viagem de autoconhecimento e conexão com a terra.

Aventureiro, Ilha Grande: Isolamento do mundo para paz e recarga das energias

Acampamento em Ilha Grande RJ

Fonte: Ilha Grande.com

Para viagens com seu parceiro ou amigos, o Aventureiro com certeza promete uma grande aventura. Uma vez que está localizado em uma praia completamente isolada do restante de Angra dos Reis. Assim, embora haja casas para aluguel, não há pousadas e hotéis, sendo mais indicado acampar.

Chegar nesse destino demanda um pouco de paciência. Pois depende da autorização do TurisAngra, já que a área é considerada parte da Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Necessitando de proteção e preservação.

Além disso, você pode ir de lancha, barco ou caminhada, opções escolhidas principalmente pelo preço e tempo gasto. Caso opte pelos transportes aquáticos, combine a volta com o barqueiro ainda na ida. Durante esse passeio, se lembre sempre de estar de acordo com os termos da natureza. Uma vez que sua estrutura é um pouco mais básica. Disponibilizando apenas água fria para banho, árvores para proteção e luz das 16h às 22h.

Se precisar entrar em contato com alguém, vá ao INEA, organização de fiscalização. Lá será o único lugar capaz de conectar Wi-fi, porém o sinal é um pouco instável.

São Thomé das Letras, Minas Gerais: Riquezas paisagísticas e culturais em terras mineiras

Camping São Thomé das Letras

Fonte: Onde Acampar

Aos amantes de grutas e trilhas, a visita à São Tomé das Letras será o ponto perfeito para sua viagem. Isso porque conta com a Toca do Leão, Ladeira do Amendoim — local em que qualquer carro, mesmo em ponto morto, sobe sozinho —, Gruta de São Tomé e Pedra da Bruxa. Além disso, aproveite também a Gruta do Carimbado, Mirante de São Tomé, Casa da Pirâmide e as diversas cachoeiras. Como Paraíso, Véu da Noiva e Eubiose.

O camping local costuma proporcionar mais conforto. Já que é comum haver estacionamento gratuito, Wi-fi, cozinhas compartilhadas, banheiros, churrasqueiras, bares e restaurantes. Portanto basta escolher se prefere próximo ao centro ou mais distante.

Dicas para o camping

Barraca e vista da natureza

Fonte: Fui Ser Viajante

Outras áreas imperdíveis para camping são Arraial do Cabo (RJ), Japaratinga (AL), Ilha do Mel (PR), Itu (SP), Recreio dos Bandeirantes (RJ) e muitos mais! Todas com suas peculiaridades e belezas incomparáveis. Mas se formos citar todas, nesse artigo, não daremos fim.

Se já é acostumado a acampar, certamente conhece os passos básicos de todo aventureiro. Apesar disso, é sempre bom aconselhar, ensinar e prevenir os iniciantes que sentiram um gostinho de quero mais, durante a descrição de cada destino. Assim sendo:

  • A princípio, faça uma boa pesquisa sobre o local. Dessa forma, você saberá informações referente ao clima, transporte e infraestrutura. Descobrindo o que é necessário levar e quais são as roupas adequadas;
  • Realize a compra da barraca ideal. Embora pareça simples, é importante entender que cada turismo necessita de uma barraca diferente. Isso porque há algumas mais pesadas, maiores e de montagem mais simples. Então esteja atento a esses requisitos;
  • Tenha alguns itens básicos em sua lista. Não se esqueça de: lanterna, papel higiênico, produtos de higiene pessoal, kit de primeiros socorros, isqueiro, repelente, sacos plásticos, isolante térmico e canivete multifuncional. Além disso, esteja atento aos alimentos. Lembre-se de levar itens fáceis de comer, abrir e cozinhar;
  • Teste a sua barraca, saco de dormir e colchão inflável em casa. Evite infortúnios verificando seus equipamentos antes da viagem;
  • Respeite e preserve o camping e a natureza. Desse modo, você estará garantindo a diversão sem estragar o meio ambiente e permitindo um local apropriado a outros turistas.

Com consciência, informação e respeito, o camping pode ser uma atividade muito mais simples do que se imagina. Prometendo a limpeza da alma e da mente que todos nós precisamos em algum momento de nossas vidas.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoa fazendo rapel
Rapel – O Que É, Modalidades, Cuidados e Destinos Para se Aventurar!
Vegetação e lago calmo - Parques Nacionais
Parques Nacionais – 5 Destinos Incríveis para Visitar!
Barraca de acampamento e vegetação
Camping – 6 Destinos Imperdíveis Para se Aventurar!
Fonte: Inteligência Predial
Castelos no Brasil Para Visitar – 8 Fascinantes Opções Para Conhecer!
Parque Nacional Serra da Confusões
Serra das Confusões: Como Chegar, Parque, Roteiros e Dicas!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus