Castelos no Brasil Para Visitar – 8 Fascinantes Opções Para Conhecer!

Quer conhecer lugares tão fascinantes e surreais que nem você irá acreditar? Então que tal visitar os castelos no Brasil? Essas são atrações turísticas que nem todo brasileiro sabe que existe por aqui. Isso porque esse tipo de estrutura ainda é mais relacionado às terras europeias que continham reis, rainhas, príncipes e princesas. Algo totalmente distante da nossa realidade.
A projeção desses modelos de construções antigas teve como início a influência da vinda dos europeus. Embora alguns sejam elaborados apenas por mero capricho de proprietários amantes de arquiteturas exóticas. Assim esses pontos se dividem entre imóveis à venda e áreas de turismo.
Conheça a seguir os 08 castelos no Brasil que causam encanto em qualquer turista.
+Veja também Principais Palácios e Castelos em Sintra Para Você Conhecer !
Índice
Castelo do Batel

Fonte: CCVB
O Castelo do Batel é uma das construções mais marcantes de Curitiba/PR. Inspirada na arquitetura francesa de estruturas localizadas no Vale do Loire e elaborada, entre 1924 e 1928, para o cafeicultor Luiz Guimarães. Por algum tempo, foi residência do governador do Paraná.
Atualmente é palco de diversos eventos, sendo aberto à visitação gratuita com tour guiado e disponível para programação de diversas formaturas, aniversários de 15 anos e casamentos. Cerimônias que proporcionam a todos a sensação de contos de fada. Devido aos bons serviços e cuidados dos responsáveis pelo local. Além da manutenção frequente que o conserva intacto assim como nos primeiros anos de sua criação.
+Veja também Castelos do Vale do Loire: Como ir, Dicas, Roteiros, Atrativos!
Castelo da Ilha Fiscal | Castelos no Brasil

Fonte: Rede Rio Hotéis
Visto de vários pontos do Rio de Janeiro/RJ, o Castelo da Ilha Fiscal, conhecido também por “castelinho”. Chama atenção por causa da altura e vigor expressos por sua torre central combinado ao grande relógio de quatro faces.
Além de sua localização cercada pelas águas da baía de Guanabara, seu piso em mosaico e seu renome como patrimônio histórico. Uma vez que foi erguido por D. Pedro II, sediou o último evento do Império e, nos dias atuais, apresenta o Espaço Cultural da Marinha e o Museu Naval.
Em suma, uma curiosidade é que seu nome teve origem com base nas atividades alfandegárias que aconteciam no século XIX.
Aos que ficaram interessados, saibam que há a possibilidade de visita e passeio pelo Boulevard Olímpico.
Castelo de Itaipava

Fonte: Agoda
Já desejou morar em um castelo? Se sua resposta for sim, então o Castelo de Itaipava é o ponto turístico ideal a quem vai à Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Pois nesse lugar você pode se hospedar, aproveitar uma refeição e, até mesmo, alugar para eventos, como casamentos e formaturas.
Andar por seus corredores com certeza será uma viagem de outro mundo. Já que além de sua estrutura de pedra aparente, exibe objetos de época, decorações, biblioteca e diversas gravuras que garantem total imersão no tempo de sua construção.
Castelo Zé dos Montes

Fonte: Amazônia Sem Fronteiras
Dentre os castelos no Brasil, o Castelo Zé dos Montes certamente faz jus à sua fama de cartão postal do município Sítio Novo, localizado no Rio Grande do Norte. Isso porque o complexo de pedra e cal possui um estilo indefinido, inspirado em obras árabes — da mesma forma que o Pavilhão Mourisco — e europeias. Vistas no formato de suas cúpulas e sua projeção com andares que se estreitam conforme o nível da elevação de seus andares, formando uma espécie de construção que lembra uma montanha.
Além disso, sua história atrai seguidores e interessados. Visto que seu criador e dono do nome dessa edificação, José Antônio Barreto. Dizia ter elaborado o projeto após obter uma visão da Nossa Senhora dando lhe instruções.
Assim, em seu interior há um altar voltado à santa e um labirinto que representa Via Sacra. Sendo um ambiente aberto à visitação.
Castelo de Pedras Altas | Castelos no Brasil

Fonte: Pedras Altas RS Gov
Tão arcaico quanto o Castelo de Itaipava, ou até mais, o Castelo de Pedras Altas exibe uma estrutura de pedra rígida e fortificada. Completamente distante do conceito de delicadeza dos contos de fada.
Em 1999, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul. Uma vez que em seu interior houve o acordo para o fim da Revolução Gaúcha.
Apesar disso e da necessidade de restauração, atualmente, o local está à venda. Não permitindo a entrada da comunidade e turistas em meio interno ou externo. Uma outra opção a quem visita o estado é o Chateau Lacave, em Caxias do Sul, inspirado em castelos espanhóis. Construído para uma família de vinicultores. De maneira que, nos dias atuais, proporciona visitação guiada em seu interior e degustação de vinhos ao final do turismo.
Castelo dos Riachos

Fonte: Castelo dos Riachos
O Castelo dos Riachos é um dos poucos castelos no Brasil em que você pode se hospedar. Sendo comparado ao Castelo de Itaipava e localizado também no Rio Janeiro, porém em Engenheiro Paulo Frontin.
Sua arquitetura lembra as fazendas do tempo de escravidão. Visto que foi erguida, em 1860, próxima aos vales do café, ambientes que utilizavam a mão-de-obra escrava. Dessa forma, durante sua visita é possível conhecer a senzala e a história local. Basta agendar uma visitação, ensaio fotográfico ou evento.
Castelo Belvedere

Fonte: Viagens no Divã
Situado em Treze de Maio/SC, o Castelo Belvedere é um ponto turístico de grande admiração. Uma vez que possui diversas pinturas e obras sacras. Apresentando uma capela e jardim públicos, e uma área privada, construída como residência do padre Nivaldo Ceron, criador do complexo.
Em suma, sua elevação iniciou em 1999 e demorou cerca de 11 anos para ficar pronta, contando com 47 mil tijolos e 30 toneladas de telhas expostas. Cuidadosamente pensadas e unidas de modo a dar uma aparência mais leve. Ao visitá-lo se atente ao horário de visitação, pois nem sempre está aberto ao público.
Castelo Furlani | Castelos no Brasil

Fonte: Prefeitura de Pederneiras
De fácil identificação, o Castelo Furlani (Pederneiras/SP) apresenta o sobrenome e iniciais de seu criador, Fausto Furlani, em seu exterior. Sua estrutura é formada por materiais de origem alemã e francesa dos anos 1911 e apresenta boa preservação apesar de todos esses anos.
Em suma, seu diferencial está na presença de araucárias e plátanos, árvores do Sul que substituíram algumas plantas nativas da região. Além das estátuas de quimeras (seres metade homem e metade animal), ponte levadiça e a proibição das visitações devido ser uma área privada passada aos herdeiros de Fausto.
Assim quem deseja adentrar o complexo deve entrar em contato e solicitar a permissão.
Caso tenha interesse em conhecer mais castelos no Brasil, recomendamos o Castelo de São João (Pernambuco). Composto por uma enorme coleção de obras de arte e armas de diversos lugares do mundo. Procure também pelo Castelo de Engady (Rio Grande do Norte). Baseado numa passagem bíblica que citava o esconderijo do rei David na fonte de Ein Gedi.
Para visitar esses ambientes, podem haver algumas barreiras, portanto se atente aos agendamentos e horários de funcionamento.
Ao conseguir entrar em um desses palácios, você com certeza irá se aprofundar em um mundo rico em história, cultura e peças que jamais imaginou conhecer. Então não fique de fora dessa nova aventura!