Como Organizar Uma Road Trip: O Que é, Dicas e Destinos!

Kombi em estrada

12/11/2021

Para quem curte longas horas de estrada com boa companhia, música e economia. Uma Road Trip é uma ótima opção!

Com um bom veículo e planejamento, não dependa de altos gastos. Ou seja, viaje para outros Estados sem precisar de passagens aéreas. E divida as despesas com as suas companhias. De modo a ter uma viagem mais leve e livre de preocupações.

Apesar disso, antes de mais nada, se prepare. Pois uma boa Road Trip depende de organização. Então descubra o que será necessário para sua viagem. E se divirta sem estresses.

O que é uma Road Trip

Road Trip é um termo do inglês que traduzido significa “viagem de carro”. Assim deixando claro o seu conceito. Já que é basicamente uma longa viagem de carro pela estrada.

Contudo é diferente de percorrer uma rodovia a fim de chegar em um destino. Visto que o caminho de veículo já é a grande atração turística. Permitindo aos viajantes aproveitar belas paisagens. Em roteiros como: Rota Romântica, BR-040 e Circuito das Águas Paulista.

Além disso, realizando Road Trips, é possível visitar mais de um lugar. Uma vez que ao se destinar a um Estado distante do seu local de origem. Você pode parar em outros Estados para descansar e turistar. Algo que seria impossível para quem viaja de avião.

Dessa forma, a Road Trip é ideal a quem quer se aventurar. Mas lembre-se que é importante ter tempo acima de tudo. Pois, por vezes, é uma viagem de muitos dias na estrada. De modo que é necessário pausas para repouso.

Como fazer uma Road Trip

Ao planejar uma Road Trip, há quem pense que basta fazer as malas e sair para viagem. Porém não se engane. Pois, embora não demande muito, é essencial estar preparado. Evitando, assim, certos problemas.

Portanto conheça alguns passos básicos para uma viagem mais tranquila.

1. Escolha seu destino

Estrada e Montanhas - Road Trip

Fonte: Blog Sansuy

Assim como qualquer outra viagem, comece escolhendo o seu destino. Isso porque ficará mais fácil de planejar a sua viagem. Ou seja, verificar quanto tempo pretende reservar para cada parada. E se será possível trilhar todo o caminho que deseja no seu tempo disponível.

Além disso, é interessante pesquisar as melhores épocas para cada atração. Já que nem todos os pontos turísticos são recomendados para o ano todo.

Então comece sua pesquisa. Tanto pelos aplicativos de mapas. Quanto pelos sites de buscas.

 

+Veja também Descubra 8 Mirantes no Brasil Que Valem a Pena Você Visitar!

 

2. Defina o carro ideal para sua Road Trip ou verifique se o seu é adequado

Carro na estrada

Fonte: Guia de Investimento

Durante a Road Trip seu principal equipamento é o veículo. Logo se certifique de que está tudo certo com o carro. Para isso sugerimos:

  • Prefira pelo carro mais confortável: caso viaje com amigos. Assim é indicado definir quem tem o carro mais adequado para sua viagem. Muitas vezes sendo o mais completo, espaçoso e com ar condicionado;
  • Faça a revisão do veículo: de modo a garantir um carro em ótimo estado. E evitar pausas e perrengues desnecessários;
  • Alugue um carro: mas com sabedoria. Dessa forma, esteja atento à locadora e contrato. E escolha um automóvel com preçinho de acordo com os seus orçamentos. Porém também pensando no caminho a ser percorrido. Visto que nem toda estrada é asfaltada. Precisando de carros mais potentes ou preparados.

3. Monte seu roteiro e calcule os gastos

Pessoas segurado mapa - Road Trip

Fonte: Freepik

Infelizmente, até mesmo viajando de carro há gastos a levar em conta. Assim, faça seu roteiro antes da viagem. De modo a definir:

  • Paradas no meio da estrada. Já que é recomendado dirigir apenas 3 ou 4 horas diárias;
  • Hospedagem;
  • Refeições;
  • Gasolina;
  • Trocados para os pedágios.

Além disso, sempre leve um dinheiro a mais. Pois com certeza haverá outros gastos inesperados. Seja com presentes e guloseimas. Ou alguma necessidade.

Ao montar um roteiro, a Road Trip será simples e perfeita. Uma vez que não haverá estresses com escolhas de última hora. E perda de tempo.

4. Prepare sua bagagem

Mala de viagem organizada - Road Trip

Fonte: Bom Paraná

A escolha dos itens da sua bagagem muitas vezes dependerá mais do clima do que do seu destino. Já que tudo ficará quase que a todo momento dentro do carro.

Apesar disso, lembre-se que não é indicado levar muita coisa. Visto que, ao viajar com muitas pessoas, haverá também muitas malas. Então leve só o necessário.

5. Encontre locais interessantes para se hospedar

Hostel

Fonte: Bookin

Se a ideia é economizar, acampamentos e hospedagens alugadas são boas opções. Isso porque é possível dividir o valor da estadia. Transformando o preço em algo mais acessível a todos.

Dependendo de onde estiver, é possível optar pelos hotéis do meio da estrada. Contudo pesquise bem. Porque nem todas possuem infraestruturas tão interessantes.

6. Prepare-se para uma longa viagem de carro

Viagem de carro

Fonte: Embarque na Viagem

Como dirigir é coisa séria, não deixe de descansar bem antes da viagem. Principalmente se você for o motorista.
Além disso, para se preparar para uma longa viagem, escolha boas companhias. E excelentes músicas. Nada melhor que descontração e diversão no meio do trajeto. Isso, porém, sempre com responsabilidade e cuidado.

Por fim, não se esqueça dos lanchinhos e da água. Já que é sempre bom fazer uma boquinha no meio do caminho. Sem precisar gastar muito. Mas não exagere nas bolachas e salgadinhos. Pois podem causar indigestão e mal-estar.

Destinos incríveis para se aventurar

Quando falamos sobre Road Trip, alguns destinos brasileiros são quase impossíveis de esquecer. Cada um oferecendo o que há de melhor. Desde belezas naturais à história e gastronomia.

A seguir, confira três destinos sensacionais para viagens de carro.

Estrada Real

Paisagem da Estrada Real

Fonte: Viagem de Moto

Estrada Real é considerado o maior roteiro turístico do Brasil. Com cerca de 1600km de extensão.

É o destino ideal para quem quer conhecer a história do país. Isso porque liga três Estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Apresentando um trajeto colonial. Popular por seu passado de exploração do diamante e do ouro brasileiro. Além de outras cenas marcantes. Como a Inconfidência Mineira.

Ao percorrer esse caminho, você pode optar entre várias rotas. Caminho Velho, Novo, Diamantes e Sarabuçu. Que podem passar por Ouro Preto, Paraty, Juiz de Fora, Petrópolis e Tiradentes. Cidades históricas ricas!

 

+Veja também Petrópolis – 10 Atrativos que você não pode deixar de fazer!

 

Rota das Emoções

Dunas Rota das Emoções

Fonte: Raízes do Mundo

A Rota das Emoções é literalmente um trajeto repleto de sensações. Uma vez que possui três grandes atrações: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.

Logo essa aventura une incríveis cidades paradisíacas: Ceará, Piauí e Maranhão. De modo a proporcionar uma Road Trip com muitas belezas naturais. Juntamente às praias, centros históricos e boa gastronomia local!

Assim sendo perfeita aos aventureiros. E amantes da natureza.

Costa do Sol Poente

Costa do Sol Poente

Fonte: Carro Aluguel

A Costa do Sol Poente é outra Road Trip no estilo Ecotrip. Ou seja, viagens específicas para os amantes da natureza.

O roteiro começa em Fortaleza e termina próximo à divisa do Piauí. Garantindo aos turistas excelentes vistas do litoral nordestino. Então que tal aproveitar algumas das 40 praias da rota? Populares também a quem curte esportes. Como o kitesurfe, sandboard e o surfe. Visto que algumas praias apresentam as melhores condições climáticas para as práticas esportivas.

Não bastando, não deixe de visitar as falésias, dunas e lagoas. Por meio dos passeios de buggy.

Porque realizar uma Road Trip

Estrada, vegetação e carro - Road Trip

Fonte: Momondo

Ao viajar pelo método Road Trip, as vantagens vão além da economia.

  • Flexibilidade no horário e nas paradas. Já que você é quem faz sua viagem. Não dependendo de roteiros pré-estabelecidos por agências de transporte e turismo;
  • Conexão com os amigos e familiares. Sendo perfeito para uma boa conversa, brincadeiras e cantorias;
  • Múltiplas viagens. A Road Trip é o conjunto de diversos destinos em uma viagem. Então aproveite pontos turísticos que você não conseguiria visitar em outras situações. Tais como viagem de avião ou de ônibus;
  • Descubra e visite lugares mais escondidos. Como cavernas, cachoeiras e grutas;
  • Viaje com seu pet. Essa com certeza é uma das melhores maneiras de viajar junto do pet. Visto que você estará a todo momento com o seu animalzinho.

 

Então por que não realizar uma Road Trip? Embora seja um tanto exaustiva ao motorista, com certeza faz valer a pena a todos. Desde que haja planejamento, preparo, pausas, boas risadas, excelentes companhias e momentos únicos. Logo compartilhe esse artigo com seus parceiros de viagem. E siga para uma das melhores férias da sua vida!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Kombi em estrada
Como Organizar Uma Road Trip: O Que é, Dicas e Destinos!
Club Med Kanc vista aérea
Club Med: O Que É, Como Funciona, Experiências e Lugares!
Cachoeira em Taquaruçu TO
5 Cachoeira de Taquaruçu – Onde Fica, Como Chegar e Dicas!
Pessoa fazendo rapel
Rapel – O Que É, Modalidades, Cuidados e Destinos Para se Aventurar!
Vegetação e lago calmo - Parques Nacionais
Parques Nacionais – 5 Destinos Incríveis para Visitar!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus