Fazenda Cachoeira Grande Vassouras – Como Chegar, Atrativos e Dicas!

Área externa Fazenda Cachoeira Grande

11/04/2022

A Fazenda Cachoeira Grande, em Vassouras é um destino histórico completo para quem busca lazer e repouso próximo à paz da natureza. Já que conta com um chalé no jardim à beira do lago. Com serviços e acomodações completas para não precisar sair da Fazenda.

Com um passado rico em acontecimentos, o ambiente oferece visitação e um museu. Onde hóspedes e visitantes podem apreciar a arte, história e arquitetura de um local que um dia prosperou no cultivo de café, arroz e cachaça.

Portanto, faça suas malas e sua reserva. E conheça mais a história da Fazenda Cachoeira Grande de Vassouras. Um ponto turístico que te fará viajar no passado e nas belezas naturais do município.

Como chegar à Fazenda Cachoeira Grande Vassouras, Vale do Café

Praça central de Vassouras Vale do Café RJ

Fonte: Viajali

A Fazenda Cachoeira Grande está localizada na cidade de Vassouras (RJ). Sendo cortada pela popular Estrada da Polícia que liga Rio de Janeiro à Minas Gerais.

Para chegar à fazenda, é indicado pousar no aeroporto Santos Dumont, a 120km de distância. Em seguida, percorrer uma estrada asfaltada por cerca de 2 horas.

Caso seu ponto de partida seja a capital Rio de Janeiro, siga pela Rodovia Presidente Dutra sentido São Paulo. Entre à direita na saída 212 para Paracambi. E atravesse a cidade de Mendes na RJ127. Por fim, vá pela estrada Mendes-Vassouras até o km 43. Pois a partir dali você irá avistar uma placa que irá te direcionar à Fazenda Cachoeira Grande.

Em suma, para quem opta por se hospedar no Resort Parador Maritacas, em Mendes, basta virar a direita, ao sair do hotel, passar pela rotatória sentido Vassouras e seguir a estrada até encontrar uma placa indicativa à fazenda.

  • Endereço: Vassouras, RJ, 27700-000
  • Telefone: (24) 2471-1264 | (24) 98123-1866 | (24) 99285-4689 | (21) 99911-4339

 

+Veja também Festival Vale do Café: Onde Fica,Como ir, Fazendas, Atrações!

 

História sobre a Fazenda Cachoeira Grande

Gramado área externa da Fazenda Cachoeira Grande Vassouras

Fonte: Viajar Hei

A Estrada da Polícia foi um projeto promovido pela Intendência da Polícia do Rio de Janeiro. Mas com a grande ajuda do promotor mineiro e futuro Barão de Aiuruoca, Custódio Ferreira Leite e seus sete sobrinhos. Dentre eles, havendo um de 16 anos que mais se destacou: Francisco José Teixeira Leite, futuro Barão de Vassouras.

Embora aos 20 anos já tenha se tornado um bom produtor de café, sua fama e riqueza aumentou apenas após os 24 anos. Ao se casar com sua prima D .Maria Esméria Leite Ribeiro e receber como dote a Fazenda Cachoeira Grande, fundada no século XIX.

A princípio, a fazenda não era uma das maiores da região. Porém foi o início para o crescimento da fortuna de Francisco que logo a reformou, lhe dando o formato de “T”. Que muitos acreditam ter relação ao seu sobrenome.

Após a morte de D .Maria, o futuro Barão de Vassouras já possuía cerca de 250mil cafeeiros mantidos por 147 escravos e 15 crianças. Apesar disso, isso não o impediu de se mudar à Vila das Vassouras com a sua nova esposa, D. Alexandrina Ferreira Leite. E transformar a fazenda de café em uma fazenda de arroz. O que deu muito certo, já que o arroz era um alimento caro da época e as máquinas “hidráulicas” aproveitavam a cachoeira para funcionar.
Logo o item se popularizou como “Arroz de Cachoeira”.

O Barão de Vassouras

Maria Fumaça Vassouras Vale do Café

Fonte: Viajali

Contudo a Fazenda Cachoeira Grande foi apenas um dos grandes feitos de Francisco José Teixeira Leite. Pois, além disso, foi um grande revolucionário de Vassouras. Visto que incentivou a construção das ferrovias na cidade, dotou melhorias ao local e manteve negócio com mais de 200 comerciantes. Recebendo com honra o título de Barão de Vassouras e, três anos mais tarde, Barão com Grandeza de Vassouras, por D. Pedro II.

Posterior à sua morte, com 80 anos de idade, sua filha Maria Esméria Teixeira herdou a fazenda. Onde recepcionou um grande jantar à Princesa Isabel e ao Conde D’Eu. E elaborou uma grande produção de cachaça.

Com tantas realizações e o abandono após a morte de Maria Esméria, a Fazenda foi restaurada. Pertencendo, atualmente, à família de Francesco Vergara Caffarelli, industrial e colecionador de arte.

Infraestrutura e serviço

Área Interna Fazenda

Fonte: Booking

Com tanta dedicação, Francesco Vergara Caffarelli e sua esposa Núbia assumiram a tarefa de restaurar a incrível Fazenda Cachoeira Grande. Como forma de manter viva a história e arquitetura de um lugar que tanto amavam.

Assim, a fazenda passou por um processo de restauro de quatro anos. Tornando-a semelhante ao que era no passado, com pisos de mármore e azulejo, jardim, terraço coberto, móveis no estilo colonial e outras estruturas capazes de proporcionar um ar da época ao visitante. Mas tudo sem deixar de lado a preocupação com a infraestrutura e serviços.

Logo ao optar pela estadia ou visita na Fazenda Cachoeira Grande, conte com estacionamento gratuito, acessibilidade, segurança, entretenimento ao ar livre ou em áreas de lazer, excelentes refeições e acomodações completas. Havendo tudo para se reconectar com outro tempo e natureza e se desconectar do mundo. Já que é um lugar em que não há acesso à internet. Porém oferece diversas atividades para seu lazer e entretenimento.

Hospedagem Chalé do Lago: Conforto e bom gosto

Sala espaçosa antiga

Fonte: Booking

A hospedagem na Fazenda Cachoeira Grande acontece no confortável Chalé do Lago, uma casa antiga de caboclo que foi restaurada e redecorada. De modo a proporcionar ótimas vistas ao lago, às montanhas e ao jardim. Juntamente com todo aconchego da acomodação que possui: TV, banheiro privativo, amenidades de banho, frigobar, ar condicionado e uma decoração de viajar no tempo.

Além disso, aos hóspedes da fazenda, é possível aproveitar algumas atividades e serviços ao ar livre, como:

  • Área de piquenique;
  • Terraço coberto ao ar livre;
  • Passeios a pé ou de bicicleta;
  • Pesca;
  • Mergulho.

Para completar a sua experiência na Fazenda Cachoeira Grande, que tal uma boa refeição no restaurante, alguns drinks servidos no bar e a visita histórica pela propriedade? Logo não há porque se deslocar da hospedagem para uma excelente viagem.

Fazenda Cachoeira Grande: Tipos de visitações

Fazenda Cachoeira Grande área externa

Fonte: Booking

A visitação na Fazenda pode ser realizada apenas em dois horários. Assim sendo, às 11h e às 15h. Então não esqueça de fazer a sua reserva antecipada por e-mail ou por telefone, podendo escolher entre os três tipos de visita:

Simples

Essa primeira opção é considerada simples, pois nela são apresentados apenas os territórios da área externas (lago, área da extinta cachoeira e terreno de secagem) e os salões principais, enquanto é contada a história da Fazenda Cachoeira Grande. Dura cerca de 1h30 e acontece diariamente às 11h. Por fim, a visitação é finalizada com um café que é servido juntamente com biscoitos amanteigados.

Completa

É um pouco mais extensa que a simples, durando 2h, e acontecendo às 15h. Porém não há muita diferença entre uma e outra. Visto que o que muda é o lanchinho final com mais delícias a serem consumidas, como: bolos, sucos, pães de queijo, café e água.

Completa com museu de carros

Dura cerca de 3h e possui as mesmas características da visitação completa. Mas com a adição do passeio guiado pelo museu de carros e carruagens.

Em resumo, é importante saber que entre um tipo de visitação e outro há diferença de valores. Portanto esteja atento às informações passadas por e-mail ou telefone.

Museu de carros antigos

Carro antigo Fazenda Cachoeira Grande Vassouras

Fonte: Booking

Em suma, a Fazenda Cachoeira Grande foi um lugar muito especial ao Caffarelli e sua esposa. De modo a se tornar o ambiente em que ele confiou sua coleção de cerca de 200 carros antigos. Dentre eles, havendo alguns raros em bons estados e funcionamento. E outros ainda em processos de restauração.

Durante a visita completa com museu de carros, conheça alguns dos automóveis mais inusitados e suas histórias. Realizando, assim, uma viagem recheada de conhecimento.

Dicas para aproveitar melhor a viagem à Fazenda Cachoeira Grande

Por do sol na Fazenda Cachoeira Grande

Fonte: Booking

A viagem à Fazenda Cachoeira Grande Vassouras é simples, grandiosa e completa. Assim sendo um destino sem muito estresse e planos para realizar. Apesar disso, ainda é recomendado entrar em contato para mais informações e agendamentos. Pois assim não haverá como perder alguma atração.

Além disso, já estando na região do Vale do Café, por que não visitar outras fazendas históricas mais? Tais como Fazenda São Luiz da Boa Sorte, Fazenda do Secretário e Fazenda Mulungú Vermelho. Ou seja, todos pontos turísticos que abriram suas portas às visitações com o intuito de proporcionar mais conhecimento do século XIX.

 

+Veja também Feriados Vassouras – RJ

 

Portanto, aproveite suas férias dentro da Fazenda Cachoeira Grande e em meio à natureza e um pedacinho da história do Brasil.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Balão no Céu
Passeio de Balão no Brasil – 8 Destinos Incríveis Para Você Conhecer!
Comprovante de vacinação covid
Passaporte de Vacinação COVID – O Que Você Precisa Saber Antes de Viajar!
Área externa Fazenda Cachoeira Grande
Fazenda Cachoeira Grande Vassouras – Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Paraquedismo Salto
Salto de Paraquedas – O Que É, Tipos, Destinos e Outras Informações!
Linha Verde Bahia Imbassaí
Linha Verde Bahia – Conheça As Melhores Praias, Dicas e Hospedagens!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus