Meu pedido Fale conosco
Atendimento

5 Melhores Chapadas do Brasil Que Você Precisa Conhecer!

Morro do pai Inácio - Chapadas do Brasil

Para os amantes da natureza e de paisagens incríveis, as Chapadas no Brasil são lugares incríveis e que merecem ser apreciados de perto. Com características únicas, elas trazem como principal atrativo o visual que mescla a planície com alturas impressionantes – perfeitas para serem exploradas ao máximo.

E acredite, as Chapadas Brasileiras não deixam nada a desejar para as de outros países – por isso, separamos as cinco principais que temos por aqui. Confira!

O que levar no passeio para uma Chapada Brasileira?

Chapadas no Brasil Fonte: Revista Blog de escala

Visitar uma das Chapadas no Brasil pode ser uma aventura que exigirá passeios por trilhas, cachoeiras e lugares quentes. Por tudo isso, separamos alguns itens primordiais de serem levados:

  • Protetor solar para ser reposto a cada duas horas, especialmente no rosto.
  • Muita água para momentos de caminhada intensa.
  • Um lanchinho ou frutas como Bananas.
  • Roupas secas, caso chova ou você se molhe.
  • Roupas de banho e toalhas.

Além desses itens essenciais, veja se o seu passeio inclui passeios de carro ou necessidade de realizar acampamentos. Leve também medicamentos para dor e encha o tanque de gasolina.

Separamos as 5 Chapadas Brasileiras mais imperdíveis para você conhecer!

Nosso país é rico em lugares incríveis para conhecermos em qualquer época do ano. E quando falamos nas Chapadas Brasileira, as opções não perdem em nada para as mais famosas do mundo. Separamos entre elas, 5 que são imperdíveis. Confira!

 + Veja Também O Que Fazer na Chapada dos Guimarães? Pontos Turísticos e Dicas!

5 – Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães Fonte: Trilha e aventuras

A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso do Sul, é um dos lugares mais incríveis do mundo todo. Com uma extensão gigantesca, diversos pontos de observação e muitas trilhas, ela leva a paisagens exuberantes em meio à natureza. Separamos alguns roteiros imperdíveis por lá:

Lagoa Azul

Lagoa Azul Fonte: Trilhando montanhas

Entre os passeios imperdíveis, temos a Lagoa Azul, um refúgio dentro de uma enorme gruta, com direito à água cristalina geladinha e um visual exuberante.

Casa de Pedra

Casa de Pedra Fonte: Viagens possíveis

Também na Chapada dos Guimarães temos a Casa de Pedra,uma gruta esculpida ao longo dos anos, perfeita para apreciar a exuberância da natureza local.

 + Veja Também Chapada Diamantina: Descubra como Você Pode Aproveitar o Melhor!

4 – Chapada Diamantina

Chapada Diamantina Fonte: Jornal o globo

A famosa Chapada Diamantina fica na Bahia e é um dos lugares mais incríveis do mundo. Anote alguns dos seus atrativos principais:

Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça em Chapada Diamantina Fonte: Thousand Wonders

Entre os atrativos, podemos citar a Cachoeira da Fumaça, um gigante que se molda à natureza local e presenteia os visitantes com mirantes de tirar o fôlego.

Poço Azul

Poço Azul Fonte: Destinões

Além das cachoeiras, vale a pena conhecer o Poço Azul, um exuberante rio subterrâneo, de coloração azul impressionante – esse passeio com certeza ficará na sua memória!

Cachoeira do Buracão

Cachoeira do Buracão Fonte: Destinões

Nadar ao lado de uma queda d’água de 85 metros não é para qualquer um e é um dos passeios mais impressionantes da Chapada Diamantina. O trajeto é difícil e exige um certo preparo físico e a ajuda de um guia, mas vale muito a pena!

Vale do Pati

Vale do Pati Fonte: Trilhas e aventuras

Localizado bem ao Centro da Chapada Diamantina, o Vale do Pati é exuberante. Com visuais incríveis, mirantes e capaz de mostrar toda a magnitude da região, esse é um roteiro imperdível!

Morro do pai Inácio

Morro do pai Inácio Fonte: Casal de Mochilão

O principal passeio da região, o Morro do pai Inácio é um dos cartões postais da Bahia. Seu tamanho impressiona quem está perto e quem o enxerga de longe e há diversas trilhas para se explorar mais o local. Vale muito a pena conhecer!

Vale do Capão

Vale do Capão Fonte: Chapada diamantina

Por fim, nossa última dica é que conheça o Vale do Capão, um verdadeiro santuário ecológico dentro da Chapada Diamantina. O vilarejo local traz um clima especial, esotérico e muita cultura, como o festival anual de Jazz, que ocorre geralmente no mês de Setembro. De lá, saem alguns dos principais passeios da região.

 + Veja Também Dicas Para Você Realizar sua Viagem à Chapada das Mesas!

3 – Chapada das Mesas

Chapada da Mesa Fonte: Carpe mundi

A Chapada das Mesas fica no Estado do Maranhão e é uma das mais bonitas do Brasil. Seus atrativos são diversos, como mirantes, cachoeiras e muita beleza natural. Separamos alguns passeios imperdíveis para fazer por lá:

Encanto Azul

Encanto Azul em Chapada das Mesas Fonte: Mochileiros e campistas

Imagine nadar em águas com tons de azul difíceis de serem vistas em qualquer outro lugar do mundo. O Encanto Azul é um lugar que vai te deixar com a sensação de estar perdido em um paraíso. Imperdível!

Trilhas e mirantes

Mirante na Chapada das Mesas Fonte: Carolina agora

Os Mirantes da Chapada das Mesas e suas trilhas merecem ser vistas com detalhes. A exuberância da região vista de cima é uma das imagens mais incríveis que você terá!

 + Veja Também O Que Fazer na Chapada dos Veadeiros: Onde fica, Como ir, Cachoeiras!

2 – Chapada do Araripe

Chapada do Araripe Fonte: Wikipédia

Localizada no Estado do Ceará, a Chapada do Araripe é nossa dica final para fechar a lista com chave de ouro. Com muitos mirantes, natureza intocável e cachoeiras incríveis, vale muito a pena conhecê-la. Separamos os principais atrativos:

Piscinas naturais

Um lugar que você não pode deixar de conhecer é onde estão as fontes naturais da Chapada do Araripe. São cerca de 5 opções de tirar o fôlego, com águas cristalinas e quedas d’águas incríveis. Vale a pena visitar o máximo delas possível!

Geoparque Araripe

Geoparque Araripe Fonte: Geopark Araripe

Com sítios arqueológicos e muita história escondida, o Geoparque Araripe está indicado como um dos principais lugares para o visitante passear. A dica é tirar um dia inteiro para explorar o ambiente!

1 – Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros Fonte: CVC

No Estado de Goiás, mais precisamente bem próximo da cidade de Alto Paraíso de Goiás, temos a Chapada dos Veadeiros, um lugar de natureza impecável e que conta com uma série de atrativos para o turista curtir férias incríveis. Anote alguns deles:

Vale da Lua

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros Fonte: Descubra turismo

Um dos mais famosos: trata-se de uma formação rochosa que traz a impressão de estarmos em um mundo totalmente diferente do nosso. Vale a pena conhecer também o Saltos do Rio preto e a Cachoeira de Santa Bárbara.

 + Veja Também Viagem Longa: 10 Dicas Para Fazer o Tempo Passar Mais Rápido!

Essas foram as nossas 5 dicas de Chapadas do Brasil para você conhecer! Gostou delas? Dê uma olhadinha na Transportal Viagens para encontrar as melhores opções de hospedagem e passagens na região que você mais se identificou!

E não deixe de compartilhar o texto nas redes sociais! Até a próxima!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310