Meu pedido Fale conosco
Atendimento

7 Melhores Serras Brasileiras Para Você Conhecer!

Serra brasileiras - Serra do Rio Rastro

O Brasil é um lugar abençoado por Deus, existem diversas paisagens para vislumbrar e se apaixonar, tem diversas praias, cerrados e florestas. Mas não podemos esquecer das serras brasileiras, que possuem um encanto único. A vegetação, toda a fauna, flora e o clima fazem com que elas sejam diferentes de qualquer outra localizada em qualquer canto do mundo.

As cidades que ficam no entorno das serras também são encantadoras, e possuem seus atrativos, festivais e deliciais locais, para que os turistas fiquem apaixonados por todo o contexto do lugar, não apenas pelas serras. Certamente as serras brasileiras que precisam entrar na listinha de “desejos” de todo o viajante que ama conhecer novos destinos e sair de lá apaixonados.

Para que você já comece a montar sua listinha de viagens hoje mesmo, separamos uma listinha especial com 7 serras brasileiras que você precisa conhecer, cada uma delas possui algo de especial e único, sem contar mágico, pois algumas possuem suas lendas e magias. Confira a seguir.

Conheça as melhores serras brasileiras

Está em dúvida por onde você deve começar, selecionamos as serras brasileiras que você não pode deixar de conhecer, mas existem muitas outras, que são tão lindas quanto:

+ Veja Também Dicas Para Você Aproveitar o Melhor da Serra dos Órgãos!

1 – Serra dos Órgãos

Vista aérea da Serra dos Órgãos Fonte: Viajante móvel

Localizado no Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos – PARNASO, é o terceiro parque nacional mais antigo do Brasil, além de ser um dos mais procurados pelos amantes de natureza e belezas naturais. A área total do parque possui cerca de 20 mil hectares e 3 sedes, em três cidades diferentes, uma em Teresópolis, outra em Petrópolis – Cidade Imperial e a última em Guapimirim.

Todas elas possuem diversas atrações que encantam todos os turistas, como cachoeiras com diversos níveis de dificuldade, que podem ser conferidos a pé, por trilha e algumas por bike. Os poços de rios com águas cristalinas, com mirantes com vistas que você não vai encontrar em nenhum outro lugar. Se você quiser acampar, o parque possui uma estrutura pronta.

+ Veja Também Melhores Passeios Românticos na Serra Gaúcha Para Namorados!

2 – Serra Gaúcha

Visão do bondinho na Serra Gaúcha Fonte: Guia viajar melhor

Um dos destinos mais populares da região Sul do País, uma das serras brasileiras mais conhecidas tanto por brasileiros quanto por estrangeiros. A região possui uma característica marcante que é o frio, que é predominante em boa parte do ano, logo os estrangeiros conseguem se acostumar com o clima com mais facilidade.

Na serra gaúcha podemos encontrar dois destinos mais famosos do Brasil, as cidades de Gramado e Canela, que são cidades que possuem grande valor histórico. São diversas cachoeiras que você pode visitar na Serra Gaúcha, como a Cascata do Caracol, que conta com a maior infraestrutura da serra.

+ Veja Também Dicas de Como Aproveitar Santa Catarina e Suas Belezas!

3 – Serra do Rio Rastro

Visão aérea da Serra Catarinense Fonte: Guia do turismo Brasil

A Serra do Rio do Rastro é uma das serras brasileiras que fica em solo sulista, mais precisamente em Santa Catarina. Sua vegetação é abundante, com grande riqueza de fauna e flora, com grandes cânions e grutas e ela é cortada pela rodovia SC-390, que permite que você faça algumas paradas para fotos e banho em cachoeiras.

Ainda é possível parar no mirante da serra do Rio Rastro, que possui mais de 700m de altura. Ao total, a serra possui 35km de extensão total e mais de 250 curvas. Para os mais aventureiros o passeio pode ser feito de moto, o visual e a liberdade é incrível, você precisa conhecer!

+ Veja Também Saiba Como Você Pode Aproveitar a Serra da Mantiqueira!

4 – Serra da Mantiqueira

Montanhas da Serra da Mantiqueira Fonte: Wikipédia

A Serra da Mantiqueira figura na lista de mais procuradas serras brasileiras, ela abrange 3 estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A fauna e flora da região é protegida pelo Governo Federal. Um dos destaques da região é a Cascata do Maromba, que fica em Itatiaia, região serrana do Rio de Janeiro. É um local incrível, que pode ser acessado.

+ Veja Também Conheça as melhores pousadas em Urubici para você ficar!

5 – Serra Catarinense

Cânion em Cambará do Sul Fonte: Viajar pelo mundo

A Serra Catarinense está na lista de serras brasileiras mais procuradas, também conhecida como Planalto Serrano. Não fica muito longe de Santa Catarina, apenas a 2h do litoral. A serra abrange 17 municípios, onde os principais e mais reconhecidos pelos turistas, são: Bom Jardim da Serra, Lages, São Joaquim, Cambará do Sul e Urubici.

Na serra catarinense você pode conhecer vales, rios, cachoeiras, cânions que parecem infinitos e uma incrível floresta de araucárias, árvore predominante na região. O local é ideal para prática de esportes radicais, mas você também pode optar por passeios culturais, principalmente pelas vinícolas e hotéis-fazenda.

+ Veja Também 8 Melhores Destinos de Ecoturismo no Brasil Para Você Conhecer!

6 – Serra do Mar

Trecho aéreo da Serra do Mar Fonte: Jornal do oeste

Uma das serras brasileiras com maior extensão, em relação à território, ela compreende toda a extensão do litoral sul chegando até o sudeste brasileiro, do Rio de Janeiro até o norte de Santa Catarina. Sua origem ocorreu há mais de 130 milhões de anos devido a um grande evento geológico.

Graças a sua extensão, ele possui uma grande diversidade de fauna e flora, com uma riqueza natural de impressionar, são diversas as cachoeiras, trilhas e rios que a região possui. Uma das atividades mais procuradas é a Trilha das Cachoeiras que possui cerca de 14km de extensão e é perfeita para ciclistas, pois ela foi criada por uma estrada de terra que está desativada.

Você também pode aproveitar para conhecer a Trilha das Cachoeiras do Rio Perequê, é uma trilha que desafia devido aos obstáculos naturais, considerada como moderada.

+ Veja Também Roteiros Para Você Fazer no Parque Nacional da Serra do Cipó!

7 – Serra do Cipó

Cachoeira na Serra do Cipó Fonte: Tele Vans bh

Finalmente e não menos importante que as demais serras brasileiras apresentadas até o momento, o Parque Nacional da Serra do Cipó, possui cerca 100km e está localizada em Minas Gerais – Belo Horizonte. Considerada um recanto bem rústico escondidinho na serra mineira. A beleza dessa serra é cênica e fez com que conquistasse o título de “Jardim do Brasil”.

Sua área é um importante ponto de preservação da flora brasileira, já que abriga mais 1600 espécies e uma grande variedade de fauna também, já que ela abriga animais que estão ameaçados de extinção. Além disso, existem importantes nascentes de rios. É possível encontrar poções, cascatas e corredeiras, perfeitas para a prática de esportes radicais.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe e fique atento nos próximos que virão!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310