Mini Mundo em Gramado: Onde Fica, Como Chegar, Atrativos e Dicas!

Em 1981, em uma área de lazer ao lado do Hotel Ritta Röppnero, dois alemães construíram uma casinha de bonecas e um conjunto de mini castelos com trenzinhos para as crianças da família. Aos poucos, eles foram ganhando a companhia de outras obras, que formaram uma mini rua, depois um mini bairro, uma cidade e por fim, um mundo inteiro em miniatura.
Foi desta forma que o Mini Mundo de Gramado surgiu. Inaugurado ao público em 1983, a obra recebe milhares de visitantes todos os anos, que passeiam e encantam-se com o local.
Dos grandes castelos aos mínimos detalhes, o Mini Mundo foi minuciosamente feito para encantar. Quer conhecer mais sobre este belo lugar? Confira nosso artigo especial sobre o Mini Mundo!
Índice
Onde fica?

Fonte: Viajandoporai
O Mini Mundo fica localizado no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul e é considerada uma das principais atrações turísticas da cidade. Por lá os visitantes encontram importantes obras da humanidade, como castelos, prédios públicos famosos e igrejas até casas, lagos, trens, florestas e outros detalhes impressionantes.
Ao todo, existem aproximadamente 140 construções dos mais variados portes, desde as mais contemporâneas, como o Aeroporto de Bariloche na Argentina, até os prédios mais antigos, como o Castelo de Neuschwanstein na Alemanha.
+ Veja também Réveillon em Gramado: Programação, Restaurantes e Hotéis
Como chegar?

Fonte: Vida de turista
Gramado é uma das cidades mais visitadas do Sul do Brasil e você pode chegar lá de diversas formas. Listamos as principais, abaixo:
Avião
Gramado não tem aeroporto, porém, você pode desembarcar em Porto Alegre, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, situado a cerca de 115 quilômetros da cidade. No próprio local, você pode contratar serviços de transfer ou ainda alugar um veículo nas locadoras do aeroporto para completar o trajeto. Uma opção mais em conta é utilizar o ônibus da Citral, linha que passa pela Rodoviária e, em seguida, pelo Aeroporto.
Ônibus
A rodoviária da cidade recebe diversos ônibus vindos principalmente de Porto Alegre em vários horários do dia. Porém, existem empresas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina que também realizam o trajeto até Gramado. Caso sua cidade não tenha ônibus que vão até lá, a opção mais comum é ir até Porto Alegre e lá comprar uma passagem de ônibus para Gramado.
Carro
A depender da sua região de origem, são várias as opções para chegar a Gramado de carro. Geralmente os visitantes de fora do Rio Grande do Sul vão até Porto Alegre e de lá podem optar pela Via Gravataí e Taquara, passando pela BR-101, RS-020 em Taquara e RS-115 até Gramado ou ainda Via Novo Hamburgo, saindo da capital pela BR-290, tomando a BR-116 até Novo Hamburgo, a RS-239 e RS-115 para chegar a Gramado.
Essa opção é mais utilizada entre os turistas. Por fim, saindo de Caxias do Sul, você pode ir pela RS-235. A atração não possui estacionamento próprio, mas é possível deixar o carro na rua em frente ao parque sem custos.
Quanto custa os ingressos?

Fonte: Chapinhanamala
Atualmente (agosto 2019), os ingressos custam R$ 42,00 por pessoa e R$ 21,00 a meia entrada, válida para idosos acima de 60 anos, estudantes, crianças de 3 até 15 anos e beneficiados. Crianças até dois anos não pagam.
Segundo o site do Mini Mundo Gramado, os visitantes deverão apresentar documento de identidade oficial na aquisição do ingresso e na entrada e para os estudantes que forem pagar meia, Carteira de Identificação Estudantil (CIE).
Os ingressos podem ser adquiridos no local, no dia da visita ou pelo site: http://www.minimundo.com.br/ingressos. Na bilheteria do parque, a compra pode ser efetuada em dinheiro ou cartão de débito.
Atrações no Mini Mundo

Fonte: Viveajantes
O parque como um todo oferece inúmeras atrações, afinal, por onde você andar, encontrará belas obras do Mini Mundo. No entanto, alguns dos principais destaques são: Castelo da Cinderela, Torre de TV de Hamburgo, Museu do Ipiranga, Castelo do Príncipe de Mônaco, Castelo de Neuschwanstein, Aeroporto de Bariloche, Jardim Botânico de Curitiba, entre outros.
Reserve pelo menos uma hora para a visita e se estiver acompanhado de crianças, talvez duas, já que o parque reserva atrações especialmente feitas para os baixinhos. Embora o parque seja pequeno, é comum perder muitos minutos por conta do incrível nível de detalhes, o que faz com que a duração do passeio seja bem mais flexível.
Esculturas imperdíveis

Fonte: Vaconferir
Além disso, apaixonados por história, viagens ou arquitetura poderão encantar-se com as descrições de cada réplica construída. As placas indicam nome dos monumentos, local de origem, ano de construção, entre outras curiosidades.
O parque sempre busca ampliar o número de obras expostas, inaugurando geralmente duas por ano. Porém, precisa ter acesso a planta do lugares que pretende representar, pois existe uma preocupação constante de sempre construir novas réplicas idênticas. Além disso, o parque conta com infraestrutura para alimentação, lojas temáticas e espaço infantil para proveito de toda a família.