Paris – 12 pontos turísticos para você conhecer na região!

Centro de Paris

04/11/2019

Paris é uma cidade encantadora. Capital da cultura, da arte, da boa gastronomia e cheia de pontos turísticos incríveis, não é necessário sair de lá para passar semanas conhecendo coisas novas todos os dias. Há quem diga que qualquer tempo em Paris ainda é pouco para o tanto que a cidade tem para oferecer.

Por esse motivo, as pessoas voltam sempre que podem para conhecer aquela ruela que ficou para trás nas primeiras visitas e conseguem encontrar sempre novos pontos turísticos para acrescentar na lista dos imperdíveis.

Mas se você está indo pela primeira vez, é importante ter um guia do básico para visitar – assim, você poderá dizer que viu um pouco de tudo! Separamos abaixo uma lista de pontos turísticos que não podem deixar de ser visitados, nem que seja por fora. Confira!



Onde fica Paris? Como chegar na cidade?

Paris - Torre Eiffel Fonte: Catraca livre

Paris é a capital da França, um dos países europeus mais visitados do mundo. Sabe-se que a cidade, inclusive, está em terceiro lugar no ranking das que mais recebem turistas. E eles chegam do mundo inteiro, falando em diferentes línguas e derivados de centenas de culturas.

Para chegar à Paris saindo do Brasil, a alternativa mais rápida e econômica é o Voo. Obviamente, você pode fazer conexões em outras cidades da Europa e chegar até a capital francesa de trem ou ônibus, mas para quem vai direto à Paris, a melhor dica é comprar um voo direto para um dos aeroportos da cidade: O Orly ou o aeroporto Charles de Gaulle.

Locomoção em Paris – Qual a melhor forma de passear pela cidade?

Cartão Navigo Fonte: The wherever writer

Se você chegou na cidade por um dos aeroportos citados, pode ir até o seu hotel utilizando o RER, o trem que cruza toda a cidade e faz baldeação com o metrô, ou mesmo um táxi e Uber. Para quem tem pouca bagagem, a melhor solução é se locomover de trem.

A dica é fazer um cartão Navigo, que pode ser solicitado no próprio aeroporto. Para ele, você vai precisar:

  • De uma foto 3×4, que pode ser tirada nas cabines automáticas do aeroporto.
  • Pagar uma taxa de 35 euros, para quem vai utilizar o transporte por uma semana. Para mais dias, a taxa se ajusta conforme o tempo.

O Navigo é um cartão ilimitado, que vai te permitir andar no RER, nos ônibus da cidade e no metrô. Ele serve para ir à Disneyland e também para Versalhes, logo, vale a pena financeiramente optar por ele se você vai para esses lugares ou se vai usar bastante o metrô.

No guichê Navigo peça o seu cartão conforme o tempo que ficará lá. É possível comprar o semanal, o quinzenal ou o mensal.

Principais pontos turísticos de Paris que você precisa conhecer!

Como já falamos, Paris tem centenas de lugares para conhecer, que vão desde as pequenas lojinhas, grandes restaurantes, ruas e até os grandes pontos turísticos. Claro que na sua primeira passagem pela cidade, vai ser impossível conhecer tudo. Mas os principais pontos turísticos são imperdíveis e fáceis de serem acessados. Separamos alguns deles abaixo!

+ Veja Também 5 Museus Imperdíveis em Paris, Que Você Deveria Conhecer!

1- Museu do Louvre

Museu do Louvre Fonte: Viajei bonito

O Museu du Louvre é uma parada quase obrigatória para quem vai à Paris, mesmo que seja apenas para conhecer a parte de fora dele, onde estão as pirâmides invertidas e um grande jardim com cadeirinhas para quem quer apenas apreciar o tempo passar.

Já quem não abre mão de entrar no Museu, é preciso se preparar. A dica é comprar o ingresso com antecedência e chegar um pouco mais cedo do que o horário agendado, pois terá fila. Lá dentro, porém, a circulação é bastante tranquila e você só terá que priorizar as artes que mais tem vontade de conhecer, como:

  • Monalisa: Sem dúvidas, esse é o quadro mais procurado do Louvre e sempre tem fila para tirar uma foto com a famosa Monalisa de Leonardo da Vinci. Mas vale muito a pena procurar por ela! Se tiver dúvidas de qual setor ela está, siga as placas ou peça ajuda para um dos funcionários do Museu, eles são bastante solícitos e sabem exatamente qual caminho seguir.
  • Venus de Milo: Já quem ama a arte Egípcia não pode deixar de conhecer a Venus de Milo, cujo autor é desconhecido até os dias de hoje.

Se você quiser conhecer um pouco mais da história que cerca o museu e de todas as artes, não deixe de pedir a visita guiada, seja com um guia profissional ou com o áudio-guia, que pode ser encontrado em quase todas as línguas do mundo, inclusive em português.

2- Arco do Triunfo

Arco do Triunfo Fonte: Wikipedia

O imponente Arco do Triunfo fica em uma das pontas da famosa Avenida Champs Elysée. Ele pode ser visitado apenas por fora ou também por dentro. Para subir no topo do Arco, o valor é de cerca de 12 euros e é preciso preparar as pernas para muitos degraus – são quase 400!

Mas o visual lá de cima vai compensar todo o seu esforço e será possível ver pontos importantes da cidade como a Torre Eiffel e a Catedral de Montmartre. Seja como for, vale muito a pena passear pelo Arco do Triunfo e se apaixonar por esse monumento que marcou as vitórias de Napoleão na França.

Além de subir o arco, não deixe de tirar fotos embaixo dele. Imponente, ele é impressionante visto por essa perspectiva!

3 – Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame Fonte: Viajonários

Infelizmente, a Catedral de Notre Dame sofreu um incêndio e está fechada por hora para visitação, inclusive para chegar até a ilha onde ela se encontra. Mas é possível vê-la de alguns pontos do Rio Sena e tirar algumas fotos legais.

Mesmo com o acidente, a Catedral ainda é lugar importante e que merece ser visto nem que seja de longe. A expectativa é que em alguns anos ela seja reconstruída e reaberta para visitação.

4 – Bairro Quartier Latin

Bairro Quartier Latin Fonte: Euro dicas turismo

O Latino bairro de Paris é conhecido também por ser o bairro dos intelectuais. Nele, é possível passear pelas ruas, entrar em cafés e lojinhas e ainda ir em alguns pontos turísticos, como o Panthéon e a Fontaine Saint-Michel.

Além desses dois pontos turísticos, entre o Quartier Latin e o bairro de Saint-Germain-des-Prés, está o famoso Jardin du Luxemburgo, um dos parques centrais mais bonitos da cidade. Vale a pena passar o dia por lá e caminhar entre os dois bairros sem pressa de chegar em casa – quem sabe, aproveite para almoçar em um dos restaurantes do bairro.

5 – Torre Eiffel

Torre Eiffel em Paris Fonte: Veja abril

A Torre Eiffel é geralmente o primeiro lugar que os turistas conhecem em Paris. Vê-la de pertinho costuma ser aquelas sensações que demoram a passar. Majestosa, não é à toa que a torre é visitada o ano todo por milhões de pessoas, que não cansam de conhecer seus jardins e observar sua construção de diversos ângulos.

Feita para uma exposição mundial sobre tecnologia, a torre seria originalmente derrubada após alguns meses, mas o sucesso foi tanto que os responsáveis decidiram transformá-la em um patrimônio de Paris. Algumas dicas sobre a torre são imprescindíveis:

  • Não tente entrar na zona abaixo da torre com objetos cortantes ou armas, pois existe um controle de segurança muito rígido mesmo para essa parte.
  • É possível subir até o último andar na torre, onde a vista é incrível. O ingresso pode ser comprado na hora ou pelo site oficial e a dica é comprar com antecedência porque sempre há uma fila quilométrica para o bilhete na hora. Evite!
  • A Subida é um pouco demorada, pois o controle de segurança é bastante intenso também para embarcar no elevador. Mas vale a pena a espera e você com certeza irá se apaixonar pelo visual exuberante do alto da torre.
  • Se não quiser pagar para subir, não tem problema. É possível ficar apenas na parte de baixo sem custo nenhum e sem tempo limite para curtir os arredores. Apenas a subida exige ingressos.
  • A dica é evitar ir na torre em dias mais cheios, como domingos e feriados. Procure sair cedo também, assim você evita uma fila maior caso não tenha comprado o bilhete antecipado.

6 – Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes Fonte: Lala Rebelo

Se tem um lugar que merece o dia inteiro de visita, esse lugar é Versalhes. Localizado em um vilarejo próximo à Paris, é possível chegar por lá com o seu cartão Navigo, utilizando o trem que sai das estações centrais da cidade – não tem erro, com certeza muitos outros turistas irão para o mesmo lado e vão desembarcar no mesmo destino.

O passeio é espetacular! Versalhes foi construído por Luis XIV e se tornou conhecido por abrigar seu neto, Luis XVI e sua famosa esposa, Maria Antonieta. É em meio à essa história que o turista se perde em tantos lugares para conhecer em Versalhes, como:

7 – O Palácio

Palácio de Versalhes em Paris Fonte: Gira mundo

O Palácio em si já vale a pena. Com salões enormes, quartos gigantescos e preservados desde à época de Luis XVI e a famosa sala dos espelhos, é possível se transportar para os séculos passados e imaginar o quanto aquele lugar significa para a história não só da França, mas do mundo todo.

Vale a pena fazer esse passeio pelo palácio antes dos jardins, pois ele não é tão grande e você poderá finalizá-lo em 30 minutos mais ou menos.

Jardins de Versalhes

Jardins de Versalhes Fonte: Anita bem criada

Esse é o ponto alto do passeio. O jardim de Versalhes, construído por Luis XIV é um monumento à parte. Com um tamanho a perder de vista e milimetricamente projetado, por lá há bosques, restaurantes, um lago gigantesco para andar de barco, fontes luminosas e dançantes, além de animais. É um labirinto que pode ser explorado a pé, de bicicleta ou com um carrinho de golfe, que custa 35 euros a cada 15 minutos.

Petit Trianon

Petit Trianon em Paris Fonte: Wikipedia

Nos domínios de Maria Antonieta, está o Petit Trianon, um dos lugares mais emblemáticos de Versalhes. Por lá, o visitante vai encontrar o pequeno Palácio construído para antes mesmo da Rainha morar nele e algumas outras residências dos empregados do Palácio.
Além disso, há até hoje uma fazenda pequena com alguns animais sendo criados, como acontecia na época de Maria Antonieta.

O Petit Trianon é um lugar incrível e enorme, por isso, vale a pena ir direto até ele antes de explorar o restante do jardim – você vai precisar caminhar muito até lá!

8 – Champs Elysées

Champs Elysées em Paris Fonte: PCA Strem

Quem ama moda, luxo e adora passear pelas lojinhas, não pode deixar de conhecer a Avenida mais famosa da Paris: a Champs Elysée. Do Arco do Triunfo até a outra ponta, com dezenas de lojas das mais diversas marcas famosas, como Nike, Zara e até da Disney e da M&M.

A dica é tirar um dia inteiro para caminhar sem pressa pela Avenida, tomar um sorvete ou comer algo nos charmosos cafés, conhecer o luxo de lojas de grife e comprar lembrancinhas para a família.

9 – Montmartre

Montmartre Fonte: Happy to wander

Um dos bairros mais famosos de Paris é Montmartre. Charmoso, cheios de ruas com lojinhas de lembrancinhas, o bairro é o melhor lugar para comprar presentes e levar ao Brasil.

É em Montmartre que está também a famosa Basílica de Sacré Coeur e sua escadaria com vista para toda a cidade de Paris. Quem quer aproveitar ao máximo o visual, o melhor horário para a visita é durante o dia, onde é possível ver os telhados da cidade e observar diversos pontos turísticos.

À noite, porém, muitas pessoas sobem as escadas para aproveitar as luzes acesas e a feirinha do local. Seja como for, vale muito a pena conhecer a Basílica e se apaixonar por esse bairro tão interessante que é Montmartre.

Outro lugar que vale a pena ser visitado em Montmartre é o famoso Moulin Rouge, o Cabaret que ficou conhecido por ser um dos mais tradicionais do mundo, construído em 1889. Por lá, há opções de shows que merecem ser visto ao menos uma vez na vida!

10 – Rio Sena

Rio Sena em Paris Fonte: Mariana viaja

Um passeio simples e que vai te fazer ficar encantado por Paris é caminhar pelas margens do Rio Sena, mais especificamente nos arredores da Ponte Alexandre III, uma das mais bonitas da cidade – ela é coberta de ouro e esculturas que datam de séculos atrás.

No Rive Gauche, ou seja, à margem esquerda do rio, há alguns restaurantes e espaços para o visitante sentar, tomar um vinho e apreciar o pôr-do-sol no rio.

Além disso, é possível realizar um passeio de barco por toda a extensão do Sena, passando pela Torre Eiffel e diversos outros pontos turísticos, como a Catedral de Notre Dame e o Louvre.

Seja qual for o passeio escolhido, o Rio Sena nunca decepciona e vai ser difícil não se apaixonar por ele! Tire ao menos uma tarde para apreciar a beleza do Rio, que é limpinho e muito bem cuidado.

11 – Disneyland Paris

Disneyland Paris Fonte: Nit

A Disneyland Paris é um dos passeios mais incríveis que você pode fazer na cidade. Por lá, há dezenas de atrações e o parque é tão incrível quanto o de Orlando, embora bem menor. O trajeto até a Disneyland é feito por meio do RER ou mesmo de ônibus fretado saindo do centro de Paris.

A dica é, como sempre, comprar seu ingresso com antecedência para evitar filas e ficar muito tempo esperando. Em dias de muito calor, leve água e se hidrate com frequência.

Diferente da Disney de Orlando, não é preciso se preocupar com o DisneyPass, já que as filas não são tão grandes, mas se preferir, é possível adquiri-lo junto com o seu ingresso.

12 – Galeria La Fayette

Galeria La Fayette Fonte: Parisabor

Se sobrar um tempinho no seu roteiro tão corrido, vale muito a pena conhecer a famosa Galeria La Fayette, que fica na região da Champs Elysées. Com um design luxuoso, ela é um dos lugares mais legais de conhecer – quem ama ver de pertinho marcas de luxo famosas no mundo inteiro, vai se apaixonar pelo lugar!

Além disso, a região é rica em pharmacies, onde é possível comprar centenas de produtos por um preço baixo, como aqueles produzidos na França – é o caso dos cosméticos, por exemplo.

Conclusões

Sem dúvidas, Paris é uma cidade apaixonante e, como já falamos, qualquer tempo por lá ainda é pouco para ver todos os pontos turísticos. Mesmo assim, se você tiver ao menos alguns dias, vale a pena priorizar os principais lugares e ir riscando-os da lista aos poucos.

Curta muito a viagem e não se apresse: alguns programas merecer ser feitos com calma e com o estilo Parisiense, ou seja, curtindo a energia local!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Centro de Paris
Paris – 12 pontos turísticos para você conhecer na região!
Natal no Brasil - Natal luz
Destinos para passar o Natal no Brasil – Dicas imperdíveis!
Casal sobre Deck em frente ao mar
Lua de Mel – 8 Destinos Para Passar um Momento Inesquecível!
Parque dos Dinossauros em SP
Parque dos Dinossauros: Conheça os 4 Melhores Para Levar Crianças!
Fachada do Mini Mundo
Mini Mundo em Gramado: Onde Fica, Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur