Parques Nacionais – 5 Destinos Incríveis para Visitar!

Vegetação e lago calmo - Parques Nacionais

02/08/2021

Viajar por terras brasileiras, por si só, já é uma grande exploração. Até mesmo para nós que vivemos no país! Então por que não conhecer alguns parques nacionais? Já que esses guardam em si belezas naturais que diversificam desde cachoeiras às grutas e cânions!

Esses territórios ricos em ecoturismo são áreas protegidas contra degradação humana. Por instituições como o Instituto Chico Mendes de Conservação e da Biodiversidade (ICMBio). Responsáveis por fiscalizar, gerir e monitorar as unidades de conservação. Além de elaborar programas de preservação e pesquisa. E agir como polícia ambiental em todo o Brasil. Garantindo a segurança de todo o meio ambiente local.

Ao escolher esse tipo de passeio, é importante saber que nem todos possuem boa infraestrutura. Visto que a ideia é abrir portas às visitações. Interferindo o mínimo possível na natureza. Apesar disso, muitas organizações ainda planejam formas de oferecer mais conforto aos turistas.

Assim, conheça nossa lista dos 5 melhores parques nacionais. E descubra suas atrações principais próximas a você!

Parque Nacional da Serra da Capivara: Um dos parques nacionais mais importante da América do Sul

Serra da Capivara

Fonte: Casal Nômade

Preservado pela Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado em Piauí, ocupa parte de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

Em suma, é uma área respeitada por possuir as pinturas rupestres mais antigas da América do Sul. Além de apresentar a maior quantidade de sítios e obras pré-históricas do mundo!

Para a sua admiração, é essencial a presença de um guia. Capaz de explicar toda a história local e significados das artes à céu aberto entre formações rochosas. Seguindo o Circuito Baixão da Pedra Furada, passeio de um dia inteiro que exibe os desenhos em rochas e vestígios da época. Caso tenha sorte, ainda pode se deparar com alguns animais silvestres!

Sem dúvida, é o parque nacional ideal para quem está começando nessa nova aventura. Pois possui uma ótima infraestrutura. Contendo trilha segura, boa sinalização, investimento em pavimentação de estradas, acessibilidade, profissionais atenciosos e restaurantes próximos.

Caso esteja planejando a sua viagem, tenha em mente que a Serra da Capivara pode ser visitada em qualquer mês do ano. Porém é indicado frequentar apenas nos períodos de seca, entre maio e outubro. Já que seu inverno costuma ser chuvoso. Logo sempre tenha uma garrafa de água em mãos. Uma vez que durante a seca há o aumento da sensação de calor e desidratação.

Mais indicações a quem curtir os canions desse parque são: Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) e Aparados da Serra (entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Parque Nacional da Tijuca: Unidade de conservação mais visitada do Brasil

Parque Nacional da Tijuca

Fonte: Parque Nacional da Tijuca.Rio

Quem visita o Rio de Janeiro, não pode perder essa oportunidade! Isso porque o Parque Nacional da Tijuca abriga nada mais e nada menos que o Corcovado e o Cristo Redentor. Além de ser considerado o primeiro reflorestamento do mundo (1861), durante o Segundo Reinado. Devido ao desmatamento promovido pela produção do carvão e plantio do café.

Embora os marcantes cartões-postais sejam as celebridades locais. O turista pode desfrutar de belas paisagens em voos, trilhas e escaladas. Realizar um piquenique e churrasco em áreas abertas ao público. Ou visitar grutas, cachoeiras, mirantes e ruínas históricas em excursões guiadas.

Mas se atente ao seu planejamento. Pois, apesar de ser visitado durante o ano todo, é bom evitar o passeio nos verões chuvosos. Porém, caso prefira esse período, basta se informar sobre o clima e ir em dias sem previsões de chuva.

Sua infraestrutura é uma das mais perfeitas. Uma vez que é classificado como o parque nacional mais visitado do Brasil! Possuindo fiscalização, fácil acesso às trilhas gratuitas e ambiente bem sinalizado.

 

+Veja também Parque Nacional da Tijuca – 5 Dicas Para Você Aproveitar o Local!

 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Opção para camping entre os parques nacionais

Chapada dos Veadeiros - Parques Nacionais

Fonte: Época Negócios

Situado no nordeste de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma área ampla que possibilita diversas atividades. Como: canionismo, escalada, acampamento, admiração da natureza, banho de cachoeira e caminhadas com diversos níveis de dificuldade. De modo a proporcionar uma boa experiência até mesmo aos mais sedentários, idosos, crianças e grávidas.

Para uma experiência mais tranquila, indicamos que evite passear nesse lugar entre maio e outubro. Visto que são as épocas mais chuvosas. Podendo ocorrer enchentes e acidentes. Até porque seu passeio não precisa de guia. Uma vez que apresentam boa sinalização.

A infraestrutura interna não é tão boa. Pois os banheiros e bebedouros ficam do lado de fora. Assim como os quiosques e barracas para alimentação. Portanto leve uma garrafa de água e alguns alimentos. Mas não se esqueça de respeitar a natureza, guardar seu lixo e não alimentar os animais.

Outra dica importante é chegar cedo ou comprar o ingresso com antecedência. Já que todas as programações contam com uma limitação diária.

 

+Veja também 6 Melhores Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros Para Turista!

 

Parque Nacional de Itatiaia: Primeiro parque do país

Parque Nacional de Itatiaia

Fonte: G1 – Arquivo Pessoal

Semelhante às outras unidades. Para visitar o Parque Nacional de Itatiaia é melhor fugir dos dias chuvosos. Dado que nesses dias as cachoeiras podem ser fechadas com o objetivo de evitar tragédias.

A visitação nesse local é simples. Devido ao fácil acesso de carros em estradas pavimentadas e trilhas acessíveis aos cadeirantes. Se por acaso sua alma for mais aventureira, sugerimos os diversos esportes: montanhismo, escalada e ciclismo. Contudo, caso prefira calmaria, busque por caminhadas e piqueniques.

Suas atrações mais populares estão relacionadas aos picos com maiores altitudes do Brasil, Cachoeira Véu da Noiva, Mirante do Último Adeus e Lagoa Azul. Encontradas na Serra da Mantiqueira. Entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Parque Nacional do Iguaçu: O lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu - Brasil

Fonte: icmbio.gov

O Parque Nacional do Iguaçu certamente é um dos destinos mais desejados do Brasil. Uma vez que acomoda as famosas Cataratas do Iguaçu. Apreciadas durante a Trilha das Cataratas. E suas refeições em restaurantes que permitem vistas incríveis!

Apesar isso, nem todas as pessoas conseguem realizar a caminhada com facilidade. Pois há muitas escadas em seu caminho que dificultam o acesso. Contudo há a possibilidade de subir de elevador ou admirar a paisagem por helicóptero.

Pontos positivos do local são as presenças de postos médicos e banheiros. Que garantem bem-estar e segurança. Mas é bom evitar dias de chuva. Já que pode ocorrer vazão d’água nas passarelas. Então vá nos tempos mais secos e tenha uma boa vista.

Por fim, não se esqueça de usar roupas confortáveis e levar uma capa de chuva.

Viajar pelos parques nacionais é como conhecer nosso país, aprender com a natureza e se conectar com o mundo. Logo convide mais pessoas para essa nova aventura e tenha experiências de tirar o fôlego.

Em suma, não deixe de visitar também o Parque Nacional de Jericoacoara (CE) famoso por suas praias divinas. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) composto por dunas temporárias. E o Parque Nacional Marítimo de Fernando de Noronha (PE) cheio de aventuras e mergulhos.

 

Para mais informações, leia outros textos da Transportal.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoa fazendo rapel
Rapel – O Que É, Modalidades, Cuidados e Destinos Para se Aventurar!
Vegetação e lago calmo - Parques Nacionais
Parques Nacionais – 5 Destinos Incríveis para Visitar!
Barraca de acampamento e vegetação
Camping – 6 Destinos Imperdíveis Para se Aventurar!
Fonte: Inteligência Predial
Castelos no Brasil Para Visitar – 8 Fascinantes Opções Para Conhecer!
Parque Nacional Serra da Confusões
Serra das Confusões: Como Chegar, Parque, Roteiros e Dicas!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus