Passaporte de Vacinação COVID – O Que Você Precisa Saber Antes de Viajar!

Comprovante de vacinação covid

11/04/2022

Com ou sem pandemia, o passaporte de vacinação é um item essencial para garantir o seu ir e vir pelo Brasil e pelo mundo. Isso porque é uma maneira de controlar a incidência de doenças. E ainda te proteger e garantir uma viagem tranquila.

Dessa forma, completar o esquema vacinal evita limitações e transtornos. Não apenas a quem viaja de avião. Mas também aos turistas que optam pelo ônibus. Ou passam por certos estabelecimentos que possuem a exigência do passaporte sanitário.

Logo obtenha mais informações sobre o passaporte de vacinação. E descubra tudo sobre essa documentação tão importante.

 

+Veja também Como Organizar Uma Viagem Para Fora do Brasil!

 

O que é passaporte de vacinação

Passaporte Covid

Fonte: Onu Brasil

O passaporte de vacinação também é conhecido por Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) ou Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. Assim sendo uma medida tomada para prevenir riscos tanto ao viajante quanto às demais pessoas que entrarem em contato com o indivíduo. De modo a evitar a propagação de doenças — definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Que poderiam ser evitadas facilmente por meio das vacinas em dia.

Portanto, antes de qualquer viagem, esteja atento às orientações e normas. Pois pode acontecer do seu destino exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Ou até mesmo febre amarela. Sendo necessário tomar ao menos 10 dias antes da data da viagem.

Além disso, com a pandemia, algumas regiões e países instituíram um projeto de lei que estabelece como sendo obrigatório o uso do passaporte sanitário. Juntamente com o teste do PCR negativo.

Então, para ser aceito em diversos destinos, o passaporte de vacinação pode ser emitido nos idiomas português, inglês e espanhol. Apresentando as informações cadastrais dos vacinados contra Covid-19 ou outras doenças. Data, horário e autenticação da emissão do certificado. E dados referente às doses das vacinas administradas.

Como emitir

Emitir o passaporte de vacina é um processo simples. Já que toda vacinação importante é registrada no Ministério da Saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Logo você pode ter esse dado em mãos de duas maneiras: via online ou presencial.

Passaporte de vacinação Covid-19

Site do sus covid

Fonte: –

A princípio, se vacine em um dos postos de saúde do SUS. Onde você receberá o passaporte físico de vacinação contra o Covid-19. Ou seja, esse é o documento importante que você não deve perder.

Caso queira o certificado digital, acompanhe e emita de forma online. Fazendo o cadastro pelo site ou aplicativo do ConecteSUS, sistema oficial do Governo Federal do Brasil.

Após a data de aplicação, o passaporte da vacina contra o Covid-19 pode demorar cerca de 10 dias para atualizar. Por isso, é essencial se vacinar alguns dias antes da sua viagem. Já que assim você será capaz de emitir o certificado sem pressa e transtornos.

Em seguida à atualização, entre no site ou aplicativo ConecteSUS. Clique no ícone azul, localizado no centro da parte inferior da tela. E escolha entre “Carteira Nacional de Vacinação”, “Certificado de Vacina COVID-19” ou “Cartão do SUS”.

Assim, rapidamente e sem muita complicação você já pode ter o seu comprovante vacinal em mãos.

 

+Veja também Melhores Aplicativos Para Baixar em Viagens Ao Exterior!

 

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Fonte: Apure Guria

Por algum tempo, o CIVP só podia ser emitido presencialmente. Uma vez que depende da assinatura do viajante para a sua finalização e autenticação.

Contudo, atualmente, você pode emitir diretamente pelo site Gov.br ou entrando em contato com a Central de Atendimento da Anvisa.

Para solicitar esse comprovante, tenha em mãos: documento de identidade com foto e comprovante de vacina recebido após a aplicação. Porém esteja atento se o seu comprovante possui assinatura do profissional, seus dados pessoais, data e lote da vacinação e carimbo. Caso não possua todas essas informações, peça uma segunda via completa.

Logo faça seu cadastro no site Gov.br, preencha o formulário e envie esses documentos digitalizados. Por fim, aguarde o recebimento do CIVP por e-mail. Contendo a assinatura eletrônica do servidor da Anvisa.

Imprima o Certificado e assine. Pois assim estará tudo certo para ser utilizado e comprovar que já tomou a vacina exigida.

Principais regras de onde é solicitado o passaporte de vacinação

O passaporte de vacinação não é novidade. Visto que já era cobrado em viagens que exigiam a vacina da febre amarela.

Apesar disso, esse item tem se tornado ainda mais importante recentemente. Devido ao aparecimento do coronavírus. Como forma de controlar a doença e sua nova variante. E garantir o direito à saúde estabelecido pela Constituição Federal.

Assim, antes de tudo, saiba quais lugares solicitam o comprovante vacinal.

Transportes

Pessoas em ônibus de viagem

Fonte: Uol

Para voos domésticos, táxis e ônibus intermunicipais ou interestaduais, não há exigência de certificado de vacina. Já que não é obrigatório para entrar em aeroportos e rodoviárias.

Contudo algumas companhias aéreas têm exigido o documento aos viajantes que entram ou saem do Brasil. Seguindo recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, ainda deve ser apresentada a amostragem negativa do teste PCR. De acordo com o que foi definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Estabelecimentos

Comércio

Fonte: Correio Braziliense

Agora que é fácil obter seu passaporte de vacina físico ou digital, o tenha sempre em mãos. Pois, embora não seja obrigatório em todos os estabelecimentos, há alguns que cobram o documento dependendo da região.

Logo alguns cinemas, teatros, bares, academias, restaurantes e hotéis pedem que haja a comprovação ao menos até a segunda dose contra o Covid-19.

Dentre os destinos brasileiros Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pará e Pernambuco são alguns que possuem essa exigência.

Eventos

Evento no Rio

Fonte: Lopes

A maioria dos eventos com grande público de no mínimo 500 pessoas possui a obrigatoriedade do passaporte de vacinação e/ou teste negativo do PCR. Isso porque são ambientes em que vários indivíduos permanecem sem o uso de máscaras. Principalmente para comer e beber.

Portanto se pretende ir a um show, festa, baile, jogo de futebol, feiras ou congressos esteja preparado. Pois é praticamente certo que deverá apresentar o Certificado Nacional de Vacina Covid-19.

Países

Celular com passaporte digital

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Se você achou extrema a solicitação do passaporte em terras brasileiras, então vai se surpreender com as regras em alguns países. Isso porque muitos países já adotaram a exigência do comprovante vacinal em qualquer estabelecimento.

De modo que apenas quem for vacinado pode utilizar o ambiente. Como restaurantes, academias, bares e outros estabelecimentos fechados.

A seguir, confira os países que entram para a lista dos que solicitam o passaporte de vacina:

  • Israel;
  • União Europeia;
  • Áustria;
  • Dinamarca;
  • França;
  • Eslovênia;
  • Irlanda;
  • Grécia;
  • Japão;
  • Itália;
  • Coreia do Sul;
  • Letônia;
  • Lituânia;
  • Portugal;
  • Holanda;
  • Luxemburgo.

Dicas sobre o passaporte de vacinação

Qr code com certificado de vacinação covid

Fonte: UFSM

  • Para evitar estresses desnecessários, é interessante seguir algumas dicas que podem facilitar a sua vida.
  • Emita o passaporte de vacinação, mesmo se não for viajar. Já que pode ser útil em uma situação inesperada;
  • Verifique quais países pedem o CIVP. Ou seja, o certificado específico para a vacinação da febre amarela. Isso é possível por meio da lista fornecida no site da Anvisa.
  • Esteja atento aos voos, eventos e países que solicitam também o teste do PCR. Então pesquise bem antes da viagem e prepare todos os documentos necessários para não ser barrado.

 

Por fim e não menos importante, além do passaporte de vacinação, não esqueça do seu álcool em gel e das máscaras. Pois melhor do que a vacina é o cuidado consigo mesmo.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Balão no Céu
Passeio de Balão no Brasil – 8 Destinos Incríveis Para Você Conhecer!
Comprovante de vacinação covid
Passaporte de Vacinação COVID – O Que Você Precisa Saber Antes de Viajar!
Área externa Fazenda Cachoeira Grande
Fazenda Cachoeira Grande Vassouras – Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Paraquedismo Salto
Salto de Paraquedas – O Que É, Tipos, Destinos e Outras Informações!
Linha Verde Bahia Imbassaí
Linha Verde Bahia – Conheça As Melhores Praias, Dicas e Hospedagens!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus