Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Passeios na Serra Catarinense: Saiba como aproveitar essa Região!!

Serra do Rio Rastro

Para aqueles que já estão acostumados a passar o verão nas praias de Santa Catarina, temos uma sugestão inusitada: Durante as suas próximas férias, esqueça as praias e venha curtir a beleza dos passeios na Serra Catarinense.

A Serra Catarinense é formada por um conjunto de municípios que são Lages, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra.
O local possui paisagens deslumbrantes, com hotéis fazenda com ótima infraestrutura, cânions, trilhas de beleza incomparável, e rios cristalinos. Deste modo, confira o nosso artigo de hoje e venha conhecer um dos principais cartões-postais de Santa Catarina, a Serra Catarinense.

Roteiro e Passeios na Serra Catarinense

O nosso roteiro, com sugestão de passeios na Serra Catarinense, é composto por um itinerário de sexta à domingo, com a parida em Urubici.

DIA 1 (Sexta-Feira)

Cascata do avencal Fonte: Viagens e caminhos

Chegando em Urubici, recomendamos fazer com calma o primeiro dia. Por isso, de manhã, recomendamos conhecer o Mirante do Avencal. O interessante aqui é a fantástica vista de praticamente toda a cidade.

No período da tarde, já próximo à cidade, vale a pena começar os passeios na Serra Catarinense com uma parada para conhecer as inscrições rupestres. Para isso, é necessário realizar uma pequena caminhada, que leva até aos desenhos rupestres, que possuem cerca de 3 mil anos.

Na primeira noite, recomendamos jantar no restaurante Château du Valle. Entretanto, é necessário reservar com antecedência! O restaurante é muito charmoso. No local é possível pedir um vinho da região.

Dia 2 (Sábado)

Pedra furada no Morro da Igreja Fonte: V de viagem

O segundo dia de passeios na Serra Catarinense deve ser dedicado às principais atrações de Urubici. Para isso, recomendamos começar com o mais famoso de todos, que é o Morro da Igreja e Pedra Furada.

Estes locais exigem uma reserva, pois são apenas 200 lugares disponíveis ao dia. Portanto, para garantir os ingressos, vá até o centro de informação turística da cidade e pegue o ingresso para a sua visita.

O Morro da Igreja é considerado o local mais frio do Brasil e está localizado a uma altitude superior a 1.800 metros. Vale destacar que neste local foi registrado a temperatura mais baixa da história do Brasil, cerca de -17,8 Cº no ano de 1996.

No mesmo local ainda é possível conhecer a Cascata Véu da Noiva. O acesso para chegar nesta cachoeira acontece através de uma estrada de terra. Chegando no local, há um delicioso restaurante. Perfeito para almoçar. Após o almoço, basca caminhar poucos metros para chegar na base da Cascata Véu da Noiva.

Após isso, recomendamos conhecer a Serra do Corvo Branco, que está localizado a apenas 20 minutos de carro. Vale destacar que esta foi a primeira estrada entre a região da Serra Catarinense com o litoral.

Outra curiosidade do local, são os dois paredões com mais de 90 metros de altura, que criam uma espécie de portal, que é considerado como o maior corte em uma rocha de arenito do Brasil!

Visite também o Morro do Campestre

Por fim, para fechar o dia terceiro dia de passeios na Serra Catarinense, recomendamos conhecer o Morro do Campestre que fica a menos de 10km do centro da cidade de Urubici.

O local possui aproximadamente 1.300 metros de altitude, com uma vista espetacular de toda a região. Entretanto, o acesso até o cume é possível apenas através de uma caminhada de 30 minutos. Portanto, só vá se ainda estiver com disposição para caminhar.

Dia 3 (Domingo)

Vinícola Villa Francioni Fonte: Vem da uva

No terceiro dia de passeios na Serra Catarinense recomendamos conhecer a cidade de São Joaquim. Ela fica localizada a menos de 2 horas de carro de Urubici.

Chegando na cidade, não deixe de conhecer a Igreja Matriz e o seu entorno. O local é muito charmoso. Realmente, vale a visita. Entretanto, as grandes atrações da cidade de São Joaquim são as suas famosas vinícolas, onde são produzidos os vinhos de altíssima qualidade.

Recomendamos visitar a vinícola Villa Francioni. O interessante é chegar para o almoço, onde é possível desfrutar de comida típica da Serra Catarinense, acompanhado de vinhos excelentes.

Podemos destacar pratos como o entrevero com arroz ou a truta com batata, como as principais atrações culinárias da Serra Catarinense. O entrevero é preparado com uma mistura carne bovina, suína, linguiça, bacon, temperos e o pinhão da serra. Já as trutas, são criadas nas lagoas naturais de água gelada.

Para retornar em sentido da BR-101, no litoral Catarinense, recomendamos passar pela Serra do Rio do Rastro. É uma estrada única, com mais de 200 curvas. Além disso, há vários mirantes ao longo da estrada. Mas tenha atenção que demora entorno de 3 horas até a BR-101, dependendo do transito.

Dica para ter uma viagem legal na Serra Catarinense

1 – Onde ficar

Para aqueles que querem ficar hospedados na região, recomendamos a hospedado em Urubici. Desta forma, chegar na sexta-feira de manhã e sair apenas no domingo à tarde. Conforme o nosso roteiro, é tempo mais que suficiente para fazer os principais passeios na Serra Catarinense.

2 – Como chegar e se locomover

Para aqueles que irão realizar os passeios na Serra Catarinense de carro, chegar no município de Urubici é muito fácil. Para isso, existem diversas possibilidades, dependendo de onde você está partindo.

Vale destacar que os aeroportos mais próximos são: O aeroporto de Lages (107 km – 1h40m); O aeroporto de Florianópolis (180 km – 3h); O aeroporto de Jaguaruna (135 km – 2h35m). Entretanto, o maior aeroporto é sem dúvidas o de Florianópolis.
Desta forma, para quem parte da região de Florianópolis, deve pegar a rodovia BR-282 e depois SC-110, numa viagem de aproximadamente 160 km, em 3 horas de duração.

Recomendo muito alugar um carro para realizar os passeios na Serra Catarinense caso você chegue pelo aeroporto, pois os deslocamentos entre as atrações podem ser longos e um carro é fundamental para conseguir explorar toda a região com mais facilidade e flexibilidade.

3 – Dica de roteiro alternativo:

Serra do Corvo Branco

Fonte: Viagens e Caminhos

Primeiro dia: Cidade de Urubici

  • Conhecer a Serra do Corvo Branco
  • Visitar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes
  • Conhecer a Pedra Furada / Morro da Igreja
  • Passar pela Cascata Véu de Noiva

Segundo dia: Cidade de São Joaquim

  • Conhecer o Centrinho da cidade e Belvedere
  • Visitar o Mirante das Araucárias
  • Conhecer a Vinícola Monte Agudo

Terceiro dia: Cidades de Urubici e Bom Jardim da Serra

  • Passar pela Estrada da Serra do Rio do Rastro
  • Visitar o Morro do Campestre
  • Visitar a Caverna com Inscrições Rupestres
  • Conhecer a Cascata Barrinha
  • Passar pelo Parque Eólico
  • Parar no Mirante da Serra do Rio do Rastro
  • Conhecer a Cascata do Avencal

E se você gostou do nosso artigo de hoje com dicas de roteiros dos principais passeios na Serra Catarinense, então continue em nosso site e confira muito mais.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310