Rota do Café – Circuitos Brasileiros, Curiosidades, Fazendas e Dicas!
Você é um grande apreciador de café? Se sim, esse texto é certo para você. Isso porque, vamos falar sobre a Rota do Café no Brasil. Dessa forma, vamos apresentar os melhores circuitos que poderá conhecer, saber mais sobre a história do café, além de curiosidades e dicas.
Nesses locais, você poderá saber tudo sobre o processo por trás do café, desde o pé, passando pelo processo de torra, até chegar no café da manhã dos brasileiros. Desse modo, para saber mais, basta seguir conosco.
Índice
Curiosidades sobre o café no Brasil
Antes de falarmos sobre a Rota do Café, vamos para algumas curiosidades sobre o café no Brasil. Então, veja abaixo:
- O café não é um grão originalmente brasileiro. Dessa forma, chegou no Brasil pelas mãos do militar Francisco de Melo Palheta, no século XVIII;
- A data das primeiras plantações de café, levam a 1720 no Pará;
- O primeiro objetivo ao plantar café, era puramente exporta-lo para a Europa e Estados Unidos;
- Cerca de 100 anos depois do plantio em solo brasileiro, a produção cresceu tanto que se tornou uma das principais culturas do Brasil. Dessa maneira, a produção aumentou, bem como a exportação do grão;
- Atualmente, o Brasil é um dos países que mais exporta café em todo mundo.
Regiões brasileiras
Portanto, veja abaixo os principais estados a fazerem parte da Rota do Café.
Rota do Café São Paulo
Referência na história de produtoras de café no Brasil, São Paulo, ainda é muito respeitado por sua herança com o café. Atualmente, a grande força está nas fazendas no interior do estado.
Desse modo, a Rota do Café em São Paulo passa por fazendas onde os visitantes poderão participar de visitas guiadas, provar o café e adquirir produtos dessas propriedades.
Conhecida como Vale do Café Paulista, a rota traz como cidades referências em café: Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Itatiba, Bananal e Cajuru.
Rota do Café Rio de Janeiro
Para realizar uma “verdadeira” viagem no tempo, o Vale do Café poderá fazer isso. Isso porque, o vale traz ao visitante contato direto com a história, passando por locais com arquitetura colonial e também fazenda, onde o café era fortemente produzido, ainda no tempo do Brasil Imperial.
Repleto de passeios ecológicos e belas paisagens, certamente, viajar pelo Vale do Café com uma xícara em mãos será gratificante. As cidades que fazem parte da rota são: Barra Mansa, Volta Redonda, Paty do Alferes, Valença, Miguel Pereira, Rio das Flores e Vassouras.
+Veja também Festival Vale do Café: Onde Fica,Como ir, Fazendas, Atrações!
Rota do Café Minas Gerais
O clima da região sul de Minas Gerais é bastante privilegiado climaticamente para o plantio de café. Inclusive, o café de lá é tão reconhecido, que até a rota é conhecida como a Rota Especial do Café. As principais cidades na rota estão localizadas na Serra da Mantiqueira, sendo elas Carmo de Minas e São Lourenço.
Dessa forma, os visitantes vão conhecer cafés especiais, que possuem alguns dos melhores grãos do mundo. Além disso, vale muito a pena combinar o bom e velho cafezinho, com um delicioso pão de queijo mineiro.
+Veja também Saiba como você pode aproveitar a Serra da Mantiqueira!
Rota do Café Espírito Santo
O estado do Espírito Santo também está entre as melhores rotas do café do Brasil, conhecida como Rota dos Vales e do Café. Desse modo, ao passar por essa rota os turistas terão acesso a um ótimo café, além de ver preciosidades históricas do estado.
Entre as cidades que participam da rota do Espírito Santo, estão: Vargem Alta, Marataízes, Muqui, Mimoso do Sul e Cachoeiro de Itapemirim.
Rota do Café Paraná
A região norte do Paraná, tem um grande destaque no turismo rural e do café. A Rota do Café do Paraná junta as cidades de Rolândia, Santa Mariana, Ribeirão Claro, e a cidade que já é conhecida como a Capital Mundial do Café, Londrina.
As fazendas nessas cidades trazem o Museu do Café, cafés especiais, cafeterias especializadas e conhecimentos valiosos acerca do produto.
Rota do Café Distrito Federal
Quem achava que o Distrito Federal era apenas lar de políticos, se engana. Brasília também é sobre café. Além disso, a região vem se destacando, contando com diversos tipos especiais de café, além de trazer diversos baristas premiados mundialmente.
Um dos maiores destaques na região é a Fazenda Santa Rosa, além disso, é onde é cultivado o café Fontenelle 100% arábico, a mais de mil metros de altitude.
Dentro do Distrito Federal, está também a Fazenda Novo Horizonte, que oferece para seus visitantes a apresentação “da semente à xícara”, no Minelis Coffee Experience. A visitação inclui curso de cafés especiais, visita na plantação e a torra do café.
Rota do Café Bahia
O clima quente se mostrou ótimo para o desenvolvimento do café tipo arábico. E é no planalto e no cerrado da Bahia que estão os lugares mais premiados por seu café, como é o caso de Piatã, com a comunidade de Santa Bárbara que detém o título Cup of Excellence.
Rota do Café Ceará
O estado do Ceará também marca presença na Rota do Café. Dessa maneira, fica claro que o estado é um dos mais importantes produtores de café no nordeste do Brasil. Na cidade de Baturité, está a Rota Verde do Café, um programa turístico que é um encanto.
Através dela é possível saber mais sobre a história do café, bem como, adquirir produtos de alta qualidade e participar de degustação de cafés.
Além disso, os visitantes podem conhecer lindas áreas de vegetação, o Mosteiro dos Jesuítas e o Museu Ferroviário, onde antigamente era a estação ferroviária que transportava as produções de café.
Dicas de roteiro
Em suma, praticamente todas as regiões do Brasil fazem parte da Rota do Café. Dessa forma, as dicas de como traçar um roteiro variam bastante. Caso você seja um fã de viagens, você poderá escolher a região e estado que pretende conhecer e passar pelas principais rotas internas dessas cidades, conforme falamos acima.
Entretanto, se você gosta de algo mais próximo, você pode escolher o endereço mais perto de sua região para conhecê-lo. Independente de qual seja seu estilo, algo que não pode faltar durante a viagem é a vontade de beber café de qualidade, enquanto conhece mais do nosso Brasil.
Portanto, se gostou deste artigo compartilhe com amigos e boa viagem!