Rota Ecológica dos Milagres – Onde fica, Roteiros e Dicas!

Rota Ecológica dos Milagres

05/12/2019

Alagoas é um dos mais belos estados brasileiros, combinando o charme nordestino às belezas naturais da região.

Nela está localizada a Rota Ecológica dos Milagres, que corresponde à região litorânea norte alagoense. Ela inclui vários municípios, dentre eles Porto das Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. A Rota também abrange o norte de Maceió, capital do estado, terminando apenas na divisa com Pernambuco.

A região, que é conhecida como Caribe Brasileiro por suas águas cristalinas, areais brancas e recifes, será detalhada a seguir, bem como atrativos, passeios e dicas de restaurantes e hospedagens.



Como chegar à Rota Ecológica dos Milagres

Praia na Rota ecológica dos Milagres Fonte: Maceió atlantic suites

É possível chegar na Rota Ecológica dos Milagres se partindo tanto da capital alagoense, Maceió, quanto da pernambucana, Recife.

Para quem sai do aeroporto de Maceió, deve-se seguir pela BR-101 em direção a Recife. Após a cidade de Messias, deve-se seguir em direção de São Luís do Quintude até a entrada para a cidade de Passo do Camaragibe.

Saindo-se de Recife, por sua vez, deve-se seguir pela PE-060 até Japaratinga, onde se deve pegar uma balsa até Porto das Pedras, ou, para se evitar a balsa (que custa R$10,00 por carro), pode-se seguir por Porto Calvo até Porto das Pedras, o que aumentará a jornada em 25 quilômetros.

+ Veja Também 6 Vantagens de Comprar Passagem Aérea ou de Ônibus Pela Internet!

Atrativos

Como a Rota Ecológica dos Milagres é formada por diversos pequenos municípios com atrativos próprios iremos tratar de cada um deles separadamente, a fim de detalhar suas belezas e atrações.
Ressalte-se, desde já, que as praias não possuem barracas e quiosques, sendo indicado que se realize as refeições na própria hospedagem.

Passo de Camaragibe

Stand up paddle - Barra de Camaragibe Fonte: Juju na trip

A principal praia deste município é a Barra de Camaragibe onde existe uma vila de pescadores.
Suas águas são tão cristalinas e calmas que o banho nelas se assemelha à um banho de piscina. A calmaria das águas também permite a prática de stand up paddle. Destaca-se também a Praia do Marceneiro.

Dentre as pousadas existentes no local se destaca a Pousada O Casarão, presente na Praia do Marceneiro, cujas instalações oferecem piscina, restaurante, bar, além de quartos equipados com ar condicionado, televisão, frigobar e banheiro privativo.

Outra pousada que merece destaque é a Infinito Mar, que disponibiliza bangalôs situados de frente para o mar. Além disso, oferece piscina, bar e confortáveis quartos cujas categorias superiores possuem até mesmo banheira de hidromassagem.

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres - Rota ecológica dos milagres Fonte: Viajar sem grana

Esta é a mais conhecida das vilas presentes na Rota Ecológica dos Milagres, que conta apenas com uma rua principal repleta de coloridas casas que formam uma paisagem de encher os olhos.

Além disto, possui praias exuberantes cuja beleza natural é estonteante. Dentre elas, a Praia do Riacho, que possui um rio desaguando em suas águas e permite, além do banho de mar, o banho em águas doces.

+ Veja Também  O Que Fazer em São Miguel dos Milagres:7 Dicas Exclusivas Para Você!

Praia do Toque

A Praia do Toque possui diversas piscinas naturais que se tornam acessíveis por meio de passeios de jangada que permitem que os turistas tomem banho em suas águas de cor cristalina. Esta é uma das famosas praias que possuem redes à beira mar e que rendem belas fotos aos visitantes.

Nesta praia também se localizam a maioria dos restaurantes e pousadas de São Miguel dos Milagres.

Hospedagem

É possível se hospedar na Pousada Vila do Toque, presente na praia de mesmo nome e que possui um exuberante jardim, piscina, bar e restaurante. Além disto, a pousada oferece gratuitamente aos seus hóspedes o uso de bicicletas, caiaques e stand up paddle.

A Pousada Riacho dos Milagres é outra interessante opção que está localizada na Praia do Riacho. Com elegante estrutura, está presente à beira mar e também é estruturada com piscina, restaurante e jardim.

Porto de Pedras

Peixe-Boi - Porto de Pedras Fonte: Blog mala de viagem

Outro vilarejo que compõe a Rota Ecológica dos Milagres é Porto das Pedras. Nesta cidade foi desenvolvido o Projeto Peixe-Boi em que se criou uma espécie de santuário para preservação deste animal que é comum nas águas do Rio Tatuamunha, no qual é possível se observar vários destes mamíferos.

Estima-se que hoje só existam 500 peixes-boi vivos, de forma que a iniciativa local é admirável e promove o turismo ecológico.

Praia da Laje

Praia da Laje - Praia Fonte: Juju na trip

Neste vilarejo também está presente a Praia da Laje, que possui águas claras, areias brancas e fofas e vários coqueirais em seu entorno. Geralmente deserta permite que o seu visitante desfrute de paz e tranqüilidade.

Praia do Patacho

Praia do Patacho - Rota ecológica dos milagres Fonte: Viagens cinematográficas

A Praia do Patacho é outra importante praia da região e é bastante extensa. Quando apresenta maré baixa permite que o banhista caminhe mar adentro até alcançar as deliciosas piscinas naturais.

Hospedagem na Rota Ecológica dos Milagres

Hospedagem em Porto de Pedras - Rota ecológica dos milagres Fonte: Tripadvisor

Dentre as hospedagens de Porto de Pedras se indica a Pousada BoraPira, uma propriedade concernente a um sítio que oferece piscina sazonal ao ar livre, bar, jardim e terraço.

Outra hospedagem que se destaca é a Pousada Villages, na Praia do Patacho, que está localizada à beira-mar e possui em suas instalações piscina e bar.

Venha conhecer um dos mais belos e tranquilos locais do litoral nordestino, mudando para sempre sua concepção de praias perfeitas!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pedalinho no circuito das águas
Circuito das águas em Minas Gerais – Melhores roteiros para fazer!
Rota Ecológica dos Milagres
Rota Ecológica dos Milagres – Onde fica, Roteiros e Dicas!
Mulher mergulhando - Manoa Park
Manoa Park – Onde fica, ingresso, alimentação, passeios e dicas!
Réveillon 2020 - Rio de Janeiro
Réveillon 2020 – 7 Destinos brasileiros para você virar o ano!
Centro de Paris
Paris – 12 pontos turísticos para você conhecer na região!
Veja Todas >
Cadastur