Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Guia de Uiramutã: Onde Fica, Como Chegar, Cachoeira e Dicas!

Uiramutã - Cachoeira

O município de Uiramutã fica localizado em Roraima, no nordeste brasileiro, sendo uma das regiões mais bonitas de todo o estado. O lugar é especial, onde cada pedrinha, cada gota de água faz com que toda a flora e fauna da região seja ainda mais especial, é uma paisagem diferente das demais regiões do Brasil, porém com um pouco de encanto.

Considerado o município que possui a localização mais ao norte de todo o Brasil, onde atualmente vivem cerca de 9mil pessoas em uma extensão de mais de 8mil km² de um território muito rico. A região abriga o Parque Nacional do Monte Roraima, que faz fronteira com dois países, a Guiana e a Venezuela. O nome desse município tem um significado, onde a palavra Uiramutã significa: Local de espera de aves, na língua indígena.

Apesar de ser um município de Roraima, a localização é bem distante da capital, com cerca de 317km do município até a capital, o que seria em média cerca de 10h de ônibus, por estradas mais simples e em trechos de terra. O Uiramutã está dentro da reserva indígena, onde existe uma normativa da FUNAI que visa a regulamentação das atividades turísticas daquela região, mas para isso é necessário a autorização da comunidade.

No município existem cerca de 115 comunidades indígenas, onde 94 delas são contra o turismo, as demais comunidades são a favor do turismo e permitem visitação em suas comunidades, elas estão relacionadas junto ao Sediur. Não existe uma definição sobre o que é terra indígena ou não, pois não existe demarcação. Como existem comunidades a favor da exploração do turismo, temos a oportunidade de conhecer as maravilhas que estão escondidas dentro das comunidades, como as cachoeiras que falaremos mais à frente.



Conhecendo um pouco mais a região de Uiramutã

No município de Uiramutã, são inúmeros os atrativos referentes ao turismo que podem ser explorados, onde selecionamos alguns para que você conheça a riqueza e importância deste município:

Riquezas naturais

Lagoa em Uiramutã Fonte: Guia viajar melhor

Além da beleza natural da região, ela possui uma riqueza tradicional e explorada que é em ouro e também em diamante. O município está se encaminhado para ser transformado em um polo importante de turismo, mostrando ainda sua principal vocação para economia.

Monte Roraima

Monte Roraima Fonte: Flickr

No extremo norte do Estado de Roraima está localizado o Monte Roraima, que tem mais de 2800m de altitude, e fica na tríplice fronteira, entre Venezuela, Guiana e Brasil. O monte está do lado brasileiro, ainda em Roraima e conta com mais de 1bi de anos. Está listado com um dos 7 pontos mais altos do Brasil, tornando-se cada vez mais procurados por turistas que vem de todo o mundo, para conhecer tudo que a região tem a oferecer.

O que fazer em Uiramutã?

Para ter acesso as cachoeiras, não é uma tarefa simples, visto que as comunidades indígenas ainda não estão abertas ao turismo, logo você precisa conhecer algum morador, para que ele te leve até o local. A estrada não é boa para carros comuns, precisa ser veículos com tração. Caso você não conheça moradores da região, o acesso só será permitido após uma autorização por escrito da prefeitura do município de Uiramutã, normalmente concedidos para grupos de pesquisa.

Por ser um local sem nenhuma infraestrutura para o turismo, o acesso às cachoeiras exige muito preparo físico, pois os veículos só chegam até um certo ponto, depois o acesso deve ser feito a pé, em um terreno bem acidentado e relevos bem íngremes.

Cachoeiras da região de Uiramutã

Vamos conhecer algumas das cachoeiras da região:

Paiuá

Cachoeira do Paiuá em Uiramutã Fonte: Vigem por Roraima

Possui fácil acesso é a bem perto do município, seu nome significa: bebida indígena feita a partir de farinha torrada. Ela é a mais visitada e também a mais conhecida, graças a facilidade de acesso. Os veículos conseguem chegar até as corredeiras.

Sete quedas

Cachoeira Sete quedas em Uiramutã Fonte: Turismo Uiramutã

Essa cachoeira já é bem diferente da Paiuá, o caminho é bem acidentado. A localização dela é dentro de um vale, onde o acesso é ainda mais radical. O veículo utilizado para chegar até o local indicado, tem que ser deixado na parte de cima da serra e a partir a descida é feita através de uma trilha bem complicada, bastante acidentada. Seu nome já indica a quantidade de quedas da região, onde dependendo do condicionamento físico, é possível conhecer todas elas.

Urucá

Cachoeira do Urucá Fonte: Turismouiramuta

O nome Urucá possui o seguinte significado: Rio do Ouro, onde para chegar é preciso descer através de uma trilha um pouco acidentada, onde os veículos não conseguem chegar, pois eles precisam ficar na beira da estrada. Se aumentar um pouco o percurso, é possível chegar até as corredeiras. Essa é a cachoeira mais disputada para quem está em busca da selfie perfeita. As águas possuem um tom incrível verde esmeralda, que encantam desde da primeira vista.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310