Guia de Uiramutã: Onde Fica, Como Chegar, Cachoeira e Dicas!
O município de Uiramutã fica localizado em Roraima, no nordeste brasileiro, sendo uma das regiões mais bonitas de todo o estado. O lugar é especial, onde cada pedrinha, cada gota de água faz com que toda a flora e fauna da região seja ainda mais especial, é uma paisagem diferente das demais regiões do Brasil, porém com um pouco de encanto.
Considerado o município que possui a localização mais ao norte de todo o Brasil, onde atualmente vivem cerca de 9mil pessoas em uma extensão de mais de 8mil km² de um território muito rico. A região abriga o Parque Nacional do Monte Roraima, que faz fronteira com dois países, a Guiana e a Venezuela. O nome desse município tem um significado, onde a palavra Uiramutã significa: Local de espera de aves, na língua indígena.
Apesar de ser um município de Roraima, a localização é bem distante da capital, com cerca de 317km do município até a capital, o que seria em média cerca de 10h de ônibus, por estradas mais simples e em trechos de terra. O Uiramutã está dentro da reserva indígena, onde existe uma normativa da FUNAI que visa a regulamentação das atividades turísticas daquela região, mas para isso é necessário a autorização da comunidade.
No município existem cerca de 115 comunidades indígenas, onde 94 delas são contra o turismo, as demais comunidades são a favor do turismo e permitem visitação em suas comunidades, elas estão relacionadas junto ao Sediur. Não existe uma definição sobre o que é terra indígena ou não, pois não existe demarcação. Como existem comunidades a favor da exploração do turismo, temos a oportunidade de conhecer as maravilhas que estão escondidas dentro das comunidades, como as cachoeiras que falaremos mais à frente.
Índice
Conhecendo um pouco mais a região de Uiramutã
No município de Uiramutã, são inúmeros os atrativos referentes ao turismo que podem ser explorados, onde selecionamos alguns para que você conheça a riqueza e importância deste município:
+ Veja também Delfinópolis – MG: Passeios, Cachoeiras, Camping e Pousadas!
Riquezas naturais
Além da beleza natural da região, ela possui uma riqueza tradicional e explorada que é em ouro e também em diamante. O município está se encaminhado para ser transformado em um polo importante de turismo, mostrando ainda sua principal vocação para economia.
+ Veja também Dicas de Como Aproveitar o Melhor do Arquipélago de Los Roques!
Monte Roraima
No extremo norte do Estado de Roraima está localizado o Monte Roraima, que tem mais de 2800m de altitude, e fica na tríplice fronteira, entre Venezuela, Guiana e Brasil. O monte está do lado brasileiro, ainda em Roraima e conta com mais de 1bi de anos. Está listado com um dos 7 pontos mais altos do Brasil, tornando-se cada vez mais procurados por turistas que vem de todo o mundo, para conhecer tudo que a região tem a oferecer.
O que fazer em Uiramutã?
Para ter acesso as cachoeiras, não é uma tarefa simples, visto que as comunidades indígenas ainda não estão abertas ao turismo, logo você precisa conhecer algum morador, para que ele te leve até o local. A estrada não é boa para carros comuns, precisa ser veículos com tração. Caso você não conheça moradores da região, o acesso só será permitido após uma autorização por escrito da prefeitura do município de Uiramutã, normalmente concedidos para grupos de pesquisa.
Por ser um local sem nenhuma infraestrutura para o turismo, o acesso às cachoeiras exige muito preparo físico, pois os veículos só chegam até um certo ponto, depois o acesso deve ser feito a pé, em um terreno bem acidentado e relevos bem íngremes.
Cachoeiras da região de Uiramutã
Vamos conhecer algumas das cachoeiras da região:
Paiuá
Possui fácil acesso é a bem perto do município, seu nome significa: bebida indígena feita a partir de farinha torrada. Ela é a mais visitada e também a mais conhecida, graças a facilidade de acesso. Os veículos conseguem chegar até as corredeiras.
Sete quedas
Essa cachoeira já é bem diferente da Paiuá, o caminho é bem acidentado. A localização dela é dentro de um vale, onde o acesso é ainda mais radical. O veículo utilizado para chegar até o local indicado, tem que ser deixado na parte de cima da serra e a partir a descida é feita através de uma trilha bem complicada, bastante acidentada. Seu nome já indica a quantidade de quedas da região, onde dependendo do condicionamento físico, é possível conhecer todas elas.
Urucá
O nome Urucá possui o seguinte significado: Rio do Ouro, onde para chegar é preciso descer através de uma trilha um pouco acidentada, onde os veículos não conseguem chegar, pois eles precisam ficar na beira da estrada. Se aumentar um pouco o percurso, é possível chegar até as corredeiras. Essa é a cachoeira mais disputada para quem está em busca da selfie perfeita. As águas possuem um tom incrível verde esmeralda, que encantam desde da primeira vista.