Vai Estudar em Portugal? Veja Dicas Importantes Para Estudantes!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Vai Estudar em Portugal? Veja Dicas Importantes Para Estudantes!

Portugal

Estudar em Portugal está sendo cada vez uma opção para brasileiros que desejam fazer graduação, mestrado ou doutorado fora do país.

As universidades aceitam o ENEM como forma de ingresso, e além disso a maioria disponibiliza um desconto para brasileiros, fazendo com que o preço final seja atrativo, comparando ao preço de universidades privadas brasileiras.

Além disso o custo de vida, a beleza do país, e a diversidade culinária e cultural são outros pontos que levam brasileiros a elegerem Portugal como destino.

No artigo de hoje você vai saber tudo que precisa pra estudar em Portugal. Confira.

+ Veja Também Saiba Todas as Informações Necessárias Para Tirar seu Passaporte!

O que levar?

Arrumando a mala para Portugal Fonte: Rio de janeiro apart rental

Os documentos devem ser prioridades dentro da sua mala, aliás, devem ser levados com você dentro de uma pasta no avião. Mas faremos um tópico somente de documentos necessários.

Você deve levar seus pertences pessoais. Em Portugal o tempo é frio a maior parte do ano, quem vai mais pra Norte deve se preparar para um frio mais intenso do que quem vai para o Sul do país.

Quanto a roupa de inverno, a não ser que você more em uma região fria do país ou já tenha viajado antes, você deve comprar tudo quando chegar. Além de mais barato são roupas que vão te esquentar verdadeiramente, e não vão fazer você precisar colocar mil camadas antes de sair de casa.

É indicado levar produtos de higiene pessoal pelo menos de início, os produtos em Portugal costumam sair mais caro pela conversão, e pode ser que você não encontre a sua marca favorita por lá. Então, até se adaptar aos preços e aos produtos tenha os seus.

Além disso é necessário levar a moeda local, o euro. Você pode trocar no país, ou usar aplicativos para transferência bancaria, mas é ideal chegar pelo menos com uma quantidade no país.



Documentos

Documentos de viagem Fonte: Viaje sim

Você deve levar como documento seu:

  • Passaporte;
  • Visto;
  • PB4 * ou seguro saúde;
  • Carta de aceite da faculdade;
  • Carteira de vacinação;
  • Certidão de nascimento;
  • CNH (pra quem deseja dirigir no país);
  • Comprovativo de rendimentos ou de ajuda de custo;
  • Comprovativo de morada ou de hotel caso ainda não o tenha;
  • Diploma do ensino médio com o apostilamento HAIA** ou resultado do ENEM também apostilado;
  • Diploma da faculdade e pós graduação com apostilamento HAIA (para os profissionais que vão estar em mestrado ou doutorado e desejam validar seu diploma para que seja possível a atuação no país).

* PB4 é um documento que pode ser feito no ministério da saúde do seu estado. Esse documento é um acordo entre os países, onde você vai poder utilizar a saúde pública de Portugal pagando o mesmo valor dos nacionais. O documento tem validade de 1 ano.

** HAIA selo necessário para que o seu documento seja reconhecido internacionalmente. É feito em cartório e cada estado do Brasil pratica o seu preço.

+ Veja Também O Que Fazer de Graça em Lisboa ? 13 Lugares Para Você Conhecer!

Cuidados

PB4 documento para usar o sistema de saúde de países no exterior Fonte: Morar em Portugal

É necessário ter alguns cuidados antes de iniciar essa jornada.

Por exemplo, lembre – se que o ano letivo em Portugal começa em Setembro, isso faz com que as inscrições para a Universidade aconteçam em períodos diferentes do que estamos habituados no Brasil. Também esteja atento a todos documentos que a universidade pede para que sua inscrição seja realizada de maneira correta. Esteja atento ao resultado, você vai depender dele para o visto. É necessário também conferir todos os documentos para o visto.

Se você não quiser fazer o PB4 deve fazer um seguro saúde ainda no Brasil, não é recomendado viajar sem nenhuma cobertura de saúde.

Outro cuidado que você deve ter é em relação ao aluguel, não feche nada via internet, além de não saber as condições da casa pode estar caindo em algum golpe. Se você tem algum amigo que more na cidade peça a ele pra dar uma olhada, ou então peça recomendação de alguém confiável. Caso contrário fique alguns dias em um hotel e procure com calma um alojamento.

As faculdades possuem alojamentos, confira as regras e como você pode se inscrever no site da universidade.

+ Veja Também Conheça os Melhores Atrativos de Viseu em Portugal Para Você !

Planejamento financeiro / Custo de vida

Planejamento de viagem Fonte: Exame

Como dito anteriormente a moeda local é o euro. Todos os dias a moeda tem uma cotação diferente, isso significa que todos os meses as suas contas vão ter um valor final diferente, pra mais ou pra menos, as vezes o aumento da moeda é significativo e isso pesa no bolso no final do mês. Por isso na hora de se planejar financeiramente você deve contar com esses imprevistos.

O custo de vida vai depender do estilo de vida que você deseja levar no país, e também da cidade que escolher. Cidades como Porto e Lisboa costumam ter os alugueis mais caros, e você pode escolher entre morar sozinho, dividir um quarto, dividir uma casa e ter um quarto próprio, enfim, há opções para cada bolso.

Na alimentação os mercados oferecem diversas promoções, principalmente de marcas do próprio supermercado. O custo muda se você optar por comer fora, por exemplo. Em Portugal há diversos restaurantes, e é possível comer até mesmo por 5 euros, incluindo bebida e comida.

As universidades também disponibilizam refeições, por cerca de 3,50 é possível fazer uma refeição completa com sobremesa e bebida.

Valores de lazer, roupas e viagens vão depender do seu bolso. Mas há diversos programas que podem ser feitos gratuitamente, ou ainda com descontos para menores de 25 anos. As viagens podem ser feitas de comboios ou aviões, e sempre tem uma promoção rolando.

No seu custo de vida também é necessário colocar transporte, há valores unitários, que costumam não valer a pena pra quem usa todos os dias. É possível fazer um cartão mensal, onde menos de 25 anos tem desconto no valor final.

+ Veja Também Comparador e Passagens Baratas: Serviços Essenciais Para Viajantes!

Visto de estudante

Visto de estudante Fonte: Euro Dicas

O visto de estudante deve ser feito através do consulado do seu estado. Cada consulado possui em seu site a lista de documentos necessários, e atualmente não há padronização, assim cada consulado usa uma lista. A maioria dos documentos são iguais, mas há sempre algo a mais ou a menos, a depender do estado, por isso é bom conferir.

Cada consulado também trabalha com um prazo para que o visto fique pronto. Recomendamos que você faça o visto assim que tiver toda a documentação exigida.

Gostou das dicas relacionadas a estudar em Portugal?

Não deixe de reservar seu hotel no site da Transportal Viagens e também procurar passagens aéreas rumo ao destino mais bonito de sua preferência!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310