Bagagem Especial em Voo: Como Funciona, Cuidado e Dicas!

Prancha e mochilas no chão - Bagagem especial

02/08/2019

Muitos passageiros não sabem, mas as companhias aéreas oferecem um serviço de bagagem especial no voos, que permite transportar objetos que não podem ser carregados no bagageiro comum.

A maior parte das companhias oferece um limite de 23 quilos de bagagem por pessoa em voos nacionais. Caso este limite seja superado, o passageiro é obrigado a pagar uma taxa extra. Mas afinal, o que configura uma bagagem especial? De que forma elas são transportadas? Quanto custa? Confira tudo sobre o assunto.

+ Veja Também 10 Coisas que você não pode levar no avião e 5 que pode!



O que são bagagens especiais?

Homem com violão e mexendo no celular Fonte: Terra

Cada companhia aérea determina suas próprias definições de bagagens especiais, mas em resumo, são itens muito maiores ou mais pesados que os objetos convencionais carregados nas mochilas.

Alguns exemplos de objetos que enquadram-se nas bagagens especiais são: instrumentos musicais, artigos esportivos de grande porte ou pesados, televisores, computadores, microondas, obras de arte, instrumentos científicos, entre outros. Por conta de suas dimensões ou peso, esses itens não são considerados parte da bagagem de mão.

Caso o passageiro tenha necessidades especiais e precise viajar com cadeira de rodas ou outro instrumento de uso pessoal, como bengalas ou artigos ortopédicos, por exemplo, o transporte desses artigos é feito de forma gratuita na maior parte das companhias.

Caso não queira transportar as bagagens especiais no porão do avião por conta de sua fragilidade ou valor, é possível carregá-las em um assento comprado adicionalmente na cabine de passageiros. O preço varia conforme a tarifa em vigor adequada para uma pessoa adulta.

O item transportado a bordo deve estar bem acondicionado de forma que não fiquem expostas bordas pontiagudas e atrapalhe a visão dos demais passageiros, sobretudo em relação aos aviso de emergência.

Quanto custa carregar bagagens especiais?

Pessoa passando cartão em maquina Fonte: Consumo em pauta

Os custos variam conforme cada companhia aérea já que cada uma possui um regulamento diferente. Alguns tipos de bagagens especiais são incluídas no valor da bagagem despachada, enquanto outras apenas mediante ao pagamento de uma taxa adicional.

Nesta taxa adicional, a companhia pode cobrar a taxa por volume extra, excesso de peso ou dimensões excessivas. Varia a avaliação de cada caso. Além disso, é essencial verificar de com antecedência a possibilidade de transporte das bagagens especiais, pois esses itens são de difícil acomodação. Como em determinadas situações o número de itens especiais por aeronave é limitado, é fundamental que o passageiro entre em contato com a companhia pelo menos 48 horas antes do voo.

Passageiro que forem pegar diversos voos ou fazer conexão entre um avião e outro, também precisam confirmar quais são as normas específicas de cada companhia para a transferência da bagagem.

+ Veja Também Descubra o Que Você Pode Trazer do Exterior na Sua Bagagem!

Regras para bagagens especiais

Para carregar no voo suas bagagens especiais é necessário entender algumas regras que as companhias exigem. A Latam por exemplo, é bem específica em suas determinações:

  • A compra de bagagens especiais devem ser realizadas apenas de forma presencial no aeroporto e recomenda os passageiros que considere este tempo extra no dia do embarque.
  • Itens com peso acima de 45 quilos, independentemente de quais são as medidas, não podem ser carregados como bagagem de mão. O passageiro pode consultar mais detalhes do serviço através da LATAM Cargo.
  • Por conta das legislações locais dos países, voos para Argentina, Aruba, Europa ou Oceania, o passageiro pode levar até 32 quilos por volume. A mesma obrigação é válida para voos que tenham conexão com a Air Canada, British Airways, Iberia ou Qantas.
  • Clientes Black Signature, Black e Platinum podem utilizar o benefício de um volume adicional transportando uma bagagem especial sem cobrança de taxa extra.
  • Passageiros de cabines Premium Economy ou Premium Business poderão transportar até três volumes de bagagem especial isentos de taxa como parte de sua franquia.
  • Cartões bancários não possuem benefícios que deem direito a bagagem especial.

Para conhecer as especificações de cada companhia aérea em relação às bagagens especiais, entre em contato com cada uma. Além da Latam, outras empresas que disponibilizam esse serviço são: Avianca, Azul, Gol, MAP, Passaredo e TAP.

Declare o valor da sua bagagem

Instrumentos embalados para viagem Fonte: Blog terra da música

Caso o passageiro deseje despachar itens extremamente valiosos financeiramente, como harpas, violinos, obras de arte, entre outros, é fundamental conversar de forma antecipada com a companhia aérea. Se for o caso, dependendo do valor, você pode ter que preencher uma declaração de bagagem.

Com esse formulário, o passageiro passará a possuir uma espécie de seguro para os seus equipamentos em casos de roubo ou extravio. Desta forma, a companhia consegue indenizar o passageiro conforme o valor declarado anteriormente. Também é permitido à companhia avaliar o equipamento e cobrar um adicional sobre o bem de valor declarado. Itens de valor, como dinheiro, jóias ou eletrônicos, a recomendação é que sejam levados na bagagem de mão.

Com essas informações, fica mais fácil você se preparar com antecedência para sua viagem e não correr riscos da bagagem não ser despachada.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas com bolsas de compras
Compras no Free Shopping – Dicas para consumir sem dor de cabeça!
Mulher em frente ao rio - Viajar Sozinho
Viajar Sozinho – Dicas, vantagens e cuidados que você precisa saber!
Passagens aéreas
Segredos para comprar passagens aéreas com os melhores preços!
Como escolher o assento no avião - Poltronas
Como escolher o assento no avião? 7 Dicas para você viajar melhor!
Viajar com Cão-Guia
Viajar com Cão-Guia – Como funciona, Regras e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur