O Que É Cancelamento Por No-show? Saiba o Que Fazer!

Mulher de Costas Olhando Painel de Aeroporto
- Escrito por: Leila Simões

Você já ouviu falar em cancelamento por no-show mas não sabe o que isso significa? Então vem com a gente para conferir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Passagens compradas, viagem planejada e tudo pronto para o grande dia. Então, acontece algum imprevisto e você não consegue embarcar no horário marcado. Pode ser um atraso no trajeto, algum problema de saúde, atraso para fazer o check-in, enfim, qualquer imprevisto em cima da hora e que não permita que você cancele a passagem aérea com antecedência pode causar o no-show.

No-show o que é?

Você já foi cobrado com um valor adicional quando a cia aérea precisa reembolsar ou alterar uma passagem depois da data original? Isso é chamado de no-show.

Na tradução, o termo significa “não comparecimento”, ou seja, quando possui as passagens confirmadas, mas não comparece para realizar o embarque. Nesse caso, a empresa cobra uma taxa de serviço para alterar a data ou fazer o reembolso ao passageiro.

 

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Quando o no-show acontece?

Painel de Voo Cancelado - No-Show

Fonte: Vem Voar Azul

Quem nunca teve um imprevisto bem no dia da viagem e precisou se desdobrar para conseguir chegar a tempo que atire a primeira pedra. Essa é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive com as mais organizadas. Afinal de contas, existem situações que fogem do nosso controle.

O pneu do carro pode furar bem no caminho para o aeroporto. Ou então, surge um assunto urgente que impossibilita que você chegue ao destino a tempo do embarque. Esses são alguns exemplos de situações que podem causar o cancelamento por no-show.

Mas é importante saber que o não comparecimento é diferente do cancelamento. A principal diferença é que o cancelamento é uma situação planejada na qual você cancela as passagens com antecedência de pelo menos 24 horas e a cia aérea toma as devidas providências. Já no no-show, não há esse comunicado antecipado.

Outra observação importante é que o no-show pode acontecer tanto quando o passageiro não realiza o check-in quanto quando ele faz o check-in mas não embarca no avião.

 

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Por que o no-show existe?

A explicação da cobrança da taxa de no-show é simples. Quando o viajante reserva o seu assento no avião, mas não embarca e não avisa com antecedência, a cia aérea perde a chance de vender o assento para outro passageiro. Para evitar os prejuízos por parte das empresas, que foi criada essa taxa.

 

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Como o no-show é cobrado?

Mulher em Aeroporto Segurando Papel

Fonte: Desley

O valor da taxa de no-show varia de acordo com as regras de cada cia aérea. Mas, de modo geral, o valor da multa é estabelecido proporcionalmente ao valor total da passagem.

Confira agora as regras estabelecidas pelas principais cias aéreas no Brasil.

No-show Gol

É importante ficar atento pois, recentemente, a Gol mudou a sua política de cancelamento e remarcação das passagens por no-show.

Antes, a cia aérea permitia que aqueles que chegassem atrasados, embarcassem no próximo voo disponível no período de seis horas. Nesse caso, era necessário pagar uma taxa de R$350 para a categoria Light e R$330 para a categoria Plus. Se o preço da passagem fosse menor, o passageiro pagaria o valor integral do preço do bilhete original.

Com a mudança, a taxa de no-show passa a ser cobrada da seguinte maneira:

  • Light: a tarifa de remarcação cobrada é de R$500 reais ou 100% da passagem (o que for de menor valor);
  • Plus: a remarcação tem uma cobrança de R$470 ou 100% da tarifa (o que for menor);
  • Promo: não garante nenhum direito em caso de no-show. Ou seja, caso você perca o voo, precisará comprar um novo bilhete;
  • Max: não cobra taxa de remarcação para um novo voo.

No-show Latam

Caso você não consiga embarcar em um voo da Latam, é possível solicitar uma remarcação ou reembolso do bilhete. As regras dependem de acordo com a categoria da passagem:

  • Tarifa Top: nesse caso, é preciso pagar a diferença de preço entre o voo original e o novo voo;
  • Tarifa Plus: para remarcar o voo, é necessário pagar a diferença entre as passagens, além de uma taxa de remarcação de R$340;
  • Tarifa Light: além da diferença de valor entre os bilhetes, é cobrado uma taxa de remarcação de R$360;
  • Tarifas Promo e Latam Pass: as passagens nessas duas categorias não podem ser remarcadas. Nesse caso, você precisará adquirir um novo bilhete de embarque.

No-show voluntário e involuntário: entenda a diferença!

Mulher Sentada em Mala de Viagem

Fonte: Emporium Travel

É importante entender que existem dois tipos de no-show, que dependem de acordo com a circunstância que causou o não comparecimento.

O no-show voluntário é aquele no qual o viajante não comparece ao embarque e não solicita o cancelamento com antecedência. Nesse caso, o passageiro é o responsável por não embarcar e, por isso, deverá arcar com as taxas.

Já o no-show involuntário acontece com circunstâncias fora do controle do passageiro. Esse tipo de situação pode acontecer quando há overbooking, isto é, superlotação do voo. Outro exemplo é quando a cia aérea impede o embarque do passageiro por algum outro motivo. Nesse caso, o cliente pode ser indenizado pela empresa responsável.

Dicas para evitar a cobrança de no-show

Homem Sentado Preocupado - No-Show

Fonte: Consumo em Pauta

A maneira mais efetiva de evitar mais gastos por causa do no-show é, de fato, comparecer ao embarque. Por mais que imprevistos sempre possam acontecer, você precisa estar preparado para evitar prejuízos. Confira algumas dicas para ficar atento:

  • Planeje o tempo de deslocamento e programe-se para sair mais cedo do local de partida;
  • Chegue com tempo de antecedência no aeroporto;
  • Confira todo os documentos antes de sair;
  • Tenha atenção aos objetos que não podem ser embarcados. Dessa maneira você evita transtornos e atrasos;
  • Conte com uma agência de viagens, pois elas conhecem bem as políticas tarifárias das companhias aéreas e podem ajudar você a comparar as opções disponíveis.

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Perguntas frequentes

Passageiro Preocupado em Balcão de Atendimento - No-Show

Fonte: Além do Embarque

O que acontece se fizer o check-in e não embarcar?

Você pode solicitar a remarcação para o próximo voo disponível, desde que isso seja permitido pela cia aérea na categoria do seu bilhete original. Mas é importante ficar atento pois a empresa pode cobrar novas taxas, conforme explicamos nos tópicos anteriores.

O que é legal e o que é abusivo?

A cobrança de taxa para remarcação de um voo cancelado por no-show é permitida por lei. Porém, se a taxa cobrada for maior que o valor da passagem, essa é uma prática considerada abusiva. Nesse caso, o cliente pode ser indenizado.

Em casos de no-show na ida, cancela a volta?

Muitas vezes, o passageiro que perde o voo da ida tem a passagem de volta cancelada. Apesar de ser uma prática comum, é considerada abusiva e também é passível de indenização.

Como comprovar cancelamento por no-show?

Caso você precise comprovar o cancelamento do seu voo por no-show para fazer uma solicitação de indenização, por exemplo, você pode coletar as seguintes provas:

  • Cartões de embarque, tanto do voo cancelado quanto das remarcações
  • E-mails que confirmem a compra da passagem;
  • Declaração de cancelamento ou contingência que é emitida pela própria companhia aérea;
  • Se preciso for, faça um copilado que comprovem a perda de compromissos ou gastos extras por causa do cancelamento.

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Taxa de no-show, quando não devo pagar?

Algumas opções de bilhete aéreo isentam o passageiro de pagar a taxa. Por isso, é importante sempre consultar as regras da cia aérea.

O que acontece se não usar a passagem de volta?

Comprou um pacote de ida e volta mas não vai usar a volta? Essa é uma situação comum e você precisa estar preparado caso precise. É possível solicitar a remarcação do voo, desde que pague a multa.

 

Tirou todas as suas dúvidas sobre casos de cancelamento por no-show? Então compartilhe este artigo com quem também precisa saber sobre o assunto!

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Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
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