Como escolher o assento no avião? 7 Dicas para você viajar melhor!

Como escolher o assento no avião - Poltronas

07/11/2019

Decidir qual assento no avião escolher é uma decisão que precisa ser bem pensada. Não se engane. Pode parecer uma escolha simples, no entanto ela fará a diferença durante o seu voo.

Mas afinal, qual o melhor assento no avião? É isso que vamos te contar neste artigo, explicando como escolher o assento no avião ideal para você, com várias dicas que te farão querer viajar de avião de novo.



7 Dicas para escolher o assento no avião

+ Veja Também Descubra Como Menor Pode Viajar Sozinho de Avião no Brasil!

1 – Janela ou corredor?

Corredor de avião Fonte: Veja

Claro que quando você pensa: “Como escolher o assento no avião?” uma das primeiras questões que vem a cabeça é: “janela ou corredor?”. Se você quer aproveitar uma das vantagens de viajar de avião e apreciar a vista, claro que a melhor opção é a janela. Além do mais, ao lado da janela você pode se posicionar melhor para dormir, apoiando a cabeça.

Já, se você levanta várias vezes durante o voo, para ir ao banheiro ou esticar as pernas, é melhor evitar ter de pedir licença para passar, toda hora, e escolher o corredor.

E os assentos no avião do meio? Evite-as, elas não tem vantagem.

Se você vai viajar em dois, atenção para essa dica. Escolha as poltronas da janela e do corredor, afinal, dificilmente uma pessoa escolhe a poltrona do meio se tem outras opções. Ou seja, há chance de você viajar com mais espaço.

2 – Assento na frente do avião

Assento na frente do avião Fonte: Mega moda hotel

Sentar nas poltronas que ficam na parte da frente do avião tem suas vantagens. Os passageiros que fazem essa escolha desembarcam primeiro, o que faz diferença no caso de voos internacionais, quando você precisa seguir para a fila da imigração.

Além disso, quem senta na parte da frente é servido primeiro e, geralmente, as poltronas com mais espaço ficam nessa área. Se você é daqueles que senta e já dorme no avião, essa parte é ótima, pois é a mais silenciosa da aeronave, e chacoalha menos.

Apesar desses pontos, sentar na frente também tem desvantagens. Caso o seu voo tenha bebês, provavelmente é ali que eles vão ficar, pois nessa parte da aeronave ficam os berços. Portanto, é alta a chance de você viajar com uma criança chorando do seu lado.

Além disso, na maioria das vezes os equipamentos de segurança são guardados no compartimento de bagagem da primeira fila, assim, você terá de encontrar um local para deixar sua bagagem de mão.

3 – Assento próximo às asas da aeronave

Assento próximo às asas da aeronave Fonte: Queropassagem

Se as poltronas próximas às asas da aeronave estão na sua listinha de opções, saiba que elas são as mais estáveis, ou seja, com menos turbulências.

Neste caso, as refeições não demoram para chegar e você não irá demorar tanto para desembarcar.

Apesar desses quesitos, esse local também tem pontos negativos, que começam pelo barulho, pois essa é a região mais barulhenta da aeronave, estando próxima às turbinas.

Gosta de admirar a vista? Então esse não é o melhor lugar do avião pra você, porque a asa de certa forma obstrui a visão.

+ Veja Também 10 Coisas que você não pode levar no avião e 5 que pode!

4 – Assento no fundo da aeronave

Poltronas no fundo da aeronave Fonte: Cultura aeronáutica

Assim como as demais áreas, a parte traseira do avião também tem prós e contras, é preciso analisar. Começamos pelos pontos positivos. Se você não gosta de frio, essa região é a indicada, pois é a parte menos fria, tendo em vista que o fluxo de ar circula da parte frontal da aeronave para a parte traseira.

Você é espaçoso? Então é melhor escolher um assento ao fundo, isso porque os lugares mais para a frente são os primeiros a serem reservados e a tendência é que sobrem assentos vazios quanto mais pra trás você estiver.

Por outro lado, os passageiros do fundo são os últimos a desembarcar e a serem servidos nas refeições. Há casos que acabam algumas opções de comida, então se isso faz diferença pra você, preste atenção.

Outras duas informações precisam ser levadas em consideração: essa parte da aeronave é a que mais sente as turbulências e a que mais tem fluxo de pessoas, pois está próxima aos banheiros e a cozinha.

+ Veja Também Grávidas Podem Viajar de Avião? Dicas Imperdíveis Para Você!

5 – Assentos na saída de emergência

Homem sentado próximo a saída de emergência Fonte: Gazeta do povo

Os assentos localizados nas saídas de emergência são os mais espaço, mas há restrições que precisam ser observadas. Algumas companhias aéreas, por exemplo, não permitem que os passageiros sentados nesse local tenham nada consigo no momento da decolagem e aterrissagem. Por isso, até mesmo uma blusa que você não esteja vestido deverá ser guardado onde fica o compartimento superior de bagagem.

As restrições também estão relacionada a idade (pois precisam ser pessoas aptas a operar a porta caso precise) e linguagem, pois algumas empresas aéreas exigem que o passageiro tenha domínio sobre o idioma oficial, pois ele precisará seguir instruções de emergência e uma possível eventualidade.

Esses passageiros também precisam ler as instruções e avisos. Por isso, podemos classificar essas poltronas como as piores do avião, juntamente com aquelas da última fileira, que também não reclinam.

6 – Faça a pré-reserva do seu assento

poltrona de avião Fonte: De malas prontas na web

É sempre bom se antecipar e organizar tudo antes da viagem. Lembre-se que seu check-in deve ser feito no site da companhia aérea do seu voo e que empresa tem um procedimento e um tempo diferente para o check-in. Na maioria das vezes, o tempo estabelecido é de até 72 horas antes do voo.

7 – Atenção para o mapa de assentos

Mapa de poltronas avião Fonte: Copa airlenes

Pra fechar, uma ótima dica para escolher o assento no avião é o site SeatGuru. Ele te ajuda a escolher os melhores assentos disponíveis de acordo com cada tipo de aeronave. Basta você acessar o site e colocar os dados do seu voo que ele te apresenta uma espécie de mapa da aeronave, apontando quais lugares são considerados bons, médios ou ruins.

Portanto se organize, siga nossas dicas e boa viagem!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Viajar com Cão-Guia
Viajar com Cão-Guia – Como funciona, Regras e Dicas!
Menina no alto do monte - Pacote de viagem
Pacote de Viagem Barato Pela Internet – Viaje Gastando Pouco!
Pessoas na praia
O Que Levar Para Praia? 6 Dicas Para Arrumar Sua Mala!
Rio card - passando cartão na maquina
Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!
Pessoa segurando celular no Aplicativo Uber
Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!
Veja Todas >
Cadastur