Como Escolher Uma Boa Mala de Viagem? 5 Dicas Imperdíveis Para Você

Menina puxando mala de viagem

03/04/2019

Uma das questões mais importantes de qualquer viagem é a mala. É ela que vai carregar seus pertences e objetos que serão usados durante seu passeio, bem como as coisas que irá trazer de sua viagem.

Até pouco tempo atrás, as malas eram mais simples e não existiam muitas opções. Porém, isso mudou. Atualmente existem diversos tipos de modelos, tamanhos, cores… e junto disso vem os questionamentos. Qual é o melhor tipo de mala? Como escolher um bom modelo para a sua viagem? Neste post, vamos te ajudar a responder essas perguntas. Confira o que avaliar na hora de comprar sua mala.

5 Dicas importantes para escolher a mala de viagem ideal



1 – Escolha do material ideal para sua mala

Diversos tipos de mala Fonte: Promobit

A escolha do material é uma questão fundamental na hora de decidir qual mala vai usar. Atualmente, existem três tipos de materiais de malas que destacam-se no mercado: flexíveis, semi-flexíveis e rígidas. Abaixo, listamos as vantagens de cada material.

  • Malas flexíveis: este tipo de mala é feito com um pano mais grosso e geralmente é feita para se carregar na mão, sem rodinhas. A principal vantagem é que esta mala geralmente tem um preço mais em conta e é mais flexível de se carregar, ajustando-se aos itens que deseja levar dentro dela. Além disso, na hora de limpar, você pode lavá-la e deixá-la como se fosse nova . Por outro lado, a principal desvantagem é a falta de impermeabilização, ou seja, se pegar uma chuva, a água pode entrar dentro da mala.
  • Malas semi-flexíveis: as semi-flexíveis geralmente são as mais comuns de se encontrar em lojas, rodoviárias e aeroportos. Elas são feita de um material impermeável e diferente das flexíveis, protegem bem os objetos, evitando que se quebrem, molhem ou sofram algum dano durante o transporte. Os modelos podem variar entre malas de mão e necessaires, além de ter um preço bastante acessível para quem não quer gastar muito dinheiro. A principal desvantagem é em relação a limpeza, que é mais difícil de ser realizada.
  • Malas rígidas: esta é uma opção para quem deseja uma mala que dure por muito tempo, pois a maior parte delas é feita de polipropileno, um material bem resistente. Uma das principais vantagens além da resistência é a variedade de modelos, pois existem de várias cores e marcas. Por conta disso, o preço também pode variar entre mais barato e mais caro. A principal vantagem é a segurança de poder transportar qualquer coisa sem o risco de danificar. A desvantagem é que, dependendo da qualidade, pode apresentar rachaduras, quebrar e até riscar mais facilmente.

2 – Com rodinhas ou sem?

Mala rosa com rodinha Fonte: Do jeito que brasileiro gosta

Muita gente ao invés de optar por malas de mão, prefere as tradicionais de rodinhas. As duas tem vantagens e desvantagens.

  • Malas de mão: Por serem mais simples, as malas de mão geralmente também são mais baratas. Além disso, são mais flexíveis para guardar, seja no carro ou no bagageiro. Porém, não é a opção mais prática, afinal, dependendo do peso da sua bagagem pode ser um grande problema para carregá-la, principalmente se você tiver que caminhar muito. O esforço geralmente é grande e incômodo se você carregar muitos itens.
  • Malas de rodinhas: a principal vantagem das malas de rodinhas é a praticidade. Com o auxílio das rodinhas, o esforço é mínimo para carregá-la. Além disso, as malas com rodinhas em geral, são maiores e permitem carregar mais roupas, acessórios e lembranças da viagem. No entanto, como desvantagem é possível citar a questão do despacho. Como são muito grandes e pesadas, é praticamente impossível levá-la no bagageiro, com exceções de modelos menores.

3 – Tamanho

Tamanhos de mala no Brasil Fonte: Shiplife

Outra questão importante na hora de escolher sua mala é o tamanho. Isso depende muito do viajante e da viagem. Tem pessoas que conseguem se contentar em levar apenas o básico, enquanto outros, precisam de várias malas para conseguir aproveitar bem a viagem. Porém, uma dica universal é pensar se você irá trazer itens quando voltar do seu passeio, que é o que geralmente acontece.

Muitas vezes, as pessoas enchem a mala para aproveitar todo o espaço que ela oferece, mas isso consequentemente impedirá você de trazer novos objetos. Sempre deixe um espaço para trazer as lembranças da viagem. Algumas pessoas até optam por levar malas totalmente vazias para trazê-las cheias na volta.

Outro ponto importante é a questão do bagageiro. Se puder, sempre opte por malas que você consiga carregar perto de você no bagageiro e não precise ser despachada. Não é incomum ver casos de companhias aéreas extraviando malas de passageiros. E até consegui-la de novo, pode gastar muito tempo de sua viagem.

4 – Parte Interna

Parte Interna da mala Fonte: Alugue malas gyn

A parte interna da mala também é essencial no momento de escolher o melhor tipo de mala para viagem. Algumas podem oferecer aberturas na tampa com telas ou tecidos específicos para acomodar roupas e sapatos. Já outras possuem bolsos internos para objetos pequenos e de higiene pessoal, além de cintos para prender as roupas.

Ainda há aquelas com abertura em zíper ou velcro no meio, sendo possível dividir as roupas e itens mais confortavelmente, sem precisar socar tudo para caber. No momento da escolha, vai muito do gosto do viajante e da quantidade e tipos de itens que serão levados.

5 – Segurança

Cadeado TSA para mala Fonte: Fabuloso destino

Por fim, a segurança das malas também é indispensável e é por isso que algumas malas já são vendidas com cadeados de senha ou cadeados simples de chaves. Isso é um item importante a se analisar, pois infelizmente é muito comum. As mais caras possuem um cadeado embutido na própria mala. Seja qual for, a segurança é um fator importante na hora de viajar. Escolha uma mala que não seja fácil de ser violada e que não tenha um zíper frágil.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas na praia
O Que Levar Para Praia? 6 Dicas Para Arrumar Sua Mala!
Rio card - passando cartão na maquina
Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!
Pessoa segurando celular no Aplicativo Uber
Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!
Pessoas embarcando em Voo
Descubra Como Antecipar Voo nas Principais Companhias do Brasil!
Jovens olhando para o mapa - Viajar de Graça
Viajar de Graça: Descubra Como Viajar no Brasil Gastando Muito Pouco!
Veja Todas >
Cadastur