Como fazer mochilão? Separamos Algumas Dicas Para Você Começar!

Fonte: Mala de aventuras

10/06/2019

Atualmente, muito se fala em fazer mochilão na hora de fazer uma viagem. Mas você sabe exatamente o que é isso? Qual a diferença para uma viagem mais convencional? Onde se hospedar? Quanto custa? Calma, neste texto, esclarecemos tudo isso. Confira algumas dicas valiosas para fazer um ótimo mochilão!



Como fazer um mochilão pelo mundo

+ Veja Também 10 Dicas Imperdíveis Para Mulheres que Viajam Sozinhas!

O que é um mochilão?

Viajantes fazendo Mochilão Fonte: Mapa do mundo

Não existe uma resposta precisa para o assunto, pois não existe uma fórmula para se fazer mochilão. É possível fazer diversas maneiras, em diversos locais, gastando pouco ou quantias mais consideráveis. O que importa é a intensidade da viagem e vigor com o qual o viajante explora a aventura, conhecendo a cultura e os costumes locais, interagindo com nativos, visitando não apenas roteiros turísticos tradicionais, como também descobrindo lugares únicos e o principal: usufruindo a independência e cidadania universal.

Uma característica importante é digamos, a falta de planejamento. É claro que você precisa planejar as coisas básicas, como o dinheiro que será gasto ou os países por qual irá passar, mas diferente de viagens tradicionais, o mochilão permite explorar a experiência com mais tranquilidade, sem precisar acompanhar a correria do dia ou seguindo um roteiro pré estabelecido.

Quanto custa fazer um mochilão?

Notas de 50 e 100 reais Fonte: Viajadora

O mochilão é caracterizado principalmente como uma viagem em que você precisa ser mais independente, se virar sozinho e aproveitar cada experiência. O custo depende do destino que pretende explorar. Com pouca grana é possível até visitar outros países vizinhos. Tudo depende do seu planejamento.

Agora, se você deseja ir para a Europa, que é o destino mais cobiçado, neste caso, precisará desembolsar uma grana maior, já que apenas a passagem de avião, já exige uma boa quantia. Um mochilão para explorar diversos países no velho continente geralmente custa em torno de R$ 10 mil. Se economizar na comida ou no transporte, pode sair por menos, mas tudo depende dos países que for explorar.

+ Veja Também Como escolher um Bom Hotel? Dicas e informações úteis!

Onde se hospedar durante um mochilão?

Pessoas no Hostel Fonte: Hangoverhostels

No mochilão, o conforto não é uma das prioridades. Óbvio que você também não precisa dormir em qualquer lugar. Geralmente as opções ideais são hostels ou albergues, que oferecem preços bem mais em conta com seus quartos compartilhados. Outra opção é buscar abrigo em casas de pessoas que você acaba conhecendo na cidade, mas fique atento, pois nunca se sabe. Confiar em estranhos pode dar muito errado.

A grande questão é que no mochilão, os viajantes não costumam gastar grande parte do dinheiro em hospedagem. Não hospedam-se em hotéis cinco estrelas, resorts luxuosos e nem nada disso. Encontrando um lugar minimamente seguro e confortável, já basta. Porém, se você preza por um sono de ótima qualidade, não há nada errado em garantir vaga num hotel mais confortável.

Por que fazer mochilão?

Casal fazendo Mochilão Fonte: Catraca Livre

O principal motivo para se fazer um mochilão é adquirir conhecimento e experiências únicas. Tenha certeza que após voltar de um mochilão, você será outra pessoa. Ter o contato com novas culturas, pessoas diferentes, comidas jamais degustadas e aventuras únicas, transformam a percepção de vida de qualquer um. Fazer mochilão é ser totalmente dependente da rotina monótona que a vida te faz viver.

Outra coisa importante é que o mochileiro viaja para si, não para os outros, e de nada adianta atravessar um oceano e permanecer dando mais atenção aos seus amigos e familiares no Whatsapp do que para as coisas novas que está acontecendo. Foque na viagem!

+ Veja Também O Que Fazer com a Mala Danificada Durante a Sua Viagem!

Onde fazer o mochilão?

Pessoas fazendo mochilão Fonte: Viagem e turismo

Você pode explorar qualquer lugar, desde que seja seguro e tenha dinheiro para chegar até lá. Uma boa dica é estipular um lugar que deseja iniciar e outro onde deseja terminar sua experiência. Uma vez que você tenha definido o período em que vai partir para a sua aventura, é hora de buscar os destinos que sejam os mais indicados para se conhecer nesta época.

O mochileiro pode viajar para qualquer lugar, quando quiser, no entanto, alguns locais, é preciso estar atento quanto a época. Se você deseja ver neve e encarar o frio europeu, dezembro, janeiro e fevereiro é perfeito. Mas se deseja evitar o frio intenso, fuja dessa época.

Outros detalhes a considerar é o orçamento. Se você não tem um orçamento tão generoso, talvez seja melhor deixar destinos mais caros, como a Europa, para outra oportunidade. Uma ótima sugestão é descobrir destinos surpreendentes e acompanhar perfis sobre viagem no Instagram, que dão dicas valiosas de lugares, restaurantes, passeios, etc. Muitas vezes acabamos nos deparando com algum lugar do qual nunca tínhamos ouvido falar, e que rende uma bela viagem.

Fique atento a documentação

Documentos de viagem Fonte: Hotel Urbano

Uma das partes fundamentais de qualquer viagem, principalmente se for internacional, é a documentação. Se não estiver tudo certinho, a chance de ser deportado e perder sua experiência, é bem grande. Além do passaporte válido, você pode precisar de visto, seguro viagem, certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, comprovante de reserva da sua hospedagem, do voo de saída do país, entre outras diversas coisas.

Claro que não são todos os países que exigem tudo isso, mas alguns são bem exigentes, principalmente na Europa. Cada local ou região têm seus próprios critérios e é preciso ficar atento.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas com bolsas de compras
Compras no Free Shopping – Dicas para consumir sem dor de cabeça!
Mulher em frente ao rio - Viajar Sozinho
Viajar Sozinho – Dicas, vantagens e cuidados que você precisa saber!
Passagens aéreas
Segredos para comprar passagens aéreas com os melhores preços!
Como escolher o assento no avião - Poltronas
Como escolher o assento no avião? 7 Dicas para você viajar melhor!
Viajar com Cão-Guia
Viajar com Cão-Guia – Como funciona, Regras e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur