Como Guardar Dinheiro Para Viajar? 3 Dicas Infalíveis!

Agenda em cima do mapa

27/03/2019

Viajar é sempre muito bom, mas guardar o dinheiro da viagem nem sempre é tarefa fácil, pelo contrário, essa é a parte mais difícil para muitas pessoas. Como deixar de gastar o dinheiro em coisas rotineiras do dia a dia? Como economizar? Como saber exatamente quanto você precisa para viagem? São dúvidas comuns que afetam muita gente, em especial pessoas que ainda não tem um grande histórico de viagens no currículo.

Neste post, vamos te ajudar a resolver exatamente esta questão. Abaixo, separamos algumas dicas de juntar dinheiro, o que é preciso planejar e o que fazer para a sua viagem ocorrer tudo dentro do esperado. Confira!

Como poupar dinheiro para viajar!



Estime os gastos da viagem

Planejamento de gasto em mesa Fonte: Valecred

Primeiro de tudo, saiba o quanto você gastar na viagem. Das passagens, passando pela hospedagem até aquele cafézinho da tarde. Tenha tudo programado. Quanto mais exato e detalhado for o seu levantamento, melhor. Algumas dicas:

  • Compare os preços: hotéis, restaurantes, lanchonetes, meios de transporte… são gastos básicos e obrigatórios. Então analise todas as possibilidades. Adianta pagar mais barato neste hotel se fica mais longe dos locais que quero visitar? Uber, táxi ou transporte público? O restaurante mais próximo do hotel oferece apenas almoço ou janta também? Tenha tudo na ponta do lápis.
  • Monte um roteiro: geralmente em uma viagem, você já sabe quais os lugares irá visitar, então programa-se. O que vai visitar primeiro? Existem outras coisas de seu interesse próximo dos lugares que vai visitar? Você vai gastar dinheiro quando estiver nos locais que deseja ir? Planeje TUDO!
  • Tenha sempre uma reserva: somados todos os gastos, adicione mais uma quantia extra a sua conta. Imprevistos acontecem a todo momento. De uma roupa que você deseja comprar e não tinha planejado até assaltos. Sempre tenha um dinheiro de emergência para garantir tranquilidade.

Planeje-se financeiramente

Mão cortando dinheiro com tesoura Fonte: Guia bolso

Sabendo quanto irá gastar, faça uma auto análise financeira e estabeleça o quanto você pode economizar por mês para chegar até o valor necessário da viagem. Detalhadamente, faça as contas de quanto você gasta com despesas fixas, como luz, água, telefone, internet, entre outros, como também as despesas variáveis, como almoço, farmácia, cinema, enfim, quantias que podem variar dependendo do mês. Se preferir, monte planilhas com os valores das entradas e despesas que você tem ao final de cada mês.

Tendo total noção dos seus gastos, realize uma análise e confira qual é a sua situação. Sobra muito dinheiro ao fim do mês? Sobra pouco? Se estiver mais folgado, imediatamente separe uma quantia e comece a guardar. Porém, se não sobra muito, verifique quais são as despesas que podem ser eliminadas. Hoje em dia, existem até aplicativos para te ajudar nesta missão.

Pequenas atitudes podem fazer uma diferença enorme na conta final. Se você gasta muito com gasolina, reveze e utilize mais o transporte público, uma bicicleta ou até caminhadas. Se o problema é comida, procure reduzir a quantidade, ao menos até a viagem ou então optar por comer menos fora. A mínima economia que você se esforçar para fazer, já será excelente. Se conseguir reduzir bastante, melhor ainda.

Desapegar de coisas velhas

Vender produto Fonte: Novo projeto

Outra solução que pode ajudar é vender algumas coisas usadas que você não está mais usando. Atualmente é moleza fazer isso. Sites como OLX, Custo Justo e até grupos de compra e venda do Facebook são ferramentas incríveis para gerar dinheiro a partir de bens que já não utiliza e podem ser úteis a outro alguém.

De objetos de decoração, jogos de videogame até móveis antigos, passando por coisas menos óbvias como artigos vintage ou cabos de computadores e afins. Uma coisa é certa: com certeza você acumula em casa algo que não usa, mas que outra pessoa tem necessidade. Se você tem muita dificuldade de guardar dinheiro, esta é uma opção simples e que pode gerar muita grana de forma rápida para a viagem, sem a necessidade de ter que ficar guardando de pouquinho em pouquinho até chegar na quantia desejada.

Onde guardar seu dinheiro

Pilhas de moedas Fonte: Gustavo cerbasi

Sabendo quanto você pode economizar, escolha uma forma de guardar esse dinheiro. Existem diversas maneiras. Do cofre de porquinho ao cofre do banco. O importante é que quando chegar a semana da viagem, seu dinheiro esteja disponível para você usar quando bem entender. Mas atenção: guarde de uma maneira que você tenha certeza de que não vai mexer.

Alguns conseguem manter pequenos cofres em casa, deixar em envelopes ou até no colchão. Outros optam por abrir uma conta no banco à parte. Pense que esse dinheiro não é seu e que você não pode gastá-lo de jeito nenhum até a viagem. Além disso, é claro, tenha certeza de que ele está bem seguro. Guarde em um local que só você saiba onde está, se possível, sempre conte ou tire um extrato para saber se não está faltando e garanta que no dia da viagem, você terá o valor total à sua disposição.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas na praia
O Que Levar Para Praia? 6 Dicas Para Arrumar Sua Mala!
Rio card - passando cartão na maquina
Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!
Pessoa segurando celular no Aplicativo Uber
Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!
Pessoas embarcando em Voo
Descubra Como Antecipar Voo nas Principais Companhias do Brasil!
Jovens olhando para o mapa - Viajar de Graça
Viajar de Graça: Descubra Como Viajar no Brasil Gastando Muito Pouco!
Veja Todas >
Cadastur