Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Como tirar o visto americano? Passo a passo para conseguir o visto!

Como tirar o visto americano

Pensando em viajar para os Estados Unidos? Saiba que brasileiros precisam tirar o visto americano para pode entrar no país do Tio Sam. O processo para tirar o visto é um pouco burocrático e pode levar alguns dias. Em 2012 entrou em vigor o novo sistema de emissão de vistos para os Estados Unidos.

A mudança gerou algumas polêmicas e desagradou principalmente as pessoas que não moram nas capitais, já que o sistema obriga que o solicitante do visto tenha que ir ao CASV e ao Consulado para conseguir concluir todas as etapas do processo. Por outro lado, a alteração foi realizada com o objetivo de diminuir as longas filas de espera, agilizando o processo para quem deseja passar alguns dias no país.

Para ajudar quem deseja tirar o visto americano, preparamos um passo a passo com as informações básicas do processo. Veja a seguir, passo a passo, como tirar o visto:

+ Veja Tabém Perdi Meu Passaporte? Passo a Passo Sobre o Que Deve Fazer!

1) Preencher o formulário

Formulário de Solicitação de Visto DS-160 Fonte: Ceac

O primeiro passo é preencher o formulário de solicitação de visto DS-160 (disponível no link: ceac.state.gov/genniv/). A página inicialmente está em inglês, mas o próprio site indica que a maior parte do conteúdo pode ser traduzida automaticamente, bastando passar o cursor do mouse sobre as frases. Após preencher os campos solicitados, salve o que já tiver sido feito e anote o número do “Application ID”, ele pode ser necessário caso precise entrar novamente no site. Ao finalizar o cadastro, imprima a página com as informações.



2) Agendar a entrevista

Tela principal do site Aiu usvisa-info Fonte: Ais.usvisa-info

Preencheu o formulário? Então agora é hora de agendar a entrevista. Primeiramente você precisa criar uma conta de usuário no site: ais.usvisa-info.com/pt-br/niv. Lá, você insere o número de confirmação DS-160, solicitando o visto e seguindo os passos para o agendamento. Outra opção é realizar o agendamento por telefone. No link abaixo, você encontra os números disponíveis para atendimento: ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/contact_us

A seguir, é preciso pagar a taxa de solicitação do visto. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou via boleto bancário.

O próprio sistema irá informar se você conseguiu realizar com sucesso esta etapa ou se será necessário ir ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e ao Consulado, dependendo da situação, para concluir o processo.

Conforme um decreto emitido pelo governo americano em janeiro de 2017, todos que forem tirar o visto americano, deverão passar pela entrevista no Consulado. As exceções:

  • Pessoas com menos de 14 anos e mais de 79 anos;
  • Solicitantes de vistos diplomáticos e funcionários de governos estrangeiros e organizações internacionais (categorias de visto A-1, A-2, G-1, G-2, G-3, G-4, OTAN-1 a -6, C-2 e C-3).
  • Solicitantes que anteriormente tinham um visto na mesma categoria e que expirou menos de 12 meses antes do novo pedido.

+ Veja Também Dicas que Você Precisa Saber Antes Passar na Alfândega!

3) CASV e Consulado

Consulado americano Fonte: Laiob

No dia agendado, você deve ir ao CASV e levar a confirmação do formulário DS-160 (documento com código de barras), passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. No local, impressões digitais serão colhidas e será tirada uma foto. Mas atenção: não é permitido entrar com bolsas ou mochilas. Quem estiver, precisa deixá-los no carro ou pagar para mantê-los em guarda-volumes privados.

Na data da entrevista, também será preciso levar passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160 ao Consulado. Além disso, é recomendado apresentar documentos que comprovem vínculos com o Brasil e que o solicitante visa sair dos EUA depois da visita.

Alguns documentos que você pode apresentar no dia: carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, holerite, certidão de casamento, extratos bancários, passaportes anteriores, documentos de veículos, escrituras, cartas de empregadores ou instituições que estejam convidando para a viagem.

+ Veja Também Saiba Todas as Informações Necessárias Para Tirar seu Passaporte!

4) Esperar o visto

Visto Americano Fonte: Exame

Em até dez dias úteis após a entrevista, você deverá receber o visto. É possível acompanhar o status da solicitação neste link: ceac.state.gov/CEACStatTracker/

Após este período, os passaportes serão entregues em casa ou você pode retirá-los no CASV pelo próprio solicitante ou por terceiros. Mais informações sobre essa parte do processo: ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/courier/

+ Veja Também Como e onde solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

Mais informações

Depois de concluir todas essas etapas e tirar o visto americano, você está apto a viajar e entrar para os Estados Unidos. Tem mais dúvidas?

O governo americano possui diversas centrais telefônicas para solucionar dúvidas e oferecer serviços a quem solicita o visto, incluindo pagamento de taxas ou realização de entrevistas. Basta acessar a página: ais.usvisa-info.com/pt-BR/niv/information/courier/

Outra opção é usar o Skype, adicionando o nome de usuário USVISABRAZIL. Há ainda uma página de perguntas frequentes (FAQ) com as principais dúvidas que pode ser acessada neste link: ais.usvisa-info.com.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310