Atendimento

Danos, extravio e perda de bagagem

Danos, extravio e perda de bagagem em viagens de avião

Perda de bagagem

  • em casos de esquecimento de bagagem na cabine do avião, perda de objetos ou perda de bagagem no aeroporto, entre em contato imediato com a companhia aérea responsável pelo voo, antes mesmo de sair da sala de desembarque.
  • os balcões das empresas aéreas normalmente estão localizados nos aeroportos. As linhas aéreas também podem ser contatadas via telefone para comunicar a perda.
  • caso já tenha passado algum tempo após a perda, entre em contato diretamente com o serviço de achados e perdidos do aeroporto de destino, para informar a perda.

Ao comunicar a companhia aérea sobre a perda da sua bagagem deixada no avião ou no aeroporto, podem ser selecionadas as seguintes informações:

  • Nome
  • Endereço permanente
  • Número de telefone, e-mail
  • Data e local da perda dos objetos, número do voo, aeroporto
  • Descrição precisa do item perdido

Dano ou extravio de bagagem

  • Durante o transporte, a bagagem se encontra sob os cuidados da companhia aérea. A responsabilidade pelos danos de bagagem é regida pelas disposições da Convenção de Montreal.
  • caso note o dano ou o extravio de bagagem, informe o extravio imediatamente após a chegada ao aeroporto de destino no balcão da companhia aérea ou ao agente representante da companhia aérea.
  • os prazos de notificação de perda parcial, extravio parcial ou dano são de, no máximo sete dias. Em caso de perda ou extravio total, até de dois anos. O carimbo com a data de recepção dos correios é determinante para se considerar a observância do prazo do extravio
  • o reembolso das despesas pagas pela aquisição de itens de substituição por conta do atraso de entrega ou extravio de bagagem pode ser solicitado até 21 dias após recebimento da bagagem.
  • o valor máximo de indenização por extravio ou dano de bagagem varia entre U$ 20 por kg de bagagem ou 150 OTN (Obrigações do Tesouro Nacional).
  • as companhias aéreas geralmente estipulam que o valor da indenização por extravio pode ser inferior à referida acima caso a bagagem tenha sido mal acondicionada ou tenha contido itens não permitidos.
  • as companhias aéreas geralmente não se responsabilizam por danos ou perdas de artigos valiosos, se os itens não tiverem sido notificados com antecedência.
  • a melhor maneira de se prevenir contra prejuízos resultantes de danos ou extravio de bagagem por parte das linhas aéreas é a compra de um Seguro Viagem.

 

Danos, extravio e perda de bagagem em viagens de ônibus

 

Limites

Cada passageiro pagante tem direito de transportar, gratuitamente:

  • No bagageiro (compartimento externo do veículo): até 2 volumes com um máximo de 30 quilos de peso no total, e volume máximo de 300 (duzentos e quarenta) decímetros cúbicos e 1(um) metro na maior dimensão;
  • No porta-embrulhos (compartimento situado acima das poltronas): até 5 quilos. Excedido o peso estipulado, o passageiro deve pagar um multa de 0,5% do valor da passagem (valor do serviço convencional) para cada quilo de excesso de bagagem.

Danos e extravio: Os volumes acomodados no bagageiro são de responsabilidade da empresa rodoviária, que deve protegê-los contra danos e extravios. Para tal, deve destacar um funcionário para receber e devolver estes objetos e, na falta deste, a atividade é de responsabilidade do motorista. Ao depositar a bagagem no compartimento o passageiro deve receber um comprovante que deve manter consigo até a retirada dos volumes do bagageiro no final da viagem. Em caso de dano ou extravio, o passageiro deve comunicar o problema logo ao final da viagem, registrando a reclamação em formulário indicado pela empresa responsável pelo transporte. As transportadoras serão responsáveis por indenizar os clientes que tiverem a passagem extraviada ou danificada no prazo de 30 dias a partir da data de reclamação. A indenização é calculada de acordo com a tarifa do serviço convencional, podendo chegar até: 3 mil vezes o coeficiente tarifário para casos de danos e 10 mil vezes o coeficiente tarifário em caso de extravio.

Desembarque: Passageiros com volumes no bagageiro externo do ônibus não podem desembarcar fora dos pontos de parada pré-estipulados.

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